Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Clayton José Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000rnvp
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48514
Resumo: Pontes e viadutos rodoviários são elementos de vital importância para o desenvolvimento econômico e social de qualquer País, especialmente do Brasil que tem o modal rodoviário como o mais utilizado para o transporte de pessoas e de mercadorias, se comparado aos modais ferroviário e aquaviário. Essa importância requer uma permanente atenção ao processo de deterioração a que tais obras estão suscetíveis ao longo do tempo; requer também o desenvolvimento de pesquisas sobre avaliação de desempenho, vida útil e modelos de deterioração, como as que vêm sendo desenvolvidas em vários países com a finalidade de identificar as condições de estabilidade e de funcionalidade, contribuindo também para a tomada de decisão voltada ao planejamento de manutenções regulares e das correções que se fizerem necessárias. Nesse sentido, esta pesquisa pretende dar uma contribuição à evolução dessa área do conhecimento, apresentando os resultados da estimativa da vida útil das superestruturas de 98 pontes e viadutos de rodovias federais no Estado de Pernambuco, por meio da aplicação do Método dos Fatores e das técnicas de Análise de Sobrevivência. Os dados das obras do conjunto analisado foram obtidos do banco de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, sendo agrupados pelo tipo de material da superestrutura (concreto armado e concreto protendido), considerando as informações das inspeções periódicas realizadas nessas obras em 2019. Dentre os resultados decorrentes da aplicação de ambas as metodologias, destaca-se que as superestruturas construídas em concreto armado possuem um nível mais elevado de deterioração em relação àquelas executadas em concreto protendido. Por fim, as informações obtidas mostraram que as duas metodologias empregadas nesta pesquisa são confiáveis e consistentes, pois produziram resultados apropriados e baseados em conceitos validados na literatura para a finalidade a que se destinam, podendo, portanto, ser usadas na estimativa de vida útil das diversas tipologias de Obras de Arte Especiais das rodovias brasileiras, mesmo quando existirem limitações das informações registradas em um banco de dados e a inexistência de um planejamento de inspeções regulares.
id UFPE_c7678c48e3627a29ebfaf48f917b9354
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48514
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Clayton José Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7416627736077371http://lattes.cnpq.br/9272579827887449http://lattes.cnpq.br/9191655335324358OLIVEIRA, Romilde Almeida deCARNEIRO, Arnaldo Manoel Pereira2023-01-04T13:44:00Z2023-01-04T13:44:00Z2022-09-29SILVA, Clayton José Gomes. Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48514ark:/64986/001300000rnvpPontes e viadutos rodoviários são elementos de vital importância para o desenvolvimento econômico e social de qualquer País, especialmente do Brasil que tem o modal rodoviário como o mais utilizado para o transporte de pessoas e de mercadorias, se comparado aos modais ferroviário e aquaviário. Essa importância requer uma permanente atenção ao processo de deterioração a que tais obras estão suscetíveis ao longo do tempo; requer também o desenvolvimento de pesquisas sobre avaliação de desempenho, vida útil e modelos de deterioração, como as que vêm sendo desenvolvidas em vários países com a finalidade de identificar as condições de estabilidade e de funcionalidade, contribuindo também para a tomada de decisão voltada ao planejamento de manutenções regulares e das correções que se fizerem necessárias. Nesse sentido, esta pesquisa pretende dar uma contribuição à evolução dessa área do conhecimento, apresentando os resultados da estimativa da vida útil das superestruturas de 98 pontes e viadutos de rodovias federais no Estado de Pernambuco, por meio da aplicação do Método dos Fatores e das técnicas de Análise de Sobrevivência. Os dados das obras do conjunto analisado foram obtidos do banco de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, sendo agrupados pelo tipo de material da superestrutura (concreto armado e concreto protendido), considerando as informações das inspeções periódicas realizadas nessas obras em 2019. Dentre os resultados decorrentes da aplicação de ambas as metodologias, destaca-se que as superestruturas construídas em concreto armado possuem um nível mais elevado de deterioração em relação àquelas executadas em concreto protendido. Por fim, as informações obtidas mostraram que as duas metodologias empregadas nesta pesquisa são confiáveis e consistentes, pois produziram resultados apropriados e baseados em conceitos validados na literatura para a finalidade a que se destinam, podendo, portanto, ser usadas na estimativa de vida útil das diversas tipologias de Obras de Arte Especiais das rodovias brasileiras, mesmo quando existirem limitações das informações registradas em um banco de dados e a inexistência de um planejamento de inspeções regulares.Road bridges and viaducts are elements of vital importance for the economic and social development of any country, especially in Brazil, where roads are the most used means of transportation of people and goods, when compared to railways and waterways. This importance requires permanent attention to the deterioration process to which such works are susceptible over time; it also requires the development of research on performance evaluation, service life, and deterioration models, as have been developed in several countries in order to identify the conditions of stability and functionality, also contributing to the decision-making process aimed at planning regular maintenance and corrections that may be necessary. In this sense, this research intends to contribute to the evolution of this area of knowledge by presenting the results of the estimation of the service life of the superstructures of 98 bridges and viaducts of federal highways in the state of Pernambuco, through the application of the Factor Method and the techniques of Survival Analysis. The data of the works of the analyzed set were obtained from the database of the National