Análise de práticas dialógicas de linguagens no ciberespaço fanfiction : importantes reflexões
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40806 |
Resumo: | Tem se estabelecido uma revolução digital em que a convergência tecnológica e de linguagens muda as formas de relações interpessoais e de comunicação, formando uma cibercultura. A geração Baby Boomer (pessoas com mais de 45 anos, que nasceram logo após o fim da Segunda Guerra Mundial) como também a geração Z (pessoas nascidas a partir dos anos noventa, já imersas no universo da internet) estão cada dia mais conectadas ao cibermundo. A cultura da tela não só tem oferecido um universo de cores, sons, imagens, textos e movimento, mas tem moldado novas formas de interação social. Há um processo de virtualização das relações sociais. Hoje, praticamente, já não fazemos ligações telefônicas, nossa comunicação, na maioria das vezes, está se resumindo a mensagens de texto. A leitura e a escrita, por serem práticas sociais situadas, também estão se “moldando” a essa tela, por isso, desenvolver pesquisas que analisem o rebatimento dessas transformações nesses importantes eixos de língua portuguesa é de suma importância. A partir dessa premissa, investigamos o processo dialógico que se estabelece no microcosmo de produção de textos de perfil literário fanfiction. Tivemos como arcabouço teórico sobre o dialogismo, principalmente, as contribuições de teorias de Bakhtin (2005), Barros (2003) e Brait (2006), entre outros. Como a pesquisa exige uma imersão no universo digital, temos como referencial metodológico a netnografia, que é uma vertente da etnografia, mas que tem o cibermundo como espaço de reflexão, análise e coleta de dados. A análise de conteúdo de Bardin (2011) também nos dá base para a reflexão e produção de categorias. Analisamos a produção de 45 contos de perfil fanfiction, escritos por quinze escritores, bem como a atitude responsiva ativa dos leitores sobre os contos postados. Os dados analisados comprovaram que as práticas digitais de produção de linguagem na esfera fanfiction têm como eixo o dialogismo constitutivo. A produção escrita nessa plataforma digital é ancorada em uma tríade dialógica constituída entre a obra inspiradora, as expectativas e desejos do autor fanfiction e as intervenções feitas pelos leitores das obras. Em face disso, o novo texto acaba sendo marcado por essas vozes, que o tornam multifacetado e repleto de intersubjetividade. Observamos também que o gênero textual, ao adentrar nesse espaço digital, sofre modificações em função das condições de produção estabelecidas e que a plataforma fanfiction é um lócus de produção escrita extraescolar colaborativa, em que a autoria é compartilhada, já que o princípio fundador da linguagem online é a interação. |
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A cultura da tela não só tem oferecido um universo de cores, sons, imagens, textos e movimento, mas tem moldado novas formas de interação social. Há um processo de virtualização das relações sociais. Hoje, praticamente, já não fazemos ligações telefônicas, nossa comunicação, na maioria das vezes, está se resumindo a mensagens de texto. A leitura e a escrita, por serem práticas sociais situadas, também estão se “moldando” a essa tela, por isso, desenvolver pesquisas que analisem o rebatimento dessas transformações nesses importantes eixos de língua portuguesa é de suma importância. A partir dessa premissa, investigamos o processo dialógico que se estabelece no microcosmo de produção de textos de perfil literário fanfiction. Tivemos como arcabouço teórico sobre o dialogismo, principalmente, as contribuições de teorias de Bakhtin (2005), Barros (2003) e Brait (2006), entre outros. Como a pesquisa exige uma imersão no universo digital, temos como referencial metodológico a netnografia, que é uma vertente da etnografia, mas que tem o cibermundo como espaço de reflexão, análise e coleta de dados. A análise de conteúdo de Bardin (2011) também nos dá base para a reflexão e produção de categorias. Analisamos a produção de 45 contos de perfil fanfiction, escritos por quinze escritores, bem como a atitude responsiva ativa dos leitores sobre os contos postados. Os dados analisados comprovaram que as práticas digitais de produção de linguagem na esfera fanfiction têm como eixo o dialogismo constitutivo. A produção escrita nessa plataforma digital é ancorada em uma tríade dialógica constituída entre a obra inspiradora, as expectativas e desejos do autor fanfiction e as intervenções feitas pelos leitores das obras. Em face disso, o novo texto acaba sendo marcado por essas vozes, que o tornam multifacetado e repleto de intersubjetividade. Observamos também que o gênero textual, ao adentrar nesse espaço digital, sofre modificações em função das condições de produção estabelecidas e que a plataforma fanfiction é um lócus de produção escrita extraescolar colaborativa, em que a autoria é compartilhada, já que o princípio fundador da linguagem online é a interação.A digital revolution in which technological convergence and languages change the forms of interpersonal relationships and communication has established itself as a cyberculture.The Baby Boomer generation (people over 45, born just after the end of World War II) as well as generation Z (people born from the nineties, already immersed in the universe of the internet) are increasingly connected to the cyberworld. Screen culture has not only offered a universe of colors, sounds, images, texts and movement, but has shaped new forms of social interaction. There is a process of virtualization of social relations. Today, we practically no longer make phone calls, our communication, most of the time, is summarizing text messages.Reading and writing are located social practices so will also "shape" this screen, so to develop research that analyzes the reflation of these transformations in these important axes of Portuguese language is of utmost importance. From this premise, we investigate the dialogical process that is established in the microcosm of production of texts of literary profile fanfiction.We have as theoretical framework on dialogism, mainly the contributions of theories of Bakhtin (2005), Barros (2003) and Brait (2006) among others. As research requires immersion in the digital universe, we have methodological reference netnography, which is a strand of ethnography, but has cyberworld as a space for reflection, analysis and data collection.Bardin's (2011) content analysis also provides no basis for the reflection and production of categories. We have analyzed the production of 45 tales of profile fanfiction written by fifteen writers, as well as the active responsive attitude of the readers on the stories posted. The analyzed data proved that the digital practices of language production in the sphere fanfiction have as axis the constitutive dialogism.Written output on this digital platform is anchored in a dialogical triad between the inspiring work, the expectations and desires of the fanfiction author and the interventions made by the readers of the works. On the face of it, the new text will be marked by these voices, which will make it multifaceted and drenched in intersubjectivity. We also observe that the textual genre when entering this digital space undergoes modifications in function of established production conditions and that the fanfiction platform is a locus of collaborative out-of-school written production in which authorship is shared, since the founding principle of online language is interaction.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProdução Textual - TecnologiasProdução Escrita - TecnologiasLiteratura – produção de Textos – TecnologiasUFPE - Pós- graduaçãoAnálise de práticas dialógicas de linguagens no ciberespaço fanfiction : importantes reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Djário Dias de Araújo.pdfTESE Djário Dias de Araújo.pdfapplication/pdf2591461https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40806/1/TESE%20Dj%c3%a1rio%20Dias%20de%20Ara%c3%bajo.pdf8c840f9de5989f483fbc596f0894ea74MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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