A profissão docente para professores em readaptação funcional : uma análise a partir da teoria das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Patrícia Irene dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55798
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais da profissão docente, construídas por professores em situações de mal-estar e adoecimento, indicando as influências dessas representações para a permanência ou abandono da docência. Adotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores readaptados de função de escolas municipais e estaduais de Recife. A investigação foi desenvolvida em três etapas articuladas entre si. Na primeira, realizamos estudo bibliográfico para definir aproximações e distanciamentos entre o mal-estar e o adoecimento docente e um levantamento utilizando o questionário para traçar o perfil de 31 professores readaptados. Indicamos as patologias que mais os acometem. Na segunda etapa, uma análise documental da legislação que regulamenta os serviços de atendimento à saúde docente nos sistemas municipal do Recife e estadual e entrevistas semiestruturadas com gestores desses serviços. Na terceira etapa, entrevista semiestruturada com 17 professores onde: traçamos o percurso do adoecimento à readaptação junto aos serviços; indicamos os simbolismos que envolvem a condição de readaptado; revelamos as representações sociais desses profissionais acerca da profissão e suas influências para permanência ou abandono da profissão. Organizamos e discutimos os dados com o auxílio do ‘software ATLAS.ti 22’ e da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que o mal-estar e adoecimento entre docentes das redes municipal e estadual são uma realidade e levam à condição de readaptação. São profissionais em sua maioria mulheres; com idade entre 37 e 61 anos; formação predominante em pós-graduação (especialização); com cerca de 20 anos de profissão. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional (depressão, ansiedade, síndrome do pânico etc.) e os fatores mais relevantes que provocam o adoecimento são: relações interpessoais conflituosas com a gestão escolar; falta de reconhecimento (social e financeiro) e desvalorização. Constatamos que as iniciativas para com a saúde do professor ganharam espaço na legislação e políticas estadual e municipal, a partir dos anos 2000. Atualmente existem serviços de atendimento nos sistemas (Municipal/SAS e Estadual/NAS) e eles oferecem suporte nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, as quais são bem avaliadas pelos professores. No entanto ficou evidenciado que a sobrecarga de trabalho tem inviabilizado a continuidade dos tratamentos. Sobre a homologação da readaptação definitiva ou temporária, fica a cargo da Junta ou Perícia Médica garanti-la, percurso nem sempre tranquilo de ser enfrentado pelos docentes. Conforme os entrevistados, a condição de readaptado gera sentimentos de exclusão, resistência e superação. Sobre as representações sociais da profissão, conferimos que elas estão centradas em contribuir para o crescimento dos alunos e transformação da sociedade, tais representações são semelhantes às de professores em exercício ou de licenciandos. A pesquisa sugere que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em aperfeiçoamento, condições laborais, reconhecimento e valorização. Sinaliza, ainda, para a necessidade de incremento dos serviços de saúde já existentes, bem como a efetivação de políticas públicas emergentes de prevenção e saúde direcionadas aos professores no contexto atual.
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spelling SANTOS, Patrícia Irene doshttp://lattes.cnpq.br/3035863259376862http://lattes.cnpq.br/6311786387582869MACHADO, Laêda Bezerra2024-04-09T15:00:06Z2024-04-09T15:00:06Z2024-02-06SANTOS, Patrícia Irene dos. A profissão docente para professores em readapatação funcional: uma análise a partir da teoria das representações sociais. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55798A pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais da profissão docente, construídas por professores em situações de mal-estar e adoecimento, indicando as influências dessas representações para a permanência ou abandono da docência. Adotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores readaptados de função de escolas municipais e estaduais de Recife. A investigação foi desenvolvida em três etapas articuladas entre si. Na primeira, realizamos estudo bibliográfico para definir aproximações e distanciamentos entre o mal-estar e o adoecimento docente e um levantamento utilizando o questionário para traçar o perfil de 31 professores readaptados. Indicamos as patologias que mais os acometem. Na segunda etapa, uma análise documental da legislação que regulamenta os serviços de atendimento à saúde docente nos sistemas municipal do Recife e estadual e entrevistas semiestruturadas com gestores desses serviços. Na terceira etapa, entrevista semiestruturada com 17 professores onde: traçamos o percurso do adoecimento à readaptação junto aos serviços; indicamos os simbolismos que envolvem a condição de readaptado; revelamos as representações sociais desses profissionais acerca da profissão e suas influências para permanência ou abandono da profissão. Organizamos e discutimos os dados com o auxílio do ‘software ATLAS.ti 22’ e da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que o mal-estar e adoecimento entre docentes das redes municipal e estadual são uma realidade e levam à condição de readaptação. São profissionais em sua maioria mulheres; com idade entre 37 e 61 anos; formação predominante em pós-graduação (especialização); com cerca de 20 anos de profissão. