Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Maria Dayane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400
Resumo: PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane Pereira
id UFPE_c64293cb8d5db3f11aae4dada9bef634
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38400
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling PEREIRA, Maria Dayanehttp://lattes.cnpq.br/1306958651476515http://lattes.cnpq.br/8659756009849404LAGE, Allene Carvalho2020-10-21T16:57:09Z2020-10-21T16:57:09Z2020-05-25PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane PereiraNo processo educativo escolar, em predominância, o corpo é tomado em uma pegagogia do não movimento, regido pela economia dos gestos que mantém a divisão social dos papéis do corpo entre homens e mulheres. É primeiramente na corporeidade que se atinge a mulher. Assim, é possível afirmar da existência do epistemicídio do corpo da mulher pela negação desses como produtores de saberes e sentidos. Este estudo propôs considerar as experiências das mulheres enquanto corpo expressivo em aprendizagem dos saberes ancestrais da capoeira, sinalizando para as linhas de enfrentamento ao moderno sistema colonial de corpo ao considerar o corpo na encruzilhada da ancestralidade da roda de capoeira e sua relação com a possibilidade de construí maneiras outras de conhecer, uma educação desde corpo. O problema desta pesquisa consistiu: como os saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira contribuem para o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher? O objetivo geral foi compreender como os saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira contribuem para o enfrentamento da colonialidade do corpo. Os objetivos específicos: a) identificar os principais saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira; b) caracterizar a roda de capoeira enquanto possibilidade de emancipação da mulher; c) analisar se os movimentos da mulher na capoeira traduzem alguma ideia de colonialidade do corpo. Para tanto, o percurso metodológico tem uma base exploratória, descritiva e qualitativa, sustentada pelos suportes técnicos e procedimentos dos métodos feministas. Para a produção de dados foi adotada a técnica de observação do corpo expressivo, as perguntas de investigação situadas, o uso do diário de campo e as fotografias. A sistematização e análise dos dados envolveu procedimentos compreensivos e interpretativos para visibilização, desnaturalização e historicização. O aporte teórico incluiu as epistemologias feministas Martha Castañeda (2008), Sandra Harding (1999), bell hooks (2013; 2018), Maria Lugones (2007; 2018) e os estudo pós-coloniais, com Sousa Santos (2008; 2010), Walter Mignolo (2003; 2005), Aníbal Quijano (2002; 2005), Paula Meneses (2014;2016). O contexto social da pesquisa foi o grupo de capoeira Raça Nobre de Caruaru/PE, nesse foram consideradas as mulheres praticantes que passaram pela cerimônia de batismo. Participaram 11 mulheres. Como resultado o estudo aponta: os principais saberes ancestrais ensinados envolve a oralidade, circularidade, musicalidade, corporeidade e ritualidade; o chão da capoeira revelam linhas de enfrentamentos ao moderno sistema colonial de corpo, a partir da constituição de um chão movente que recria e renegocia sentidos na memória social, no território e nos pressupostos de gênero que delimitam um lugar como sendo para mulher e um lugar para homem; as manifestações culturais afrobrasileira, samba de roda, maculelê e coco de roda presente na capoeira são expressões que promovem o enfrentamento da colonialidade do corpo; a aprendizagem dos instrumentos musicais possibilita enfrentar a interligação entre matéria, gênero e sexo; conhecer o mundo através dos pés nus é um viver das mulheres capoeiristas; a roda de capoeira como um lugar de resistência dentro de um lugar de resistência; corpubuntu dos afetos enquanto possibilidades das mulheres tornarem seus gestos empoderados na celebração da partilha.In the school educational process, in predominance, the body is taken in a pedagogy of non-movement, governed by gestures economy that maintain the social division of the body's roles between men and women. It is primarily in corporeality that women are reached. Thus, it is possible to affirm the existence of the epistemicide of the woman's body by denying them as producers of knowledge and senses. This study proposed to consider the experiences of women as an expressive body in learning ancestral knowledge of Capoeira, signaling the lines of confrontation with modern colonial body system when considering the body at the crossroads of the ancestry of Capoeira circle and its relationship with the possibility to build other ways of knowing, an education from the body. In this sense, the research problem was: how did the ancestral knowledge taught in the capoeira circle contribute to coping with the coloniality of woman's body? The general objective was to understand how the ancestral knowledge taught in the capoeira circle contributes to confront the coloniality of the body. The specific objectives: a) identify the main ancestral knowledge taught in the capoeira circle; b) characterize the capoeira circle as a possibility for the emancipation of women; c) analyze whether the movements of women in capoeira reflect any idea of the coloniality of the body. Therefore, the methodological path has an exploratory, descriptive and qualitative basis, supported by technical supports and procedures of feminist methods. To produce data, it was adopted the technique of expressive body observation, the research questions located, field diary, and photographs were adopted. Systematization and analysis of data involved comprehensive and interpretive procedures for visualization, denaturalization and historicization. The theoretical contribution included feminist epistemologies Martha Castañeda (2008), Sandra Harding (1999), bell hooks (2013; 2018), Maria Lugones (2007; 2018) and post-colonial studies, with Sousa Santos (2008; 2010), Walter Mignolo (2003; 2005), Aníbal Quijano (2002; 2005), Paula Meneses (2014; 2016). The research social context was the capoeira group Raça Nobre from Caruaru/PE, in which women practitioners who went through the baptism ceremony were considered. Eleven women participated. As a result, the study points out: the main ancestral knowledge taught involves orality, circularity, musicality, corporeality and rituality; the capoeira floor reveals lines of confrontation with the modern colonial body system, from the constitution of a moving floor that recreates and renegotiates meanings in social memory, in the territory and in the gender assumptions that define a place as being for women and a place for man; the Afro-Brazilian cultural manifestations, samba de roda, maculelê and coco de roda present in capoeira are expressions that promote the confrontation of the coloniality of the body; the learning of musical instruments makes it possible to face the interconnection between matter, gender and sex; knowing the world through bare feet is a way of life for capoeirista women; the capoeira wheel as a place of resistance within a place of resistance; corpubuntu of affections as possibilities for women to make their gestures empowered in the celebration of sharing.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCapoeiraMulheresLinguagem corporalEducação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain883323https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.txt1684144f04f07a5ebe06132490e629c5MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.jpg18ab94e0f701d811b4320a7ccb175364MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdfDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdfapplication/pdf6327038https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf1f69803bfc2285c8f536c36ded5bd5d1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/384002020-10-22 02:13:36.182oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38400TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91IGFjb3Jkby4KCkEgVUZQRSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGF1dG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZG8gcHJldmlzdG8gbmEgYWzDrW5lYSBjKS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-10-22T05:13:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
title Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
spellingShingle Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
PEREIRA, Maria Dayane
Capoeira
Mulheres
Linguagem corporal
title_short Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
title_full Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
title_fullStr Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
title_full_unstemmed Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
title_sort Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
author PEREIRA, Maria Dayane
author_facet PEREIRA, Maria Dayane
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1306958651476515
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8659756009849404
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Maria Dayane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LAGE, Allene Carvalho
contributor_str_mv LAGE, Allene Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Mulheres
Linguagem corporal
topic Capoeira
Mulheres
Linguagem corporal
description PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane Pereira
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T16:57:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T16:57:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400
identifier_str_mv PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1684144f04f07a5ebe06132490e629c5
18ab94e0f701d811b4320a7ccb175364
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
1f69803bfc2285c8f536c36ded5bd5d1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310651672002560