Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400 |
Resumo: | PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane Pereira |
id |
UFPE_c64293cb8d5db3f11aae4dada9bef634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38400 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
PEREIRA, Maria Dayanehttp://lattes.cnpq.br/1306958651476515http://lattes.cnpq.br/8659756009849404LAGE, Allene Carvalho2020-10-21T16:57:09Z2020-10-21T16:57:09Z2020-05-25PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane PereiraNo processo educativo escolar, em predominância, o corpo é tomado em uma pegagogia do não movimento, regido pela economia dos gestos que mantém a divisão social dos papéis do corpo entre homens e mulheres. É primeiramente na corporeidade que se atinge a mulher. Assim, é possível afirmar da existência do epistemicídio do corpo da mulher pela negação desses como produtores de saberes e sentidos. Este estudo propôs considerar as experiências das mulheres enquanto corpo expressivo em aprendizagem dos saberes ancestrais da capoeira, sinalizando para as linhas de enfrentamento ao moderno sistema colonial de corpo ao considerar o corpo na encruzilhada da ancestralidade da roda de capoeira e sua relação com a possibilidade de construí maneiras outras de conhecer, uma educação desde corpo. O problema desta pesquisa consistiu: como os saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira contribuem para o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher? O objetivo geral foi compreender como os saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira contribuem para o enfrentamento da colonialidade do corpo. Os objetivos específicos: a) identificar os principais saberes ancestrais ensinados na roda de capoeira; b) caracterizar a roda de capoeira enquanto possibilidade de emancipação da mulher; c) analisar se os movimentos da mulher na capoeira traduzem alguma ideia de colonialidade do corpo. Para tanto, o percurso metodológico tem uma base exploratória, descritiva e qualitativa, sustentada pelos suportes técnicos e procedimentos dos métodos feministas. Para a produção de dados foi adotada a técnica de observação do corpo expressivo, as perguntas de investigação situadas, o uso do diário de campo e as fotografias. A sistematização e análise dos dados envolveu procedimentos compreensivos e interpretativos para visibilização, desnaturalização e historicização. O aporte teórico incluiu as epistemologias feministas Martha Castañeda (2008), Sandra Harding (1999), bell hooks (2013; 2018), Maria Lugones (2007; 2018) e os estudo pós-coloniais, com Sousa Santos (2008; 2010), Walter Mignolo (2003; 2005), Aníbal Quijano (2002; 2005), Paula Meneses (2014;2016). O contexto social da pesquisa foi o grupo de capoeira Raça Nobre de Caruaru/PE, nesse foram consideradas as mulheres praticantes que passaram pela cerimônia de batismo. Participaram 11 mulheres. Como resultado o estudo aponta: os principais saberes ancestrais ensinados envolve a oralidade, circularidade, musicalidade, corporeidade e ritualidade; o chão da capoeira revelam linhas de enfrentamentos ao moderno sistema colonial de corpo, a partir da constituição de um chão movente que recria e renegocia sentidos na memória social, no território e nos pressupostos de gênero que delimitam um lugar como sendo para mulher e um lugar para homem; as manifestações culturais afrobrasileira, samba de roda, maculelê e coco de roda presente na capoeira são expressões que promovem o enfrentamento da colonialidade do corpo; a aprendizagem dos instrumentos musicais possibilita enfrentar a interligação entre matéria, gênero e sexo; conhecer o mundo através dos pés nus é um viver das mulheres capoeiristas; a roda de capoeira como um lugar de resistência dentro de um lugar de resistência; corpubuntu dos afetos enquanto possibilidades das mulheres tornarem seus gestos empoderados na celebração da partilha.In the school educational process, in predominance, the body is taken in a pedagogy of non-movement, governed by gestures economy that maintain the social division of the body's roles between men and women. It is primarily in corporeality that women are reached. Thus, it is possible to affirm the existence of the epistemicide of the woman's body by denying them as producers of knowledge and senses. This study proposed to consider the experiences of women as an expressive body in learning ancestral knowledge of Capoeira, signaling the lines of confrontation with modern colonial body system when considering the body at the crossroads of the ancestry of Capoeira circle and its relationship with the possibility to build other ways of knowing, an education from the body. In this sense, the research problem was: how did the ancestral knowledge taught in the capoeira circle contribute to coping with the coloniality of woman's body? The general objective was to understand how the ancestral