Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000013h4b |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994 |
Resumo: | O ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente. |
id |
UFPE_c7f46808550989de923c6fa6e1bc8d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10994 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
COSTA, Marconi Freitas daFARIAS, Salomão Alencar de2015-03-06T11:43:29Z2015-03-06T11:43:29Z2012-03-06COSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994ark:/64986/0013000013h4bO ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAtmosfera de varejoMúsica ambienteAspectos afetivosIntenções de comportamentoAvaliação do ambienteMúsica no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de vendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1494https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.jpg56e33fb05848cbd8a50595167282786fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdfDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdfapplication/pdf1018210https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf31e8a01136ad8e7617bc3049c9a4bf61MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain172639https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.txt853b6df4cd65e147519714fc29e5ac91MD54123456789/109942019-10-25 04:33:25.94oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:33:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
title |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
spellingShingle |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda COSTA, Marconi Freitas da Atmosfera de varejo Música ambiente Aspectos afetivos Intenções de comportamento Avaliação do ambiente |
title_short |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
title_full |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
title_fullStr |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
title_full_unstemmed |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
title_sort |
Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda |
author |
COSTA, Marconi Freitas da |
author_facet |
COSTA, Marconi Freitas da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
contributor_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atmosfera de varejo Música ambiente Aspectos afetivos Intenções de comportamento Avaliação do ambiente |
topic |
Atmosfera de varejo Música ambiente Aspectos afetivos Intenções de comportamento Avaliação do ambiente |
description |
O ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-06T11:43:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-06T11:43:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000013h4b |
identifier_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013. ark:/64986/0013000013h4b |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56e33fb05848cbd8a50595167282786f 31e8a01136ad8e7617bc3049c9a4bf61 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 853b6df4cd65e147519714fc29e5ac91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1814448430237351936 |