Department of Transport Infrastructure - DNIT, being grouped by the type of material of the superstructure (reinforced concrete and prestressed concrete), considering the information from the periodic inspections performed in these works in 2019. Among the results arising from the application of both methodologies, it stands out that the superstructures built in reinforced concrete have a higher level of deterioration compared to those executed in prestressed concrete. Finally, the information obtained showed that the two methodologies employed in this research are reliable and consistent, because they produced appropriate results based on concepts validated in the literature for their intended purpose, and can therefore be used in estimating the service life of the various types of Special Structures of Brazilian highways, even when there are limitations of the information recorded in a database and the absence of a plan of regular inspections.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilDeterioraçãoInspeçãoPontes e viadutosVida útilUso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Clayton José Gomes Silva.pdfTESE Clayton José Gomes Silva.pdfapplication/pdf3580157https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/1/TESE%20Clayton%20Jos%c3%a9%20Gomes%20Silva.pdfcf8655010312f8c6aaab5f8b4d1740ffMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53THUMBNAILTESE Clayton José Gomes Silva.pdf.jpgTESE Clayton José Gomes Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/4/TESE%20Clayton%20Jos%c3%a9%20Gomes%20Silva.pdf.jpg5d63d10935a2dd6f998a0685b08903a7MD54123456789/485142023-01-05 02:18:59.566oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-01-05T05:18:59Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
title Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
spellingShingle Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
SILVA, Clayton José Gomes
Engenharia civil
Deterioração
Inspeção
Pontes e viadutos
Vida útil
title_short Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
title_full Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
title_fullStr Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
title_full_unstemmed Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
title_sort Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários
author SILVA, Clayton José Gomes
author_facet SILVA, Clayton José Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7416627736077371
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9272579827887449
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9191655335324358
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Clayton José Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv OLIVEIRA, Romilde Almeida de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv CARNEIRO, Arnaldo Manoel Pereira
contributor_str_mv OLIVEIRA, Romilde Almeida de
CARNEIRO, Arnaldo Manoel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Deterioração
Inspeção
Pontes e viadutos
Vida útil
topic Engenharia civil
Deterioração
Inspeção
Pontes e viadutos
Vida útil
description Pontes e viadutos rodoviários são elementos de vital importância para o desenvolvimento econômico e social de qualquer País, especialmente do Brasil que tem o modal rodoviário como o mais utilizado para o transporte de pessoas e de mercadorias, se comparado aos modais ferroviário e aquaviário. Essa importância requer uma permanente atenção ao processo de deterioração a que tais obras estão suscetíveis ao longo do tempo; requer também o desenvolvimento de pesquisas sobre avaliação de desempenho, vida útil e modelos de deterioração, como as que vêm sendo desenvolvidas em vários países com a finalidade de identificar as condições de estabilidade e de funcionalidade, contribuindo também para a tomada de decisão voltada ao planejamento de manutenções regulares e das correções que se fizerem necessárias. Nesse sentido, esta pesquisa pretende dar uma contribuição à evolução dessa área do conhecimento, apresentando os resultados da estimativa da vida útil das superestruturas de 98 pontes e viadutos de rodovias federais no Estado de Pernambuco, por meio da aplicação do Método dos Fatores e das técnicas de Análise de Sobrevivência. Os dados das obras do conjunto analisado foram obtidos do banco de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, sendo agrupados pelo tipo de material da superestrutura (concreto armado e concreto protendido), considerando as informações das inspeções periódicas realizadas nessas obras em 2019. Dentre os resultados decorrentes da aplicação de ambas as metodologias, destaca-se que as superestruturas construídas em concreto armado possuem um nível mais elevado de deterioração em relação àquelas executadas em concreto protendido. Por fim, as informações obtidas mostraram que as duas metodologias empregadas nesta pesquisa são confiáveis e consistentes, pois produziram resultados apropriados e baseados em conceitos validados na literatura para a finalidade a que se destinam, podendo, portanto, ser usadas na estimativa de vida útil das diversas tipologias de Obras de Arte Especiais das rodovias brasileiras, mesmo quando existirem limitações das informações registradas em um banco de dados e a inexistência de um planejamento de inspeções regulares.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T13:44:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-04T13:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Clayton José Gomes. Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48514
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000rnvp
identifier_str_mv SILVA, Clayton José Gomes. Uso do método dos fatores e da análise de sobrevivência na estimativa de vida útil da superestrutura de pontes e viadutos rodoviários. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
ark:/64986/001300000rnvp
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/1/TESE%20Clayton%20Jos%c3%a9%20Gomes%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48514/4/TESE%20Clayton%20Jos%c3%a9%20Gomes%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf8655010312f8c6aaab5f8b4d1740ff
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
5d63d10935a2dd6f998a0685b08903a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172897395703808