Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Séfora Soraia da Costa e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377
Resumo: A pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil.
id UFPE_c5fc2507bf388969287e35552840b9eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39377
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Séfora Soraia da Costa ehttp://lattes.cnpq.br/3417055622824883http://lattes.cnpq.br/9431333621404513LEHMKUHL, Luciene2021-03-16T23:35:54Z2021-03-16T23:35:54Z2020-02-28SILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377A pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil.The research deals with the visual expression of textile embroidery in Seridó potiguar, at the beginning of the 21st century, from the artifacts embroidered by Iracema Nogueira Batista. Initially, it proposes theoretical and methodological reflections and addresses the interrelationships between popular art, handicrafts and textile art today. He is dedicated to the study of the material culture of textile embroidery in Caicó-RN, to develop a micro-historical approach (REVEL, 1998) within the scope of visual arts, investigating the compositional choices evidenced in this embroidery. The lines, the surface, the colors, the volume and the light are analyzed in line with the visual elements proposed by Fayga Ostrower (2013, p. 99), visual artist, teacher and theorist of Visual Arts in Brazil. In this perspective, it deals with the contribution of the embroiderer Iracema Nogueira Batista for the consolidation of the material culture of textile embroidery in Seridó potiguar. When bringing the particularities experienced by the referred embroiderer, over his sixty years of activities with textile embroidery, thirty of them allied with academic research on embroidery, in several fields of knowledge, he dialogues with the idea of a way of life discussed by Bourriaud (2011, p. 118). The analysis of the embroidery photographs, collected considering the theory of the indicative paradigm (GINZBURG, 1986, p. 149), focuses on details found in the artifacts with textile embroidery in Caicó-RN, which may show a group logic. In this way, with the aid of documentary photography, works embroidered by Iracema Nogueira Batista, at the beginning of the 21st century, are analyzed, in which the presence of visual elements is verified, as well as a color palette with cotton threads, in line with the concept of psychic tension brought by Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). We conclude that there is a sensitive path, a poetics of peace, in a context of human dignity and freedom in the sertão of Seridó potiguar. In addition, debate on textile art and female anonymity in visual arts in Brazil, contributing to academic research in the field of Visual Arts, strengthening the memory, culture, theory and history of Brazilian art linked to textile embroidery.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBordadoCaicó-RNArtes visuaisElementos visuaisArtesanato.Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdfDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdfapplication/pdf8774688https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdfc6d946357f2289298e5fcb6fdf99fab3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain234801https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.txte210e1b7aa31bb9a62b7ee17333f3540MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.jpgcdd704e7c816ecfa4fb2bf5ca6511521MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/393772021-03-17 02:15:03.888oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-03-17T05:15:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
title Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
spellingShingle Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
SILVA, Séfora Soraia da Costa e
Bordado
Caicó-RN
Artes visuais
Elementos visuais
Artesanato.
title_short Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
title_full Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
title_fullStr Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
title_full_unstemmed Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
title_sort Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
author SILVA, Séfora Soraia da Costa e
author_facet SILVA, Séfora Soraia da Costa e
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3417055622824883
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9431333621404513
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Séfora Soraia da Costa e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEHMKUHL, Luciene
contributor_str_mv LEHMKUHL, Luciene
dc.subject.por.fl_str_mv Bordado
Caicó-RN
Artes visuais
Elementos visuais
Artesanato.
topic Bordado
Caicó-RN
Artes visuais
Elementos visuais
Artesanato.
description A pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-16T23:35:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-16T23:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377
identifier_str_mv SILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6d946357f2289298e5fcb6fdf99fab3
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e210e1b7aa31bb9a62b7ee17333f3540
cdd704e7c816ecfa4fb2bf5ca6511521
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310612133347328