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional (depressão, ansiedade, síndrome do pânico etc.) e os fatores mais relevantes que provocam o adoecimento são: relações interpessoais conflituosas com a gestão escolar; falta de reconhecimento (social e financeiro) e desvalorização. Constatamos que as iniciativas para com a saúde do professor ganharam espaço na legislação e políticas estadual e municipal, a partir dos anos 2000. Atualmente existem serviços de atendimento nos sistemas (Municipal/SAS e Estadual/NAS) e eles oferecem suporte nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, as quais são bem avaliadas pelos professores. No entanto ficou evidenciado que a sobrecarga de trabalho tem inviabilizado a continuidade dos tratamentos. Sobre a homologação da readaptação definitiva ou temporária, fica a cargo da Junta ou Perícia Médica garanti-la, percurso nem sempre tranquilo de ser enfrentado pelos docentes. Conforme os entrevistados, a condição de readaptado gera sentimentos de exclusão, resistência e superação. Sobre as representações sociais da profissão, conferimos que elas estão centradas em contribuir para o crescimento dos alunos e transformação da sociedade, tais representações são semelhantes às de professores em exercício ou de licenciandos. A pesquisa sugere que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em aperfeiçoamento, condições laborais, reconhecimento e valorização. Sinaliza, ainda, para a necessidade de incremento dos serviços de saúde já existentes, bem como a efetivação de políticas públicas emergentes de prevenção e saúde direcionadas aos professores no contexto atual.FACEPEThe research had the general objective of identifying the social representations of the teaching profession, constructed by teachers in situations of malaise and illness, indicating the influences of these representations on whether they remain or abandon teaching. We adopted the Theory of Social Representations as a reference. This is a qualitative research study with teachers readapted to work in municipal and state schools in Recife. The investigation was developed in three interconnected stages. First, we carried out a bibliographical study to define similarities and distances between teacher malaise and illness and a survey using a questionnaire to profile 31 readapted teachers. We indicate the pathologies that most affect them. In the second stage, a documentary analysis of the legislation that regulates teacher health care services in Recife's municipal and state systems and semi-structured interviews with managers of these services. In the third stage, a semi-structured interview with 17 teachers where: we traced the path from illness to readaptation with services; we indicate the symbolisms that involve the condition of readaptation; we revealed the social representations of these professionals regarding the profession and their influences on whether they remain in or abandon the profession. We organized and discussed the data with the help of the ‘ATLAS.ti 22 software’ and the Content Analysis technique. The results revealed that discomfort and illness among teachers in municipal and state networks are a reality and lead to readaptation conditions. Most of them are women professionals; aged between 37 and 61 years; predominant postgraduate training (specialization); with around 20 years of profession. The pathologies that keep teachers away from the classroom the most are emotional (depression, anxiety, panic syndrome, etc.) and the most relevant factors that cause illness are: conflicting interpersonal relationships with school management; lack of recognition (social and financial) and devaluation. We found that initiatives for teacher health gained space in state and municipal legislation and policies, starting in the 2000s. Currently, there are support services in the systems (Municipal/SAS and State/NAS) and they offer support in the areas of Service Social, Psychology, Speech Therapy, which are well evaluated by teachers. However, it became clear that the work overload has made it impossible to continue treatments. Regarding the approval of definitive or temporary readaptation, it is the responsibility of the Medical Board or Expertise to guarantee it, a path that is not always easy for teachers to face. According to those interviewed, being readapted generates feelings of exclusion, resistance and overcoming. Regarding the social representations of the profession, we see that they are focused on contributing to the growth of students and