Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000d680 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17206 |
Resumo: | Dado o crescente aumento na utilização de smartphones e tablets, investimentos em m-commerce tornam-se uma boa oportunidade para o aumento nas vendas e, consequentemente, mais lucratividade para as empresas. Entretanto, para que haja sucesso neste investimento, torna-se necessário aumentar o grau de confiança dos usuários com o ambiente m-commerce das empresas que investem nesta modalidade de venda (também conhecidas como empresas em tempo real). As companhias têm se deparado com diversos desafios tecnológicos e organizacionais em m-commerce que podem, se não tratados corretamente, influenciar negativamente na confiança dos usuários e, consequentemente, afastar estes consumidores da utilização desta plataforma. Desta forma, a organização que deseja investir em m-commerce necessita minimizar ou sanar os impactos negativos que podem afastar o cliente do m-commerce. O uso adequado da Tecnologia da Informação e dos Sistemas de Informação são fundamentais para atender aos objetivos estratégicos da organização, bem como o sucesso neste ambiente de comércio virtual. Assim, para minimizar os problemas que os desafios do ambiente m-commerce impõem e aumentar esse grau de confiança dos usuários, as empresas deparam-se com a necessidade de executar melhorias no setor de Tecnologia da Informação. A impossibilidade de executar as ações estratégicas em paralelo impõe a necessidade de priorização de ações, que nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse contexto, este trabalho procurou classificar esses desafios e apresentar um modelo multicritério baseado no modelo aditivo com veto para priorização das ações necessárias para melhorias neste ambiente de comércio virtual. Esse modelo procura minimizar alguns inconvenientes que podem acontecer devido ao efeito compensatório do modelo aditivo tradicional. |
id |
UFPE_c33edb1c7036a4b9fdd8c63f7a0af7f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17206 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
TURET, Jean Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1331092255934623DAHER, Suzana de França Dantas2016-06-30T14:30:19Z2016-06-30T14:30:19Z2015-12-10https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17206ark:/64986/001300000d680Dado o crescente aumento na utilização de smartphones e tablets, investimentos em m-commerce tornam-se uma boa oportunidade para o aumento nas vendas e, consequentemente, mais lucratividade para as empresas. Entretanto, para que haja sucesso neste investimento, torna-se necessário aumentar o grau de confiança dos usuários com o ambiente m-commerce das empresas que investem nesta modalidade de venda (também conhecidas como empresas em tempo real). As companhias têm se deparado com diversos desafios tecnológicos e organizacionais em m-commerce que podem, se não tratados corretamente, influenciar negativamente na confiança dos usuários e, consequentemente, afastar estes consumidores da utilização desta plataforma. Desta forma, a organização que deseja investir em m-commerce necessita minimizar ou sanar os impactos negativos que podem afastar o cliente do m-commerce. O uso adequado da Tecnologia da Informação e dos Sistemas de Informação são fundamentais para atender aos objetivos estratégicos da organização, bem como o sucesso neste ambiente de comércio virtual. Assim, para minimizar os problemas que os desafios do ambiente m-commerce impõem e aumentar esse grau de confiança dos usuários, as empresas deparam-se com a necessidade de executar melhorias no setor de Tecnologia da Informação. A impossibilidade de executar as ações estratégicas em paralelo impõe a necessidade de priorização de ações, que nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse contexto, este trabalho procurou classificar esses desafios e apresentar um modelo multicritério baseado no modelo aditivo com veto para priorização das ações necessárias para melhorias neste ambiente de comércio virtual. Esse modelo procura minimizar alguns inconvenientes que podem acontecer devido ao efeito compensatório do modelo aditivo tradicional.FACEPEDue to the growth of the use of smartphones and tablets, investments in m-commerce seems to be a good opportunity to increase sales and, consequently companies’ profitability. However to achieve a successful investment is necessary increase the user confidence in m-commerce environment. In order to make it possible, enterprises are dealing with several technological and organizational challenges, which, if not well treated, can influence in a negative way, and move clients away. Therefore, any organization that wants to invest in m-commerce environment should solve those challenges or at least work to minimize the negative impacts that may exist. Moreover, the suitable use of information technology (IT) and information systems (IS) are essential to reach this goal and for sure the strategic objectives of the company. Aiming to increase the user confidence in m-commerce, companies are dealing with the necessity to improve their business plan and processes. For sure ranking a set of necessary actions is not an easy task. And so, this study tries to classify those challenges and proposes a multicriteria decision model based on the additive model with veto to ranking a set of actions. This model achieves the goal to minimize some inconvenient caused by the compensatory effect of the traditional additive model.