Competências empreendedoras no serviço público: um estudo sobre a Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROACAD) da Universidade Federal de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CURADO, Clodoaldo de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29592
Resumo: A presente pesquisa refere-se ao estudo das competências empreendedoras individuais, existentes em administradores públicos, que gerenciam a Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROACAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Buscou-se na teoria sobre empreendedorismo o constructo das competências. Esta investigação teve base teórica nos estudos de Paiva Junior, Sousa Leão e Mello (2004), que foram fundamentados na pesquisa realizada por Man e Lau (2000), que identificaram seis competências empreendedoras: Competências de Oportunidade, Competências de Relacionamento, Competências Conceituais, Competências Administrativas, Competências Estratégicas e Competências de Relacionamento. Uma sétima competência foi identificada nos trabalhos de Paiva Junior, Sousa Leão e Mello (2004), a qual também foi objeto de estudo: a competência Trabalho/Vida Pessoal. Foi elaborado um estudo de caso com uma natureza qualitativa e a coleta de dados consistiu em cinco entrevistas semiestruturadas, realizadas com os administradores que assumem o cargo de direção na Pró-Reitoria. Os dados foram analisados baseando-se na técnica de análise de conteúdo. Foi observado a importância de um aprofundamento teórico-empírico sobre estudos relacionados às estruturas da atividade empreendedora no âmbito das instituições públicas. Assim como a necessidade da ruptura com as antigas estruturas burocráticas, uma vez que estas são responsáveis pelo engessamento da máquina pública, podendo inibir o desenvolvimento de algumas competências empreendedoras.
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Uma sétima competência foi identificada nos trabalhos de Paiva Junior, Sousa Leão e Mello (2004), a qual também foi objeto de estudo: a competência Trabalho/Vida Pessoal. Foi elaborado um estudo de caso com uma natureza qualitativa e a coleta de dados consistiu em cinco entrevistas semiestruturadas, realizadas com os administradores que assumem o cargo de direção na Pró-Reitoria. Os dados foram analisados baseando-se na técnica de análise de conteúdo. Foi observado a importância de um aprofundamento teórico-empírico sobre estudos relacionados às estruturas da atividade empreendedora no âmbito das instituições públicas. Assim como a necessidade da ruptura com as antigas estruturas burocráticas, uma vez que estas são responsáveis pelo engessamento da máquina pública, podendo inibir o desenvolvimento de algumas competências empreendedoras.CAPESThis research refers to the study of individual entrepreneurial skills, in existing public administrators, who manage the ―Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos‖ (PROACAD) of the ―Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)‖. Sought in the theory of the construct entrepreneurship skills. This investigation was based on theoretical studies of Paiva Junior, Sousa Lion and Mello (2004), which were based on research carried out by Man and Lau (2000), which identified six entrepreneurial skills: Opportunity Skills, Relationship Skills, Conceptual Skills, Administrative skills, Strategic skills and Relationship skills. A seventh jurisdiction has been identified in the work of Paiva Junior, Sousa Lion and Mello (2004), which was also subject: the competence Work / Life. A case study was prepared, with a qualitative and data collection consisted of five semi-structured interviews with administrators who assume the position of direction in ―Pró-Reitoria‖. The data were analyzed, based on the analysis technique content. It was noted the importance of theoretical and empirical studies related to deepening of structures of entrepreneurial activity within public institutions. As the need for rupture of the old bureaucratic structures, since these are responsible for the immobilization of public administration, and may inhibit the development of some entrepreneurial skills.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmpreendedorismoEmpreendedorismo na administração públicaServiço públicoEmpresas públicasCompetências empreendedoras no serviço público: um estudo sobre a Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROACAD) da Universidade Federal de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Clodoaldo de Lima Curado.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Clodoaldo de Lima Curado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29592/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Clodoaldo%20de%20Lima%20Curado.pdf.jpge4c3d14789ede020ebf598064b02b661MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Clodoaldo de Lima Curado.pdfDISSERTAÇÃO Clodoaldo de Lima Curado.pdfapplication/pdf1297248https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29592/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Clodoaldo%20de%20Lima%20Curado.pdf5ff07a15af3aab852f1109139ad86775MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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