As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49679
Resumo: Esta pesquisa busca, entre seus objetivos, tensionar o debate em torno das performances de padres católicos, principalmente quando estas geram engajamento para além das suas vinculações com as narrativas cristãs. A problemática se elabora sobre uma possível lógica de construção de performatividade, na qual se faz necessário pensar um conjunto de ambiguidades que permite reconhecer as masculinidades cristãs como locais de encontro entre o sagrado e o profano. Para isso, a análise é feita a partir de dois padres, que tem suas trajetórias midiáticas atravessadas por músicas seculares: padre Alessandro Campos e padre Fábio de Melo. O primeiro, conhecido como o “padre sertanejo”, ao se vincular com o gênero musical em questão, incorpora práticas musicais seculares em suas missas e apresentações, com performances explicitamente sexualizadas. O segundo é, atualmente, o padre brasileiro, com os maiores índices de engajamento no contexto digital, mais especificamente, nas plataformas Instagram, Twitter e Youtube, incluindo suas diversas ferramentas de criação de conteúdo para internet, destacando-se por um discurso de intimidade e “sensualidade”. O recorte desta pesquisa nos permite compreender como se dá a construção de narrativas de padres cantores que, a partir da mediação de um corpo masculino, transitam nas esferas religiosa e secular, com a interpretação de músicas consideradas não cristãs, e constante presença nas plataformas digitais. Para esta análise, aplicamos os estudos de performance, em sua dimensão comunicacional, partindo de duas chaves metodológicas: 1) sob o viés discursivo, contemplando a análise do discurso e tendo como base o autor Dominique Maingueneau (1984), em diálogo com Paul Zumthor (2007), e Richard Bauman (2014). 2) sob a lógica estética, alicerçada por Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) e Thiago Soares (2014a; 2018). Ainda nesse segundo viés, temos as pesquisas sobre música, cultura midiática, e mediação digital, com David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), e Douglas Kellner (2001). Através da articulação dessas chaves metodológicas, tensionaremos o debate em torno da performance, visando compreender como se dá a construção desses discursos e como eles acionam um posicionamento emblemático no contexto religioso midiático atual . Para tanto vamos recorrer aos estudos da religião com autores como Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), e Kenneth P. Serbin (2008). A relação entre performance e religião, neste trabalho, se funda na reflexão sobre trajetórias midiáticas religiosas em diferentes cenários, problematizando como a Comunicação, sob o ponto de vista da Performance, busca compreender as corporalidades presentes nos agentes religiosos, sobretudo através da música. Sendo assim, fez-se necessário, uma análise da ordem da interação, sendo selecionadas fotos, vídeos e comentários mediados pelas redes sociais digitais, que complexificaram a nossa problemática, no delineamento temporal entre julho de 2020 a janeiro de 2022, período este, de abundante conteúdo nessas plataformas, devido à pandemia da COVID-19 que assolava o Brasil e o mundo, além de uma pesquisa descritiva, a partir da observação, registro e análise de um show musical, ao vivo, do padre Fábio de Melo, em dezembro de 2021, em Recife, Pernambuco.
id UFPE_c15ae779ddfa89da5cbe8391625b40a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49679
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUTO, Juliana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6465519446371407http://lattes.cnpq.br/3518204311819015PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira2023-04-14T13:29:30Z2023-04-14T13:29:30Z2023-02-28SOUTO, Juliana da Silva. As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado: uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49679Esta pesquisa busca, entre seus objetivos, tensionar o debate em torno das performances de padres católicos, principalmente quando estas geram engajamento para além das suas vinculações com as narrativas cristãs. A problemática se elabora sobre uma possível lógica de construção de performatividade, na qual se faz necessário pensar um conjunto de ambiguidades que permite reconhecer as masculinidades cristãs como locais de encontro entre o sagrado e o profano. Para isso, a análise é feita a partir de dois padres, que tem suas trajetórias midiáticas atravessadas por músicas seculares: padre Alessandro Campos e padre Fábio de Melo. O primeiro, conhecido como o “padre sertanejo”, ao se vincular com o gênero musical em questão, incorpora práticas musicais seculares em suas missas e apresentações, com performances explicitamente sexualizadas. O segundo é, atualmente, o padre brasileiro, com os maiores índices de engajamento no contexto digital, mais especificamente, nas plataformas Instagram, Twitter e Youtube, incluindo suas diversas ferramentas de criação de conteúdo para internet, destacando-se por um discurso de intimidade e “sensualidade”. O recorte desta pesquisa nos permite compreender como se dá a construção de narrativas de padres cantores que, a partir da mediação de um corpo masculino, transitam nas esferas religiosa e secular, com a interpretação de músicas consideradas não cristãs, e constante presença nas plataformas digitais. Para esta análise, aplicamos os estudos de performance, em sua dimensão comunicacional, partindo de duas chaves metodológicas: 1) sob o viés discursivo, contemplando a análise do discurso e tendo como base o autor Dominique Maingueneau (1984), em diálogo com Paul Zumthor (2007), e Richard Bauman (2014). 