A oralidade entre o prescrito e o possível : a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40977
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spelling ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santanahttp://lattes.cnpq.br/0364072255828765http://lattes.cnpq.br/3685495814664993SUASSUNA, Lívia2021-08-17T12:15:32Z2021-08-17T12:15:32Z2021-03-12ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana. A oralidade entre o prescrito e o possível: a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40977ark:/64986/001300000mhhxARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTANA, Flávia Barbosa deAinda que as pesquisas acadêmicas sobre a oralidade tenham aumentado significativamente durante os últimos anos, reconhece-se a dificuldade que os professores têm de compreendê-la como parte de sua prática, e isso interfere diretamente na capacidade de estabelecer objetivos coerentes para o trabalho com gêneros orais, inclusive em conformidade com o que está posto nos documentos curriculares oficiais para o ensino da oralidade. Diante do exposto, indaga-se: Como os professores das escolas estaduais de Pernambuco compreendem o que está posto nos documentos curriculares para o trabalho com gêneros orais e como organizam sua prática a partir dessa compreensão? Assim, os principais objetivos desta pesquisa são investigar como os professores de língua portuguesa da rede estadual de Pernambuco (re)elaboram e vivenciam o currículo para o ensino de oralidade. A hipótese levantada é que a maioria dos professores da rede estadual de Pernambuco não faz uma reflexão mais aprofundada sobre as orientações presentes nos documentos curriculares oficiais estaduais para o tratamento da oralidade. A fundamentação teórica está dividida em três partes que contemplam: 1) o currículo, com base nos escritos de Gimeno Sacristán (2000), Silva (2015) e outros; 2) a organização do componente curricular Língua Portuguesa, a partir das pesquisas de teóricos como Bakhtin (2011) e Soares (2012); e 3) a abordagem da oralidade nas aulas de língua materna do Ensino Médio, através de reflexões postuladas por investigadores como Marcuschi (2010) e Schneuwly (2004a, 2004b). A pesquisa seguiu o paradigma qualitativo, apresentando-se como um estudo de casos múltiplos. O corpus é proveniente de várias fontes: documentos curriculares oficiais, respostas de questionários online, transcrição de entrevistas, planejamentos de ensino escritos e observações de aulas. Os métodos de análise utilizados foram: Análise Documental, Análise de Conteúdo e Paradigma Indiciário. A tese defendida é que os professores possuem uma visão crítica de currículo e entendem que têm um papel importante a desempenhar na sua (re)elaboração, visto que o currículo não é concebido somente como documento prescritivo, mas como espaço de disputas de poder. Afastam-se, assim, em alguma medida, das propostas de sua rede, objetivando um ensino que atenda às suas necessidades e às de suas turmas. Já durante a vivência desse currículo nas aulas de língua, mais especificamente no que tange às práticas de oralidade, apesar de compreenderem teoricamente o que seria uma abordagem sociointeracionista de ensino da língua falada, os docentes encaminham práticas divergentes, aproximando-se tanto de concepções mais usuais de ensino do oral, quanto de uma concepção sociointeracionista. Múltiplos fatores podem contribuir para essa diversidade de concepções e práticas, mas, diante dos dados coletados e analisados, parece-nos que a formação inicial e continuada e os saberes experienciais adquiridos ao longo da trajetória profissional são decisivos nesse processo de (re)elaboração e vivência do currículo de língua portuguesa no tocante ao ensino de oralidade. Assim, apontamos para a necessidade de mais estudos que investiguem as relações entre os temas ensino de oralidade, formação inicial e continuada e saberes profissionais.FACEPEAlthough academic research on orality has increased significantly over the past few years, it is recognized that teachers have difficulty understanding it as part of their practice, and this directly interferes with the ability to establish coherent goals for working with spoken genres, including in accordance with what is stated in the educational curriculum documents for the teaching of orality. Due to this, we ask: How do teachers from state schools in Pernambuco understand what is put in the curriculum documents for working with spoken genres and how do they organize their practice based on this understanding? Thus, the main objectives of this research are to investigate how Portuguese language teachers from Pernambuco state educational system (re) elaborate and experience the curriculum for the teaching of orality. The hypothesis raised is that the majority of teachers in Pernambuco state educational system do not reflect more deeply on the guidelines present in the educational curricular documents for the treatment of orality. The theoretical basis is divided into three parts that include: 1) the curriculum, based on the writings of Gimeno Sacristán (2000), Silva (2015) and others; 2) the organization of the Portuguese subject in the curriculum, based on the research of theorists such as Bakhtin (2011) and Soares (2012); and 3) the approach to orality in high school Portuguese classes, through reflections postulated by researchers such as Marcuschi (2010) and Schneuwly (2004a, 2004b). The investigation followed the qualitative paradigm, presenting itself as a multiple case study. The corpus comes from a variety of sources: educational curriculum documents, answers to online questionnaires, transcription of interviews, written education plans and classroom observations. The methods of analysis used fueron: Documentary Analysis, Content Analysis and Evidential Paradigm. The thesis defended that teachers have a critical view of the curriculum and understand that they have an important role to play in their (re) elaboration, but