knowledge taught in the capoeira circle contributes to confront the coloniality of the body. The specific objectives: a) identify the main ancestral knowledge taught in the capoeira circle; b) characterize the capoeira circle as a possibility for the emancipation of women; c) analyze whether the movements of women in capoeira reflect any idea of the coloniality of the body. Therefore, the methodological path has an exploratory, descriptive and qualitative basis, supported by technical supports and procedures of feminist methods. To produce data, it was adopted the technique of expressive body observation, the research questions located, field diary, and photographs were adopted. Systematization and analysis of data involved comprehensive and interpretive procedures for visualization, denaturalization and historicization. The theoretical contribution included feminist epistemologies Martha Castañeda (2008), Sandra Harding (1999), bell hooks (2013; 2018), Maria Lugones (2007; 2018) and post-colonial studies, with Sousa Santos (2008; 2010), Walter Mignolo (2003; 2005), Aníbal Quijano (2002; 2005), Paula Meneses (2014; 2016). The research social context was the capoeira group Raça Nobre from Caruaru/PE, in which women practitioners who went through the baptism ceremony were considered. Eleven women participated. As a result, the study points out: the main ancestral knowledge taught involves orality, circularity, musicality, corporeality and rituality; the capoeira floor reveals lines of confrontation with the modern colonial body system, from the constitution of a moving floor that recreates and renegotiates meanings in social memory, in the territory and in the gender assumptions that define a place as being for women and a place for man; the Afro-Brazilian cultural manifestations, samba de roda, maculelê and coco de roda present in capoeira are expressions that promote the confrontation of the coloniality of the body; the learning of musical instruments makes it possible to face the interconnection between matter, gender and sex; knowing the world through bare feet is a way of life for capoeirista women; the capoeira wheel as a place of resistance within a place of resistance; corpubuntu of affections as possibilities for women to make their gestures empowered in the celebration of sharing.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCapoeiraMulheresLinguagem corporalEducação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain883323https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.txt1684144f04f07a5ebe06132490e629c5MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.jpg18ab94e0f701d811b4320a7ccb175364MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdfDISSERTAÇÃO Maria Dayane Pereira.pdfapplication/pdf6327038https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf1f69803bfc2285c8f536c36ded5bd5d1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/384002020-10-22 02:13:36.182oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-10-22T05:13:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
title |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
spellingShingle |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo PEREIRA, Maria Dayane Capoeira Mulheres Linguagem corporal |
title_short |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
title_full |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
title_fullStr |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
title_full_unstemmed |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
title_sort |
Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher : não somos sem o nosso corpo |
author |
PEREIRA, Maria Dayane |
author_facet |
PEREIRA, Maria Dayane |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1306958651476515 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Maria Dayane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LAGE, Allene Carvalho |
contributor_str_mv |
LAGE, Allene Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira Mulheres Linguagem corporal |
topic |
Capoeira Mulheres Linguagem corporal |
description |
PEREIRA, Maria Dayane, também é conhecida em citações bibliográficas por: Maria Dayane Pereira |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-21T16:57:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-21T16:57:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Maria Dayane. Educação na roda de capoeira e o enfrentamento da colonialidade do corpo da mulher: não somos sem o nosso corpo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20%20Dayane%20Pereira.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38400/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1684144f04f07a5ebe06132490e629c5 18ab94e0f701d811b4320a7ccb175364 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 1f69803bfc2285c8f536c36ded5bd5d1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310651672002560 |