2) sob a lógica estética, alicerçada por Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) e Thiago Soares (2014a; 2018). Ainda nesse segundo viés, temos as pesquisas sobre música, cultura midiática, e mediação digital, com David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), e Douglas Kellner (2001). Através da articulação dessas chaves metodológicas, tensionaremos o debate em torno da performance, visando compreender como se dá a construção desses discursos e como eles acionam um posicionamento emblemático no contexto religioso midiático atual . Para tanto vamos recorrer aos estudos da religião com autores como Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), e Kenneth P. Serbin (2008). A relação entre performance e religião, neste trabalho, se funda na reflexão sobre trajetórias midiáticas religiosas em diferentes cenários, problematizando como a Comunicação, sob o ponto de vista da Performance, busca compreender as corporalidades presentes nos agentes religiosos, sobretudo através da música. Sendo assim, fez-se necessário, uma análise da ordem da interação, sendo selecionadas fotos, vídeos e comentários mediados pelas redes sociais digitais, que complexificaram a nossa problemática, no delineamento temporal entre julho de 2020 a janeiro de 2022, período este, de abundante conteúdo nessas plataformas, devido à pandemia da COVID-19 que assolava o Brasil e o mundo, além de uma pesquisa descritiva, a partir da observação, registro e análise de um show musical, ao vivo, do padre Fábio de Melo, em dezembro de 2021, em Recife, Pernambuco.CAPESThis research seeks, among its objectives, to tension the debate around the performances of Catholic priests, especially when they generate engagement beyond their links with Christian narratives. The problem is elaborated on a possible logic of construction of performativity, in which it is necessary to think of a set of ambiguities that allows to recognize Christian masculinities as places of encounter between the sacred and the profane. For this, the analysis is made from two priests, who have their media trajectories crossed by secular songs: Father Alessandro Campos and Father Fábio de Melo. The first, known as the "country priest", when linking with the musical genre in question, incorporates secular musical practices in his masses and performances, with explicitly sexualized performances. The second is currently the Brazilian priest, with the highest engagement rates in the digital context, more specifically, on Instagram, Twitter and Youtube platforms, including its various internet content creation tools, standing out for a discourse of intimacy and sensuality. The clipping of this research allows us to understand how the construction of narratives of singing priests that, from the mediation of a male body, pass through the religious and secular spheres, with the interpretation of songs considered non-Christian, and constant presence on digital platforms. For this analysis, we applied performance studies in their communicational dimension, starting from two methodological keys: 1) under discursive bias, contemplating discourse analysis and based on author Dominique Maingueneau (1984), in dialogue with Paul Zumthor (2007), and Richard Bauman (2014). 2) under aesthetic logic, founded by Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) and Thiago Soares (2014a; 2018). Also including this second bias, we have research on music, media culture, social networks and digital mediation, with David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), and Douglas Kellner (2001). Through the articulation of these methodological keys, we will tension the debate around performance, aiming to understand how the construction of these discourses takes place and how they trigger an emblematic position in the current media religious context. To do so, we will resort to studies of religion with authors such as Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), and Kenneth P. Serbin (2008). The relationship between performance and religion, in this work, is based on reflection on religious media trajectories in different scenarios, problematizing how Communication, from the point of view of Performance, seeks to understand the corporalities present in religious agents, especially through music. Therefore, it was necessary, therefore, an analysis of the order of the interaction, being selected photos, videos and comments mediated by digital social networks, which complexed our problem, in the temporal design between July 2020 and January 2022, this period, of abundant content on these platforms, due to the COVID-19 pandemic that was plaguing Brazil and the world, in addition to a descriptive research, from the observation, recording and analysis of a live musical show by Father Fábio de Melo, in December 2021, in Recife, Pernambuco.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessReligiãoInteração DiscursivaEstudos de PerformanceAs masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Meloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Juliana da Silva Souto.pdfTESE Juliana da Silva Souto.pdfapplication/pdf6476143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/1/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdfb5441dfd9f387493a7ab04fafc539397MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTTESE Juliana da Silva Souto.pdf.txtTESE Juliana da Silva Souto.pdf.txtExtracted texttext/plain348517https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/4/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdf.txteedb45aae184776465a63d1a9d41366fMD54THUMBNAILTESE Juliana da Silva Souto.pdf.jpgTESE Juliana da Silva Souto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/5/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdf.jpge02c5c135565a9fcf903fd262846277eMD55123456789/496792023-04-15 02:17:37.661oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-04-15T05:17:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