that the curriculum is not conciliated only as a prescriptive document, but as a space of disputes of power. So, they are releasing, to a certain extent, their proposals from the educational system, adding to a teaching that answers their needs and their classes. During the experience of this curriculum in the language classes, more specifically in what refers to oral practices, in spite of understanding theoretically what would be a sociointeractionist approach for the teaching of oral language, teachers refer divergent practices, approaching more common conceptions of oral education, as well as a sociointeractionist conception. Multiple factors can contribute to this diversity of conceptions and practices, but, given the data collected and analyzed in the questionnaires, in the interviews and in the observed classes, it seems to us that the initial and continuing professional education and the experiential knowledge acquired along the professional trajectory are decisive in this process of (re) elaboration and experience of the Portuguese language curriculum regarding oral teaching. Thus, we point to the need for more studies that investigate the relationships between the themes of orality teaching, initial and continuing education and professional knowledge.Aunque la investigación académica sobre la oralidad ha aumentado en los últimos años, se reconoce que los profesores tienen dificultades para entenderla como parte de su práctica, y esto interfiere directamente con la capacidad de establecer objetivos coherentes para trabajar con géneros orales. incluyendo el cumplimiento de lo establecido en los documentos curriculares oficiales para la enseñanza de la oralidad. Ante lo expuesto, se cuestiona: ¿Cómo entienden los profesores de las escuelas públicas de Pernambuco lo que se incluye en los documentos curriculares para trabajar con géneros orales y cómo organizan su práctica en base a esta comprensión? Así, los principales objetivos de este estudio son investigar cómo los profesores de lengua portuguesa de la red del estado de Pernambuco (re) elaboran y experimentan el currículo para la enseñanza de la oralidad. La hipótesis planteada es que la mayoría de los docentes de la red estatal de Pernambuco no hace una reflexión más profunda sobre los lineamientos presentes en los documentos curriculares oficiales estatales para el tratamiento de la oralidad. El fundamento teórico se divide en tres partes que incluyen: 1) el currículo, basado en los escritos de Gimeno Sacristán (2000), Silva (2015) y otros; 2) la organización del componente curricular Lengua Portuguesa, basada en la investigación de teóricos como Bakhtin (2011) y Soares (2012); y 3) el acercamiento a la oralidad en las clases de lengua materna de la enseñanza media, a través de reflexiones postuladas por investigadores como Marcuschi (2010) y Schneuwly (2004a, 2004b). La investigación siguió el paradigma cualitativo, presentándose como un estudio de caso múltiple. El corpus proviene de varias fuentes: documentos curriculares oficiales, respuestas a cuestionarios en línea, transcripción de entrevistas, planes de enseñanza escritos y observaciones en el aula. Los métodos de análisis utilizados fueron: Análisis Documental, Análisis de Contenido y Paradigma Indiciário. La tesis que se defiende es que los docentes tienen una visión crítica del currículo y entienden que tienen un papel importante que jugar en su (re) elaboración, ya que el currículo no se concibe solo como un documento prescriptivo, sino como un espacio de disputas de poder. Así, se alejan, en cierta medida, de las propuestas de su red, apuntando a una docencia que responda a sus necesidades y las de sus clases. Ya durante la experiencia de este currículo en las clases de lengua, más concretamente en lo que se refiere a las prácticas orales, a pesar de comprender teóricamente lo que sería un enfoque sociointeraccionista para la enseñanza del lenguaje oral, los profesores refieren prácticas divergentes, acercándose concepciones más comunes de la enseñanza oral, así como una concepción sociointeraccionista. Múltiples factores pueden contribuir a esta diversidad de concepciones y prácticas, pero, dados los datos recabados y analizados en los cuestionarios, en las entrevistas y en las clases observadas, nos parece que la formación inicial y contínua y los conocimientos vivenciales adquiridos a lo largo de la trayectoria profesional son cruciales en este proceso de (re) elaboración y experiencia del currículo de lengua portuguesa en la enseñanza del oral. Así, señalamos la necesidad de más estudios que investiguen las relaciones entre los temas de enseñanza del oral, formación inicial y continua y conocimientos profesionales.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação – Conteúdos CurricularesEnsino Médio – OralidadeTecnologiasLiteratura – Produção de Textos – TecOralidade – Estudo e EnsinoUFPE – Pós-graduaçãoA oralidade entre o prescrito e o possível : a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Flávia Barbosa de Santana Araújo.pdf.txtTESE Flávia Barbosa de Santana Araújo.pdf.txtExtracted texttext/plain709284https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40977/4/TESE%20Fl%c3%a1via%20Barbosa%20de%20Santana%20Ara%c3%bajo.pdf.txt5cf173a454a3094410a2e7bff45816b5MD54THUMBNAILTESE Flávia Barbosa de Santana Araújo.pdf.jpgTESE Flávia Barbosa de Santana Araújo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40977/5/TESE%20Fl%c3%a1via%20Barbosa%20de%20Santana%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg373d940edfde297dbb32271630c6c7abMD55ORIGINALTESE Flávia Barbosa de Santana Araújo.pdfTESE Flávia Barbosa de Santana Araújo.pdfapplication/pdf3149087https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40977/1/TESE%20Fl%c3%a1via%20Barbosa%20de%20Santana%20Ara%c3%bajo.pdf474b7a0f51827ebccee609010ac0b482MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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