Teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica: validação de protocolo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Wiliane de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49657
Resumo: A disfagia infantil caracteriza-se por dificuldades na deglutição que podem gerar complicações na vida da criança desde questões psicossociais até o risco de sobrevivência, necessitando de assistência em seus diversos níveis e modalidades. A telefonoaudiologia tem se mostrado uma estratégia potencial de cuidado em saúde, sobretudo no cenário pandêmico, no qual o distanciamento social dificultou a assistência presencial. Entretanto, até o momento, são escassas as evidências científicas para apoiar a utilização da teleconsulta no contexto da disfagia. Nesse sentido o objetivo desse estudo foi validar um protocolo de orientações para uso em teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica. Estudo metodológico conduzido em duas etapas. Etapa 1: Revisão Sistemática para criação e estruturação do protocolo de orientações. Etapa 2: Criação do protocolo e validação de conteúdo por um corpo de juízes especialistas na área de disfagia e telefonoaudiologia, sendo a análise do dados realizada por meio do Índice de Validação do Conteúdo. Como resultados da Revisão Sistemática obteve-se que as orientações fonoaudiológicas que podem ser direcionadas aos pais e cuidadores de crianças com disfagia neurogênica propõem adequação postural, de consistência alimentar, dos utensílios, realização de manobras auxiliares na deglutição e ação educativa junto aos pais e cuidadores. Além disso, os estudos abordam questões singulares que permeiam o processo do cuidado em saúde. Como resultados da segunda etapa tem-se o protocolo de orientações organizado em domínios: domínio 1- gestão do cuidado e qualidade de vida dos pacientes e cuidadores; domínio 2- orientações sobre disfagia orofarígea neurogênica; domínio 3- medidas para promoção de alimentação segura (prevenção de episódios de aspiração pulmonar) e domínio 4- condutas de orientação para o manejo da disfagia. A partir dos resultados, conclui-se que este estudo permitiu a criação, validação e disponibilização de um instrumento com quatro domínios de orientações educativas para o apoio à assistência em disfagia pediátrica. O instrumento foi considerado válido pelos juízes.
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Entretanto, até o momento, são escassas as evidências científicas para apoiar a utilização da teleconsulta no contexto da disfagia. Nesse sentido o objetivo desse estudo foi validar um protocolo de orientações para uso em teleconsulta de crianças com disfagia neurogênica. Estudo metodológico conduzido em duas etapas. Etapa 1: Revisão Sistemática para criação e estruturação do protocolo de orientações. Etapa 2: Criação do protocolo e validação de conteúdo por um corpo de juízes especialistas na área de disfagia e telefonoaudiologia, sendo a análise do dados realizada por meio do Índice de Validação do Conteúdo. Como resultados da Revisão Sistemática obteve-se que as orientações fonoaudiológicas que podem ser direcionadas aos pais e cuidadores de crianças com disfagia neurogênica propõem adequação postural, de consistência alimentar, dos utensílios, realização de manobras auxiliares na deglutição e ação educativa junto aos pais e cuidadores. Além disso, os estudos abordam questões singulares que permeiam o processo do cuidado em saúde. Como resultados da segunda etapa tem-se o protocolo de orientações organizado em domínios: domínio 1- gestão do cuidado e qualidade de vida dos pacientes e cuidadores; domínio 2- orientações sobre disfagia orofarígea neurogênica; domínio 3- medidas para promoção de alimentação segura (prevenção de episódios de aspiração pulmonar) e domínio 4- condutas de orientação para o manejo da disfagia. A partir dos resultados, conclui-se que este estudo permitiu a criação, validação e disponibilização de um instrumento com quatro domínios de orientações educativas para o apoio à assistência em disfagia pediátrica. O instrumento foi considerado válido pelos juízes.CAPESChildhood dysphagia is characterized by difficulties in swallowing that can lead to complications in the child's life, from psychosocial issues to the risk of survival, requiring assistance in its various levels and modalities. Telephonoaudiology has proven to be a potential health care strategy, especially in the current pandemic scenario, in which social distancing makes face-to-face assistance difficult. However, so far, there is little scientific evidence to support the use of teleconsultation in the context of dysphagia. In this sense, the objective of this study was to validate a protocol of guidelines for use in teleconsultation of children with neurogenic dysphagia. Methodological study conducted in two stages. Step 1: Systematic Review for creating and structuring the guidelines protocol. Step 2: Creation of the protocol and content validation by a body of expert judges in the field of dysphagia and telephonoaudiology, with data analysis performed using the Content Validation Index. As a result of the Systematic Review, it was found that the speech therapy guidelines that can be directed to parents and caregivers of children with neurogenic dysphagia propose postural adequacy, food consistency, utensils, carrying out auxiliary maneuvers in swallowing and educational action with parents and caregivers . In addition, the studies address unique issues that permeate the health care process. As a result of the second stage, the guidance protocol is organized into domains: domain 1 - care management and quality of life of patients and caregivers; domain 2- guidance on neurogenic oropharyngeal dysphagia; domain 3- measures to promote safe eating (prevention of episodes of pulmonary aspiration) and domain 4- guidelines for managing dysphagia. From the results, it is concluded that this study allowed the creation, validation and availability of an instrument with four domains of educational guidelines to support assistance in pediatric dysphagia. The instrument was considered valid by the judges.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao HumanaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEstudo de validaçãoTelemedicinaFonoaudiologiaTranstornos de deglutiçãoCriançaTeleconsulta de crianças com disfagia neurogênica: validação de protocoloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Wiliane de Souza Martins.pdfDISSERTAÇÃO Wiliane de Souza Martins.pdfapplication/pdf1597240https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49657/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wiliane%20de%20Souza%20Martins.pdf87e798e8ce89e42e9d3f5b0ccb0b14e0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49657/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Wiliane de Souza Martins.pdf.txtDISSERTAÇÃO Wiliane de Souza Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain266524https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49657/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wiliane%20de%20Souza%20Martins.pdf.txt2fea1e4fc54834af3d5956b1d18601d0MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Wiliane de Souza Martins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Wiliane de Souza Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49657/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wiliane%20de%20Souza%20Martins.pdf.jpgee50c3bd2c3ee79ec38b7e1828d88ffcMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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