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessm-commerceconfiança do usuáriomodelo aditivo com vetom-commerceuser confidenceadditive model with vetoModelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAIL3 - Dissertação - Jean Turet.pdf.jpg3 - Dissertação - Jean Turet.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/5/3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jean%20Turet.pdf.jpgc978c1ed05ac772cfc717808e0b48723MD55ORIGINAL3 - Dissertação - Jean Turet.pdf3 - Dissertação - Jean Turet.pdfapplication/pdf1592836https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/1/3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jean%20Turet.pdf61a949904ef7ff39905b9ae5637c906fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXT3 - Dissertação - Jean Turet.pdf.txt3 - Dissertação - Jean Turet.pdf.txtExtracted texttext/plain147793https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/4/3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jean%20Turet.pdf.txte9e84e57b75a82c50ad4d31f4e0d81ccMD54123456789/172062019-10-25 20:37:23.87oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T23:37:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
title |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
spellingShingle |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. TURET, Jean Gomes m-commerce confiança do usuário modelo aditivo com veto m-commerce user confidence additive model with veto |
title_short |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
title_full |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
title_fullStr |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
title_full_unstemmed |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
title_sort |
Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce. |
author |
TURET, Jean Gomes |
author_facet |
TURET, Jean Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1331092255934623 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TURET, Jean Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
DAHER, Suzana de França Dantas |
contributor_str_mv |
DAHER, Suzana de França Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
m-commerce confiança do usuário modelo aditivo com veto m-commerce user confidence additive model with veto |
topic |
m-commerce confiança do usuário modelo aditivo com veto m-commerce user confidence additive model with veto |
description |
Dado o crescente aumento na utilização de smartphones e tablets, investimentos em m-commerce tornam-se uma boa oportunidade para o aumento nas vendas e, consequentemente, mais lucratividade para as empresas. Entretanto, para que haja sucesso neste investimento, torna-se necessário aumentar o grau de confiança dos usuários com o ambiente m-commerce das empresas que investem nesta modalidade de venda (também conhecidas como empresas em tempo real). As companhias têm se deparado com diversos desafios tecnológicos e organizacionais em m-commerce que podem, se não tratados corretamente, influenciar negativamente na confiança dos usuários e, consequentemente, afastar estes consumidores da utilização desta plataforma. Desta forma, a organização que deseja investir em m-commerce necessita minimizar ou sanar os impactos negativos que podem afastar o cliente do m-commerce. O uso adequado da Tecnologia da Informação e dos Sistemas de Informação são fundamentais para atender aos objetivos estratégicos da organização, bem como o sucesso neste ambiente de comércio virtual. Assim, para minimizar os problemas que os desafios do ambiente m-commerce impõem e aumentar esse grau de confiança dos usuários, as empresas deparam-se com a necessidade de executar melhorias no setor de Tecnologia da Informação. A impossibilidade de executar as ações estratégicas em paralelo impõe a necessidade de priorização de ações, que nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse contexto, este trabalho procurou classificar esses desafios e apresentar um modelo multicritério baseado no modelo aditivo com veto para priorização das ações necessárias para melhorias neste ambiente de comércio virtual. Esse modelo procura minimizar alguns inconvenientes que podem acontecer devido ao efeito compensatório do modelo aditivo tradicional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-30T14:30:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-30T14:30:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17206 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000d680 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17206 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000d680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/5/3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jean%20Turet.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/1/3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jean%20Turet.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17206/4/3%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jean%20Turet.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c978c1ed05ac772cfc717808e0b48723 61a949904ef7ff39905b9ae5637c906f 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 e9e84e57b75a82c50ad4d31f4e0d81cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172795966947328 |