As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49679 |
Resumo: | Esta pesquisa busca, entre seus objetivos, tensionar o debate em torno das performances de padres católicos, principalmente quando estas geram engajamento para além das suas vinculações com as narrativas cristãs. A problemática se elabora sobre uma possível lógica de construção de performatividade, na qual se faz necessário pensar um conjunto de ambiguidades que permite reconhecer as masculinidades cristãs como locais de encontro entre o sagrado e o profano. Para isso, a análise é feita a partir de dois padres, que tem suas trajetórias midiáticas atravessadas por músicas seculares: padre Alessandro Campos e padre Fábio de Melo. O primeiro, conhecido como o “padre sertanejo”, ao se vincular com o gênero musical em questão, incorpora práticas musicais seculares em suas missas e apresentações, com performances explicitamente sexualizadas. O segundo é, atualmente, o padre brasileiro, com os maiores índices de engajamento no contexto digital, mais especificamente, nas plataformas Instagram, Twitter e Youtube, incluindo suas diversas ferramentas de criação de conteúdo para internet, destacando-se por um discurso de intimidade e “sensualidade”. O recorte desta pesquisa nos permite compreender como se dá a construção de narrativas de padres cantores que, a partir da mediação de um corpo masculino, transitam nas esferas religiosa e secular, com a interpretação de músicas consideradas não cristãs, e constante presença nas plataformas digitais. Para esta análise, aplicamos os estudos de performance, em sua dimensão comunicacional, partindo de duas chaves metodológicas: 1) sob o viés discursivo, contemplando a análise do discurso e tendo como base o autor Dominique Maingueneau (1984), em diálogo com Paul Zumthor (2007), e Richard Bauman (2014). 2) sob a lógica estética, alicerçada por Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) e Thiago Soares (2014a; 2018). Ainda nesse segundo viés, temos as pesquisas sobre música, cultura midiática, e mediação digital, com David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), e Douglas Kellner (2001). Através da articulação dessas chaves metodológicas, tensionaremos o debate em torno da performance, visando compreender como se dá a construção desses discursos e como eles acionam um posicionamento emblemático no contexto religioso midiático atual . Para tanto vamos recorrer aos estudos da religião com autores como Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), e Kenneth P. Serbin (2008). A relação entre performance e religião, neste trabalho, se funda na reflexão sobre trajetórias midiáticas religiosas em diferentes cenários, problematizando como a Comunicação, sob o ponto de vista da Performance, busca compreender as corporalidades presentes nos agentes religiosos, sobretudo através da música. Sendo assim, fez-se necessário, uma análise da ordem da interação, sendo selecionadas fotos, vídeos e comentários mediados pelas redes sociais digitais, que complexificaram a nossa problemática, no delineamento temporal entre julho de 2020 a janeiro de 2022, período este, de abundante conteúdo nessas plataformas, devido à pandemia da COVID-19 que assolava o Brasil e o mundo, além de uma pesquisa descritiva, a partir da observação, registro e análise de um show musical, ao vivo, do padre Fábio de Melo, em dezembro de 2021, em Recife, Pernambuco. |
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SOUTO, Juliana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6465519446371407http://lattes.cnpq.br/3518204311819015PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira2023-04-14T13:29:30Z2023-04-14T13:29:30Z2023-02-28SOUTO, Juliana da Silva. As masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado: uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Melo. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49679ark:/64986/0013000007t0tEsta pesquisa busca, entre seus objetivos, tensionar o debate em torno das performances de padres católicos, principalmente quando estas geram engajamento para além das suas vinculações com as narrativas cristãs. A problemática se elabora sobre uma possível lógica de construção de performatividade, na qual se faz necessário pensar um conjunto de ambiguidades que permite reconhecer as masculinidades cristãs como locais de encontro entre o sagrado e o profano. Para isso, a análise é feita a partir de dois padres, que tem suas trajetórias midiáticas atravessadas por músicas seculares: padre Alessandro Campos e padre Fábio de Melo. O primeiro, conhecido como o “padre sertanejo”, ao se vincular com o gênero musical em questão, incorpora práticas musicais seculares em suas missas e apresentações, com performances explicitamente sexualizadas. O segundo é, atualmente, o padre brasileiro, com os maiores índices de engajamento no contexto digital, mais especificamente, nas plataformas Instagram, Twitter e Youtube, incluindo suas diversas ferramentas de criação de conteúdo para internet, destacando-se por um discurso de intimidade e “sensualidade”. O recorte desta pesquisa nos permite compreender como se dá a construção de narrativas de padres cantores que, a partir da mediação de um corpo masculino, transitam nas esferas religiosa e secular, com a interpretação de músicas consideradas não cristãs, e constante presença nas plataformas digitais. Para esta análise, aplicamos os estudos de performance, em sua dimensão comunicacional, partindo de duas chaves metodológicas: 1) sob o viés discursivo, contemplando a análise do discurso e tendo como base o autor Dominique Maingueneau (1984), em diálogo com Paul Zumthor (2007), e Richard Bauman (2014). 