Filosofia e infância na escola : tecendo algumas contribuições a partir do projeto Em Caxias a Filosofia en-caixa?
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37034 |
Resumo: | O presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita composta por vários começos. O objetivo maior deste estudo é pensar a relação entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?” considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A infância aqui mencionada não é cronológica, mas acima de tudo é a infância do pensar que se desdobra sempre que um novo pensamento surge. Assim como em Sócrates todo início de um novo pensamento nasce como efervescência jovial, não pretendemos com esta pesquisa reproduzir o projeto de Caxias aqui em Recife, mas a partir dos rastros e ecos deixados por ele, intencionamos explorar as potências que derivam dele para assim invencionar nossas próprias experiências de pensamento. Para tal, o problema central que nos guia é pensar em que medida e como podemos aproximar o que no Projeto Caxias se definiu como experiência de pensamento das demandas pedagógicas e do pensar para com as crianças de uma escola pública na periferia da Região Metropolitana do Recife. Para tal, além de autores como Kohan, Larrosa, López, Deleuze e Guattari, trabalharemos autores que se relacionam estreitamente com a questão da ética da alteridade, tais como o filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas. De um modo geral, conseguimos invencionar nossas experiências de pensamento a partir do que ressoa do projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?”. As atividades filosóficas na sala de aula do 5º ano indicaram a potência de uma reflexão mais filosófica, traduzida, sobretudo, no que emergiu por meio de uma experiência de pensar múltiplo e menos dogmático das crianças. Assim, foi possível encontrar na infância e na filosofia o que parece pulsar na escola, mesmo que o contexto institucionalizado não lhes seja tão favorável. Não por acaso, foram as crianças que nos deram sinais da presença intensa da filosofia na escola, dando-lhes sentido e vida. |
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ALMEIDA, Adriana Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/0126369739826815http://lattes.cnpq.br/8110858923692305SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de2020-03-13T11:18:22Z2020-03-13T11:18:22Z2019-09-30ALMEIDA, Adriana Tavares de. Filosofia e infância na escola : tecendo algumas contribuições a partir do projeto Em Caxias a Filosofia en-caixa?. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37034ark:/64986/001300000jfqcO presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita composta por vários começos. O objetivo maior deste estudo é pensar a relação entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?” considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A infância aqui mencionada não é cronológica, mas acima de tudo é a infância do pensar que se desdobra sempre que um novo pensamento surge. Assim como em Sócrates todo início de um novo pensamento nasce como efervescência jovial, não pretendemos com esta pesquisa reproduzir o projeto de Caxias aqui em Recife, mas a partir dos rastros e ecos deixados por ele, intencionamos explorar as potências que derivam dele para assim invencionar nossas próprias experiências de pensamento. Para tal, o problema central que nos guia é pensar em que medida e como podemos aproximar o que no Projeto Caxias se definiu como experiência de pensamento das demandas pedagógicas e do pensar para com as crianças de uma escola pública na periferia da Região Metropolitana do Recife. Para tal, além de autores como Kohan, Larrosa, López, Deleuze e Guattari, trabalharemos autores que se relacionam estreitamente com a questão da ética da alteridade, tais como o filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas. De um modo geral, conseguimos invencionar nossas experiências de pensamento a partir do que ressoa do projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?”. As atividades filosóficas na sala de aula do 5º ano indicaram a potência de uma reflexão mais filosófica, traduzida, sobretudo, no que emergiu por meio de uma experiência de pensar múltiplo e menos dogmático das crianças. Assim, foi possível encontrar na infância e na filosofia o que parece pulsar na escola, mesmo que o contexto institucionalizado não lhes seja tão favorável. Não por acaso, foram as crianças que nos deram sinais da presença intensa da filosofia na escola, dando-lhes sentido e vida.The present work is a thought and writing experience composed of several beginnings. The main objective of this study is to think about the relationship between childhood and philosophy from the contributions of Project “In Caxias the In-box philosophy?”, considering its many moves and possibilities. The childhood mentioned here is not chronological, but above all things of the childhood of thinking that unfolds whenever new thinking arises. As in Socrates every beginning of a new thought is born as youthful effervescence. We do not intend this way research to reproduce Caxias's project here in Recife, but from the tracks and echoes left by this one. We intend to explore the powers that derive from it in order to invent our own thinking experiences. To this end, the central problem that guides us is to think to what extent and how we can approximate what in Project Caxias has been defined as the experience of thinking, pedagogical demands and thinking towards children of a public school on the outskirts of the metropolitan region from Recife. To this end, in addition to authors such as Kohan, Larrosa, López, Deleuze, and Guattari, we will work with authors who are closely related to the question of the ethics of otherness such as the Lithuanian / French philosopher Emmanuel Levinas. thinking from what resonates from the project “In Caxias the In-box Philosophy?”. Philosophical activities in the 5th grade classroom indicated the power of a more philosophical reflection, translated, above all, into what emerged through a children's multiple and less dogmatic thinking experience. Thus, it was possible to find with childhood and philosophy that seems to throb in school, even if the institutionalized context is not so favorable to them. Not by chance, it was the children who gave us signs of the intense presence of philosophy in school giving them meaning and life.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessFilosofiaEducaçãoEscolaCrianças e FilosofiaPensamentoFilosofia e infância na escola : tecendo algumas contribuições a partir do projeto Em Caxias a Filosofia en-caixa?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Adriana Tavares de Almeida.pdf.txtDISSERTAÇÃO Adriana Tavares de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain210264https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37034/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriana%20Tavares%20de%20Almeida.pdf.txt9d0f051f47916e47a0d60124ceb384c7MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Adriana Tavares de Almeida.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Adriana Tavares de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37034/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriana%20Tavares%20de%20Almeida.pdf.jpg8c28d6a6c9f7c83be3063e99b9583f57MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Adriana Tavares de Almeida.pdfDISSERTAÇÃO Adriana Tavares de Almeida.pdfapplication/pdf1141806https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37034/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adriana%20Tavares%20de%20Almeida.pdfa24f55f10715e0470b2c755a3daa065dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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