A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lorena Lopes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32991
Resumo: O presente artigo busca discutir a ficção para além do ψεῦδος (pseûdos) no mundo grego. Para tanto, examino o estatuto da ficção e do ficcional a partir de moedas falsas. Na relação do homem grego com sua moeda, falsa ou verdadeira, deparamo-nos com situações em que moedas falsas são autorizadas a integrar a circulação, tornando-se, consequentemente, equivalentes às verdadeiras; há também moedas falsificadas capazes de pôr em xeque as verdadeiras; e ainda as falsas que podem se tornar mais verdadeiras do que as reais. É preciso notar que o contraste vocabular entre ψεῦδος e ἀλήθεια (alétheia) não permite perceber a fluidez da fronteira entre uma ideia e outra. Donde, talvez, a contribuição de observar como essa mesma fronteira se comporta nas práticas do mundo grego pouco familiares às noções de ψεῦδος e ἀλήθεια (como no caso das moedas), mas que, inevitavelmente, participam de sua elaboração e sofisticação. Tais práticas ajudam, assim, a explicar o pacto de ficcionalidade no teatro clássico.
id UFRJ-23_58f36d61c6094cb4bcbf6e4baf055c54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32991
network_acronym_str UFRJ-23
network_name_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDAfalsificaçãomoedas falsasmoedas verdadeirasficçãoteatro.O presente artigo busca discutir a ficção para além do ψεῦδος (pseûdos) no mundo grego. Para tanto, examino o estatuto da ficção e do ficcional a partir de moedas falsas. Na relação do homem grego com sua moeda, falsa ou verdadeira, deparamo-nos com situações em que moedas falsas são autorizadas a integrar a circulação, tornando-se, consequentemente, equivalentes às verdadeiras; há também moedas falsificadas capazes de pôr em xeque as verdadeiras; e ainda as falsas que podem se tornar mais verdadeiras do que as reais. É preciso notar que o contraste vocabular entre ψεῦδος e ἀλήθεια (alétheia) não permite perceber a fluidez da fronteira entre uma ideia e outra. Donde, talvez, a contribuição de observar como essa mesma fronteira se comporta nas práticas do mundo grego pouco familiares às noções de ψεῦδος e ἀλήθεια (como no caso das moedas), mas que, inevitavelmente, participam de sua elaboração e sofisticação. Tais práticas ajudam, assim, a explicar o pacto de ficcionalidade no teatro clássico.Mauad X2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/3299110.26770/phoinix.v22n3PHOÎNIX; v. 22 n. 2 (22): PHOINIX; 43-582527-225X1413-578710.26770/phoinix.v22n2reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32991/18452Copyright (c) 2020 Lorena Lopes da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Lorena Lopes da2023-11-21T00:07:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32991Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:07:22Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
title A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
spellingShingle A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
Costa, Lorena Lopes da
falsificação
moedas falsas
moedas verdadeiras
ficção
teatro.
title_short A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
title_full A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
title_fullStr A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
title_full_unstemmed A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
title_sort A FALSIFICAÇÃO E O TEATRO GREGO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA
author Costa, Lorena Lopes da
author_facet Costa, Lorena Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lorena Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv falsificação
moedas falsas
moedas verdadeiras
ficção
teatro.
topic falsificação
moedas falsas
moedas verdadeiras
ficção
teatro.
description O presente artigo busca discutir a ficção para além do ψεῦδος (pseûdos) no mundo grego. Para tanto, examino o estatuto da ficção e do ficcional a partir de moedas falsas. Na relação do homem grego com sua moeda, falsa ou verdadeira, deparamo-nos com situações em que moedas falsas são autorizadas a integrar a circulação, tornando-se, consequentemente, equivalentes às verdadeiras; há também moedas falsificadas capazes de pôr em xeque as verdadeiras; e ainda as falsas que podem se tornar mais verdadeiras do que as reais. É preciso notar que o contraste vocabular entre ψεῦδος e ἀλήθεια (alétheia) não permite perceber a fluidez da fronteira entre uma ideia e outra. Donde, talvez, a contribuição de observar como essa mesma fronteira se comporta nas práticas do mundo grego pouco familiares às noções de ψεῦδος e ἀλήθεια (como no caso das moedas), mas que, inevitavelmente, participam de sua elaboração e sofisticação. Tais práticas ajudam, assim, a explicar o pacto de ficcionalidade no teatro clássico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32991
10.26770/phoinix.v22n3
url https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32991
identifier_str_mv 10.26770/phoinix.v22n3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32991/18452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lorena Lopes da Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lorena Lopes da Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mauad X
publisher.none.fl_str_mv Mauad X
dc.source.none.fl_str_mv PHOÎNIX; v. 22 n. 2 (22): PHOINIX; 43-58
2527-225X
1413-5787
10.26770/phoinix.v22n2
reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
collection Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaphoinix@gmail.com
_version_ 1803387682137571328