2) sob a lógica estética, alicerçada por Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) e Thiago Soares (2014a; 2018). Ainda nesse segundo viés, temos as pesquisas sobre música, cultura midiática, e mediação digital, com David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), e Douglas Kellner (2001). Através da articulação dessas chaves metodológicas, tensionaremos o debate em torno da performance, visando compreender como se dá a construção desses discursos e como eles acionam um posicionamento emblemático no contexto religioso midiático atual . Para tanto vamos recorrer aos estudos da religião com autores como Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), e Kenneth P. Serbin (2008). A relação entre performance e religião, neste trabalho, se funda na reflexão sobre trajetórias midiáticas religiosas em diferentes cenários, problematizando como a Comunicação, sob o ponto de vista da Performance, busca compreender as corporalidades presentes nos agentes religiosos, sobretudo através da música. Sendo assim, fez-se necessário, uma análise da ordem da interação, sendo selecionadas fotos, vídeos e comentários mediados pelas redes sociais digitais, que complexificaram a nossa problemática, no delineamento temporal entre julho de 2020 a janeiro de 2022, período este, de abundante conteúdo nessas plataformas, devido à pandemia da COVID-19 que assolava o Brasil e o mundo, além de uma pesquisa descritiva, a partir da observação, registro e análise de um show musical, ao vivo, do padre Fábio de Melo, em dezembro de 2021, em Recife, Pernambuco.CAPESThis research seeks, among its objectives, to tension the debate around the performances of Catholic priests, especially when they generate engagement beyond their links with Christian narratives. The problem is elaborated on a possible logic of construction of performativity, in which it is necessary to think of a set of ambiguities that allows to recognize Christian masculinities as places of encounter between the sacred and the profane. For this, the analysis is made from two priests, who have their media trajectories crossed by secular songs: Father Alessandro Campos and Father Fábio de Melo. The first, known as the "country priest", when linking with the musical genre in question, incorporates secular musical practices in his masses and performances, with explicitly sexualized performances. The second is currently the Brazilian priest, with the highest engagement rates in the digital context, more specifically, on Instagram, Twitter and Youtube platforms, including its various internet content creation tools, standing out for a discourse of intimacy and sensuality. The clipping of this research allows us to understand how the construction of narratives of singing priests that, from the mediation of a male body, pass through the religious and secular spheres, with the interpretation of songs considered non-Christian, and constant presence on digital platforms. For this analysis, we applied performance studies in their communicational dimension, starting from two methodological keys: 1) under discursive bias, contemplating discourse analysis and based on author Dominique Maingueneau (1984), in dialogue with Paul Zumthor (2007), and Richard Bauman (2014). 2) under aesthetic logic, founded by Richard Schechner (2006), Diana Taylor (2013), Clóvis Ecco (2008), Marvin Carlson (2010) and Thiago Soares (2014a; 2018). Also including this second bias, we have research on music, media culture, social networks and digital mediation, with David Hesmondhalgh (2013), Jeder Janotti Jr (2019), Simone Pereira de Sá (2019), and Douglas Kellner (2001). Through the articulation of these methodological keys, we will tension the debate around performance, aiming to understand how the construction of these discourses takes place and how they trigger an emblematic position in the current media religious context. To do so, we will resort to studies of religion with authors such as Brenda Carranza (2011), Mircea Eliade (1983, 1992), and Kenneth P. Serbin (2008). The relationship between performance and religion, in this work, is based on reflection on religious media trajectories in different scenarios, problematizing how Communication, from the point of view of Performance, seeks to understand the corporalities present in religious agents, especially through music. Therefore, it was necessary, therefore, an analysis of the order of the interaction, being selected photos, videos and comments mediated by digital social networks, which complexed our problem, in the temporal design between July 2020 and January 2022, this period, of abundant content on these platforms, due to the COVID-19 pandemic that was plaguing Brazil and the world, in addition to a descriptive research, from the observation, recording and analysis of a live musical show by Father Fábio de Melo, in December 2021, in Recife, Pernambuco.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessReligiãoInteração DiscursivaEstudos de PerformanceAs masculinidades cristãs enquanto espaços entre o profano e o sagrado : uma análise sobre as performances dos padres católicos Alessandro Campos e Fábio de Meloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Juliana da Silva Souto.pdfTESE Juliana da Silva Souto.pdfapplication/pdf6476143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49679/1/TESE%20Juliana%20da%20Silva%20Souto.pdfb5441dfd9f387493a7ab04fafc539397MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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