Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377 |
Resumo: | A pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil. |
id |
UFPE_c5fc2507bf388969287e35552840b9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39377 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Séfora Soraia da Costa ehttp://lattes.cnpq.br/3417055622824883http://lattes.cnpq.br/9431333621404513LEHMKUHL, Luciene2021-03-16T23:35:54Z2021-03-16T23:35:54Z2020-02-28SILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377A pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil.The research deals with the visual expression of textile embroidery in Seridó potiguar, at the beginning of the 21st century, from the artifacts embroidered by Iracema Nogueira Batista. Initially, it proposes theoretical and methodological reflections and addresses the interrelationships between popular art, handicrafts and textile art today. He is dedicated to the study of the material culture of textile embroidery in Caicó-RN, to develop a micro-historical approach (REVEL, 1998) within the scope of visual arts, investigating the compositional choices evidenced in this embroidery. The lines, the surface, the colors, the volume and the light are analyzed in line with the visual elements proposed by Fayga Ostrower (2013, p. 99), visual artist, teacher and theorist of Visual Arts in Brazil. In this perspective, it deals with the contribution of the embroiderer Iracema Nogueira Batista for the consolidation of the material culture of textile embroidery in Seridó potiguar. When bringing the particularities experienced by the referred embroiderer, over his sixty years of activities with textile embroidery, thirty of them allied with academic research on embroidery, in several fields of knowledge, he dialogues with the idea of a way of life discussed by Bourriaud (2011, p. 118). The analysis of the embroidery photographs, collected considering the theory of the indicative paradigm (GINZBURG, 1986, p. 149), focuses on details found in the artifacts with textile embroidery in Caicó-RN, which may show a group logic. In this way, with the aid of documentary photography, works embroidered by Iracema Nogueira Batista, at the beginning of the 21st century, are analyzed, in which the presence of visual elements is verified, as well as a color palette with cotton threads, in line with the concept of psychic tension brought by Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). We conclude that there is a sensitive path, a poetics of peace, in a context of human dignity and freedom in the sertão of Seridó potiguar. In addition, debate on textile art and female anonymity in visual arts in Brazil, contributing to academic research in the field of Visual Arts, strengthening the memory, culture, theory and history of Brazilian art linked to textile embroidery.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBordadoCaicó-RNArtes visuaisElementos visuaisArtesanato.Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdfDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdfapplication/pdf8774688https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdfc6d946357f2289298e5fcb6fdf99fab3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain234801https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.txte210e1b7aa31bb9a62b7ee17333f3540MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Séfora Soraia da Costa e Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.jpgcdd704e7c816ecfa4fb2bf5ca6511521MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/393772021-03-17 02:15:03.888oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-03-17T05:15:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
title |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
spellingShingle |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista SILVA, Séfora Soraia da Costa e Bordado Caicó-RN Artes visuais Elementos visuais Artesanato. |
title_short |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
title_full |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
title_fullStr |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
title_full_unstemmed |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
title_sort |
Uma poética da paz : a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista |
author |
SILVA, Séfora Soraia da Costa e |
author_facet |
SILVA, Séfora Soraia da Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3417055622824883 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9431333621404513 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Séfora Soraia da Costa e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LEHMKUHL, Luciene |
contributor_str_mv |
LEHMKUHL, Luciene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bordado Caicó-RN Artes visuais Elementos visuais Artesanato. |
topic |
Bordado Caicó-RN Artes visuais Elementos visuais Artesanato. |
description |
A pesquisa versa sobre a expressão visual do bordado têxtil no Seridó potiguar, no início do século XXI, a partir dos artefatos bordados por Iracema Nogueira Batista. Propõe, inicialmente, reflexões teóricas e metodológicas e aborda as inter- relações entre a arte popular, o artesanato e a arte têxtil na atualidade. Dedica-se ao estudo da cultura material do bordado têxtil de Caicó-RN, para desenvolver uma abordagem micro-histórica (REVEL, 1998) no âmbito das artes visuais, perquirindo as escolhas compositivas evidenciadas nesse bordado. As linhas, a superfície, as cores, o volume e a luz, são analisados em consonância com os elementos visuais propostos por Fayga Ostrower (2013, p. 99), artista visual, professora e teórica das Artes Visuais no Brasil. Nessa perspectiva, trata da contribuição da bordadeira Iracema Nogueira Batista para a consolidação da cultura material do bordado têxtil no Seridó potiguar. Ao trazer as particularidades vivenciadas pela bordadeira referida, ao longo dos seus sessenta anos de atividades com o bordado têxtil, sendo trinta deles aliados à pesquisa acadêmica sobre o bordado, em diversos campos do conhecimento, dialoga com a ideia de forma de vida discutida por Bourriaud (2011, p. 118). As análises das fotografias dos bordados, coletadas considerando a teoria do paradigma indiciário (GINZBURG, 1986, p. 149), se debruça sobre detalhes encontrados nos artefatos com bordados têxteis em Caicó-RN, que podem evidenciar uma lógica grupal. Desse modo, com o auxílio da fotografia documental, são analisados trabalhos bordados por Iracema Nogueira Batista, no início do século XXI, nos quais se verifica a presença dos elementos visuais, bem como uma paleta de cores com fios de algodão, em consonância com o conceito de tensão psíquica trazido por Fayga Ostrower (op. cit., p. 207). Conclui-se que há um caminho sensível, uma poética da paz, num contexto de dignidade humana e liberdade no sertão do Seridó potiguar. Além disso, debate sobre a arte têxtil e o anonimato feminino nas artes visuais no Brasil, contribuindo para a pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais, fortalecendo a memória, a cultura, a teoria e a história da arte brasileira ligada ao bordado têxtil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-16T23:35:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-16T23:35:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377 |
identifier_str_mv |
SILVA, Séfora Soraia da Costa e. Uma poética da paz: a expressão visual do bordado têxtil de Caicó-RN no início do século XXI, a partir das obras de Iracema Nogueira Batista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20S%c3%a9fora%20Soraia%20da%20Costa%20e%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39377/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6d946357f2289298e5fcb6fdf99fab3 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e210e1b7aa31bb9a62b7ee17333f3540 cdd704e7c816ecfa4fb2bf5ca6511521 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310612133347328 |