title As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
spellingShingle As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
SOUTO, Juliana da Silva
Religião
Interação Discursiva
Estudos de Performance
title_short As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
title_full As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
title_fullStr As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
title_full_unstemmed As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
title_sort As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
author SOUTO, Juliana da Silva
author_facet SOUTO, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6465519446371407
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3518204311819015
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUTO, Juliana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira
contributor_str_mv PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Interação Discursiva
Estudos de Performance
topic Religião
Interação Discursiva
Estudos de Performance
description Esta pesquisa busca, entre seus objetivos, tensionar o debate em torno das performances de padres católicos, principalmente quando estas geram engajamento para além das suas vinculações com as narrativas cristãs. A problemática se elabora sobre uma possível lógica de construção de performatividade, na qual se faz necessário pensar um conjunto de ambiguidades que permite reconhecer as masculinidades cristãs como locais de encontro entre o sagrado e o profano. Para isso, a análise é feita a partir de dois padres, que tem suas trajetórias midiáticas atravessadas por músicas seculares: padre Alessandro Campos e padre Fábio de Melo. O primeiro, conhecido como o “padre sertanejo”, ao se vincular com o gênero musical em questão, incorpora práticas musicais seculares em suas missas e apresentações, com performances explicitamente sexualizadas. O segundo é, atualmente, o padre brasileiro, com os maiores índices de engajamento no contexto digital, mais especificamente, nas plataformas Instagram, Twitter e Youtube, incluindo suas diversas ferramentas de criação de conteúdo para internet, destacando-se por um discurso de intimidade e “sensualidade”. O recorte desta pesquisa nos permite compreender como se dá a construção de narrativas de padres cantores que, a partir da mediação de um corpo masculino, transitam nas esferas religiosa e secular, com a interpretação de músicas consideradas não cristãs, e constante presença nas plataformas digitais. Para esta análise, aplicamos os estudos de performance, em sua dimensão comunicacional, partindo de duas chaves metodológicas: 1) sob o viés discursivo, contemplando a análise do discurso e tendo como base o autor Dominique Maingueneau (1984), em diálogo com Paul Zumthor (2007), e Richard Bauman (2014). 2) sob a lógica estética, alicerçada por Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) e Thiago Soares (2014a; 2018). Ainda nesse segundo viés, temos as pesquisas sobre música, cultura midiática, e mediação digital, com David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), e Douglas Kellner (2001). Através da articulação dessas chaves metodológicas, tensionaremos o debate em torno da performance, visando compreender como se dá a construção desses discursos e como eles acionam um posicionamento emblemático no contexto religioso midiático atual . Para tanto vamos recorrer aos estudos da religião com autores como Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), e Kenneth P. Serbin (2008). A relação entre performance e religião, neste trabalho, se funda na reflexão sobre trajetórias midiáticas religiosas em diferentes cenários, problematizando como a Comunicação, sob o ponto de vista da Performance, busca compreender as corporalidades presentes nos agentes religiosos, sobretudo através da música. Sendo assim, fez-se necessário, uma análise da ordem da interação, sendo selecionadas fotos, vídeos e comentários mediados pelas redes sociais digitais, que complexificaram a nossa problemática, no delineamento temporal entre julho de 2020 a janeiro de 2022, período este, de abundante conteúdo nessas plataformas, devido à pandemia da COVID-19 que assolava o Brasil e o mundo, além de uma pesquisa descritiva, a partir da observação, registro e análise de um show musical, ao vivo, do padre Fábio de Melo, em dezembro de 2021, em Recife, Pernambuco.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T13:29:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T13:29:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUTO, Juliana da Silva. As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado: uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49679
identifier_str_mv SOUTO, Juliana da Silva. As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado: uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/1/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/4/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/5/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5441dfd9f387493a7ab04fafc539397
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
eedb45aae184776465a63d1a9d41366f
e02c5c135565a9fcf903fd262846277e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310658900885504