Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48514 |
Resumo: | Pontes e viadutos rodoviários são elementos de vital importância para o desenvolvimento econômico e social de qualquer País, especialmente do Brasil que tem o modal rodoviário como o mais utilizado para o transporte de pessoas e de mercadorias, se comparado aos modais ferroviário e aquaviário. Essa importância requer uma permanente atenção ao processo de deterioração a que tais obras estão suscetíveis ao longo do tempo; requer também o desenvolvimento de pesquisas sobre avaliação de desempenho, vida útil e modelos de deterioração, como as que vêm sendo desenvolvidas em vários países com a finalidade de identificar as condições de estabilidade e de funcionalidade, contribuindo também para a tomada de decisão voltada ao planejamento de manutenções regulares e das correções que se fizerem necessárias. Nesse sentido, esta pesquisa pretende dar uma contribuição à evolução dessa área do conhecimento, apresentando os resultados da estimativa da vida útil das superestruturas de 98 pontes e viadutos de rodovias federais no Estado de Pernambuco, por meio da aplicação do Método dos Fatores e das técnicas de Análise de Sobrevivência. Os dados das obras do conjunto analisado foram obtidos do banco de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, sendo agrupados pelo tipo de material da superestrutura (concreto armado e concreto protendido), considerando as informações das inspeções periódicas realizadas nessas obras em 2019. Dentre os resultados decorrentes da aplicação de ambas as metodologias, destaca-se que as superestruturas construídas em concreto armado possuem um nível mais elevado de deterioração em relação àquelas executadas em concreto protendido. Por fim, as informações obtidas mostraram que as duas metodologias empregadas nesta pesquisa são confiáveis e consistentes, pois produziram resultados apropriados e baseados em conceitos validados na literatura para a finalidade a que se destinam, podendo, portanto, ser usadas na estimativa de vida útil das diversas tipologias de Obras de Arte Especiais das rodovias brasileiras, mesmo quando existirem limitações das informações registradas em um banco de dados e a inexistência de um planejamento de inspeções regulares. |
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Essa importância requer uma permanente atenção ao processo de deterioração a que tais obras estão suscetíveis ao longo do tempo; requer também o desenvolvimento de pesquisas sobre avaliação de desempenho, vida útil e modelos de deterioração, como as que vêm sendo desenvolvidas em vários países com a finalidade de identificar as condições de estabilidade e de funcionalidade, contribuindo também para a tomada de decisão voltada ao planejamento de manutenções regulares e das correções que se fizerem necessárias. Nesse sentido, esta pesquisa pretende dar uma contribuição à evolução dessa área do conhecimento, apresentando os resultados da estimativa da vida útil das superestruturas de 98 pontes e viadutos de rodovias federais no Estado de Pernambuco, por meio da aplicação do Método dos Fatores e das técnicas de Análise de Sobrevivência. Os dados das obras do conjunto analisado foram obtidos do banco de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, sendo agrupados pelo tipo de material da superestrutura (concreto armado e concreto protendido), considerando as informações das inspeções periódicas realizadas nessas obras em 2019. Dentre os resultados decorrentes da aplicação de ambas as metodologias, destaca-se que as superestruturas construídas em concreto armado possuem um nível mais elevado de deterioração em relação àquelas executadas em concreto protendido. Por fim, as informações obtidas mostraram que as duas metodologias empregadas nesta pesquisa são confiáveis e consistentes, pois produziram resultados apropriados e baseados em conceitos validados na literatura para a finalidade a que se destinam, podendo, portanto, ser usadas na estimativa de vida útil das diversas tipologias de Obras de Arte Especiais das rodovias brasileiras, mesmo quando existirem limitações das informações registradas em um banco de dados e a inexistência de um planejamento de inspeções regulares.Road bridges and viaducts are elements of vital importance for the economic and social development of any country, especially in Brazil, where roads are the most used means of transportation of people and goods, when compared to railways and waterways. This importance requires permanent attention to the deterioration process to which such works are susceptible over time; it also requires the development of research on performance evaluation, service life, and deterioration models, as have been developed in several countries in order to identify the conditions of stability and functionality, also contributing to the decision-making process aimed at planning regular maintenance and corrections that may be necessary. In this sense, this research intends to contribute to the evolution of this area of knowledge by presenting the results of the estimation of the service life of the superstructures of 98 bridges and viaducts of federal highways in the state of Pernambuco, through the application of the Factor Method and the techniques of Survival Analysis. The data of the works of the analyzed set were obtained from the database of the National Department of Transport Infrastructure - DNIT, being grouped by the type of material of the superstructure (reinforced concrete and prestressed concrete), considering the information from the periodic inspections performed in these works in 2019. Among the results arising from the application of both methodologies, it stands out that the superstructures built in reinforced concrete have a higher level of deterioration compared to those executed in prestressed concrete. Finally, the information obtained showed that the two methodologies employed in this research are reliable and consistent, because they produced appropriate results based on concepts validated in the literature for their intended purpose, and can therefore be used in estimating the service life of the various types of Special Structures of Brazilian highways, even when there are limitations of the information recorded in a database and the absence of a plan of regular inspections.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilDeterioraçãoInspeçãoPontes e viadutosVida útilUso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Clayton José Gomes Silva.pdfTESE Clayton José Gomes Silva.pdfapplication/pdf3580157https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/1/TESE%20Clayton%20Jos%c3%a9%20Gomes%20Silva.pdfcf8655010312f8c6aaab5f8b4d1740ffMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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