Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros Araujo, Simone
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5175
Resumo: Esta dissertação procura investigar como um sistema de informações pode contribuir para o aperfeiçoamento da gestão do sistema de transporte público de passageiros. A escolha do tema é justificada pela necessidade de reduzir as deficiências no gerenciamento e operação visando a melhoria da qualidade do serviço com um menor custo. O objetivo principal é propor um sistema de informações que atenda as necessidades do planejamento operacional de um Sistema de Transporte Público de Passageiros STPP alimentado por dados gerados através de novos métodos e técnicas de pesquisa. O quadro conceitual trata sobre a importância dos sistemas de informação para o planejamento operacional e sobre como novas tecnologias estão auxiliando na obtenção automatizada de dados operacionais com rapidez e confiabilidade. A área de estudo refere-se ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife STPP/RMR, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos EMTU/Recife. A metodologia empregada consistiu de uma revisão bibliográfica sobre o significado das informações para as organizações. Com os conhecimentos adquiridos foi possível analisar os sistemas de informação implantados na EMTU/Recife, avaliar a situação atual e propor um novo sistema para suprir as carências de informação do órgão gestor. A utilização diária do transporte coletivo foi usada como forma de identificar os problemas enfrentados pelos usuários e que o gestor fiscaliza de forma amostral. Foi realizada uma pesquisa com a finalidade de se ter um panorama dos métodos utilizados no planejamento e controle operacional do transporte público de passageiros no País. A pesquisa constatou que os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo utilizados por cerca de 70% das cidades pesquisadas, porém outros sistemas automatizados, ainda estão começando a serem introduzidos no Brasil. O trabalho conclui sobre a necessidade de investimento em gestão da informação e em tecnologias que possibilitem um maior e melhor controle e monitoramento da performance operacional de forma a proporcionar, com um menor custo, uma maior qualidade do serviço ofertado
id UFPE_c6a94647773592b7e7c4fd77b63ac1c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5175
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling de Barros Araujo, SimoneCavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo 2014-06-12T17:36:53Z2014-06-12T17:36:53Z2008-01-31de Barros Araujo, Simone; Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo. Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5175Esta dissertação procura investigar como um sistema de informações pode contribuir para o aperfeiçoamento da gestão do sistema de transporte público de passageiros. A escolha do tema é justificada pela necessidade de reduzir as deficiências no gerenciamento e operação visando a melhoria da qualidade do serviço com um menor custo. O objetivo principal é propor um sistema de informações que atenda as necessidades do planejamento operacional de um Sistema de Transporte Público de Passageiros STPP alimentado por dados gerados através de novos métodos e técnicas de pesquisa. O quadro conceitual trata sobre a importância dos sistemas de informação para o planejamento operacional e sobre como novas tecnologias estão auxiliando na obtenção automatizada de dados operacionais com rapidez e confiabilidade. A área de estudo refere-se ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife STPP/RMR, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos EMTU/Recife. A metodologia empregada consistiu de uma revisão bibliográfica sobre o significado das informações para as organizações. Com os conhecimentos adquiridos foi possível analisar os sistemas de informação implantados na EMTU/Recife, avaliar a situação atual e propor um novo sistema para suprir as carências de informação do órgão gestor. A utilização diária do transporte coletivo foi usada como forma de identificar os problemas enfrentados pelos usuários e que o gestor fiscaliza de forma amostral. Foi realizada uma pesquisa com a finalidade de se ter um panorama dos métodos utilizados no planejamento e controle operacional do transporte público de passageiros no País. A pesquisa constatou que os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo utilizados por cerca de 70% das cidades pesquisadas, porém outros sistemas automatizados, ainda estão começando a serem introduzidos no Brasil. O trabalho conclui sobre a necessidade de investimento em gestão da informação e em tecnologias que possibilitem um maior e melhor controle e monitoramento da performance operacional de forma a proporcionar, com um menor custo, uma maior qualidade do serviço ofertadoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas de transporte coletivo urbanoSistemas de informaçãoPlanejamento operacionalNovas tecnologiasSistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo2297_1.pdf.jpgarquivo2297_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/4/arquivo2297_1.pdf.jpg4ecdafb265b14df9cb68ecb2dd597addMD54ORIGINALarquivo2297_1.pdfapplication/pdf2227914https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/1/arquivo2297_1.pdf2cbdf62aa8f11d1e376fb0569333838dMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo2297_1.pdf.txtarquivo2297_1.pdf.txtExtracted texttext/plain379656https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/3/arquivo2297_1.pdf.txtabe0a25b04a78c5a94c8954d124ed7e3MD53123456789/51752019-10-25 03:33:53.45oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:33:53Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
title Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
spellingShingle Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
de Barros Araujo, Simone
Sistemas de transporte coletivo urbano
Sistemas de informação
Planejamento operacional
Novas tecnologias
title_short Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
title_full Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
title_fullStr Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
title_full_unstemmed Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
title_sort Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife
author de Barros Araujo, Simone
author_facet de Barros Araujo, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros Araujo, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo
contributor_str_mv Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de transporte coletivo urbano
Sistemas de informação
Planejamento operacional
Novas tecnologias
topic Sistemas de transporte coletivo urbano
Sistemas de informação
Planejamento operacional
Novas tecnologias
description Esta dissertação procura investigar como um sistema de informações pode contribuir para o aperfeiçoamento da gestão do sistema de transporte público de passageiros. A escolha do tema é justificada pela necessidade de reduzir as deficiências no gerenciamento e operação visando a melhoria da qualidade do serviço com um menor custo. O objetivo principal é propor um sistema de informações que atenda as necessidades do planejamento operacional de um Sistema de Transporte Público de Passageiros STPP alimentado por dados gerados através de novos métodos e técnicas de pesquisa. O quadro conceitual trata sobre a importância dos sistemas de informação para o planejamento operacional e sobre como novas tecnologias estão auxiliando na obtenção automatizada de dados operacionais com rapidez e confiabilidade. A área de estudo refere-se ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife STPP/RMR, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos EMTU/Recife. A metodologia empregada consistiu de uma revisão bibliográfica sobre o significado das informações para as organizações. Com os conhecimentos adquiridos foi possível analisar os sistemas de informação implantados na EMTU/Recife, avaliar a situação atual e propor um novo sistema para suprir as carências de informação do órgão gestor. A utilização diária do transporte coletivo foi usada como forma de identificar os problemas enfrentados pelos usuários e que o gestor fiscaliza de forma amostral. Foi realizada uma pesquisa com a finalidade de se ter um panorama dos métodos utilizados no planejamento e controle operacional do transporte público de passageiros no País. A pesquisa constatou que os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo utilizados por cerca de 70% das cidades pesquisadas, porém outros sistemas automatizados, ainda estão começando a serem introduzidos no Brasil. O trabalho conclui sobre a necessidade de investimento em gestão da informação e em tecnologias que possibilitem um maior e melhor controle e monitoramento da performance operacional de forma a proporcionar, com um menor custo, uma maior qualidade do serviço ofertado
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:36:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:36:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv de Barros Araujo, Simone; Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo. Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5175
identifier_str_mv de Barros Araujo, Simone; Cavalcanti da Costa Lima Neto, Oswaldo. Sistema de informação para o planejamento operacional do transporte coletivo urbano: aplicado a Região Metropolitana do Recife. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/4/arquivo2297_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/1/arquivo2297_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5175/3/arquivo2297_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ecdafb265b14df9cb68ecb2dd597add
2cbdf62aa8f11d1e376fb0569333838d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
abe0a25b04a78c5a94c8954d124ed7e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310808326111232