the transformation of society, such representations are similar to those of practicing teachers or undergraduates. The research suggests that the quality of teaching work requires investments in improvement, working conditions, recognition and appreciation. It also signals the need to increase existing health services, as well as the implementation of emerging public prevention and health policies aimed at teachers in the current context.La investigación tuvo como objetivo general identificar las representaciones sociales de la profesión docente, construidas por profesores en situaciones de malestar y enfermedad, indicando las influencias de estas representaciones sobre si permanecen o abandonan la docencia. Adoptamos como referencia la Teoría de las Representaciones Sociales. Se trata de una investigación cualitativa con docentes readaptados para el trabajo en escuelas municipales y estatales de Recife. La investigación se desarrolló en tres etapas interconectadas. En primer lugar, llevamos a cabo un estudio bibliográfico para definir similitudes y distancias entre el malestar y la enfermedad docente y una encuesta mediante un cuestionario para perfilar a 31 docentes readaptados. Te indicamos las patologías que más les afectan. En la segunda etapa, se realizó un análisis documental de la legislación que regula los servicios de salud docente en los sistemas municipal y estatal de Recife y entrevistas semiestructuradas con gestores de esos servicios. En la tercera etapa, se realizó una entrevista semiestructurada a 17 docentes donde: trazamos el camino desde la enfermedad hasta la readaptación a los servicios; indicamos los simbolismos que involucran la condición de readaptación; revelamos las representaciones sociales de estos profesionales sobre la profesión y sus influencias sobre si permanecen o abandonan la profesión. Organizamos y discutimos los datos con la ayuda del 'software ATLAS.ti 22' y la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados revelaron que el malestar y la enfermedad entre los docentes de las redes municipales y estatales son una realidad y conducen a condiciones de readaptación. La mayoría de ellas son mujeres profesionales; edad entre 37 y 61 años; formación de posgrado predominante (especialización); con alrededor de 20 años de profesión. Las patologías que más alejan a los docentes de las aulas son las emocionales (depresión, ansiedad, síndrome de pánico, etc.) y los factores más relevantes que provocan enfermedades son: relaciones interpersonales conflictivas con la dirección del centro; falta de reconocimiento (social y financiero) y devaluación. Encontramos que las iniciativas para la salud docente ganaron espacio en las legislaciones y políticas estatales y municipales, a partir de la década de 2000. Actualmente, existen servicios de apoyo en los sistemas (Municipal/SAS y Estatal/NAS) y ofrecen apoyo en las áreas de Servicio Social. , Psicología, Logopedia, las cuales son bien evaluadas por los docentes. Sin embargo, quedó claro que la sobrecarga de trabajo hizo imposible continuar con los tratamientos. En cuanto a la aprobación de la readaptación definitiva o temporal, corresponde a la Junta Médica o Peritaje garantizarla, un camino que no siempre es fácil de afrontar para los docentes. Según los entrevistados, la readaptación genera sentimientos de exclusión, resistencia y superación. En cuanto a las representaciones sociales de la profesión, vemos que están enfocadas a contribuir al crecimiento de los estudiantes y la transformación de la sociedad, tales representaciones son similares a las de los docentes en ejercicio o de los estudiantes universitarios. La investigación sugiere que la calidad del trabajo docente requiere inversiones en mejora, condiciones de trabajo, reconocimiento y valoración. También señala la necesidad de incrementar los servicios de salud existentes, así como la implementación de políticas públicas emergentes de prevención y salud dirigidas a los docentes en el contexto actual.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessoresRepresentações SociaisProfessores - Estresse ocupacionalA profissão docente para professores em readaptação funcional : uma análise a partir da teoria das representações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Patrícia Irene dos Santos.pdf.txtTESE Patrícia Irene dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain561410https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55798/4/TESE%20Patr%c3%adcia%20Irene%20dos%20Santos.pdf.txt0b7b662df10167de0ef94e4fe5416229MD54THUMBNAILTESE Patrícia Irene dos Santos.pdf.jpgTESE Patrícia Irene dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55798/5/TESE%20Patr%c3%adcia%20Irene%20dos%20Santos.pdf.jpgad5fd9fdf706c706477aba8ecc0c3171MD55ORIGINALTESE Patrícia Irene dos Santos.pdfTESE Patrícia Irene dos Santos.pdfapplication/pdf2358904https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55798/1/TESE%20Patr%c3%adcia%20Irene%20dos%20Santos.pdf3cd26a93ad87208a4f5abd8107efe432MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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