Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Marconi Freitas da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000013h4b
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994
Resumo: O ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente.
id UFPE_c7f46808550989de923c6fa6e1bc8d22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10994
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling COSTA, Marconi Freitas daFARIAS, Salomão Alencar de2015-03-06T11:43:29Z2015-03-06T11:43:29Z2012-03-06COSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994ark:/64986/0013000013h4bO ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAtmosfera de varejoMúsica ambienteAspectos afetivosIntenções de comportamentoAvaliação do ambienteMúsica no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de vendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1494https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.jpg56e33fb05848cbd8a50595167282786fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdfDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdfapplication/pdf1018210https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf31e8a01136ad8e7617bc3049c9a4bf61MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Marconi Freitas da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain172639https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.txt853b6df4cd65e147519714fc29e5ac91MD54123456789/109942019-10-25 04:33:25.94oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:33:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
title Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
spellingShingle Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
COSTA, Marconi Freitas da
Atmosfera de varejo
Música ambiente
Aspectos afetivos
Intenções de comportamento
Avaliação do ambiente
title_short Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
title_full Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
title_fullStr Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
title_full_unstemmed Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
title_sort Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda
author COSTA, Marconi Freitas da
author_facet COSTA, Marconi Freitas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Marconi Freitas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Atmosfera de varejo
Música ambiente
Aspectos afetivos
Intenções de comportamento
Avaliação do ambiente
topic Atmosfera de varejo
Música ambiente
Aspectos afetivos
Intenções de comportamento
Avaliação do ambiente
description O ambiente de varejo apresenta algumas variáveis independentes (música, aroma, etc.) que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que planejados para o público-alvo desejado. Os estímulos ambientais influenciam reações emocionais do indivíduo, no sentido de aproximação ou afastamento (MEHRARIAN; RUSSEL, 1974). Esta dissertação tem o intuito de analisar os efeitos da música no comportamento do consumidor no ambiente de varejo, mais especificamente sobre os construtos: aspectos afetivos; intenções de comportamento e avaliação do ambiente. O presente estudo é de natureza quantitativa e de caráter causal que permitiu obter evidências de relações de causa e efeitos do estímulo da música com os construtos investigados. Para isso, foi feito um quase-experimento de comparação simples, devido ao fato de haver apenas uma variável independente (música) manipulável. Foram adotados dois grupos experimentais. O grupo de controle, que não foi exposto à música ambiente, e o grupo de análise. Os resultados mostram que um ambiente de varejo com música é capaz de influenciar a avaliação dos consumidores sobre os aspectos afetivos, fazendo os mesmos avaliarem o ambiente de forma mais positiva, também foi possível identificar que os clientes apresentam intenções de comportamento mais favoráveis, como por exemplo, recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, gastar mais dinheiro e tempo na empresa, entre outros. E, por fim, foi possível constatar que a música influencia a avaliação mais positiva do ambiente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-06T11:43:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-06T11:43:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000013h4b
identifier_str_mv COSTA, Marconi Freitas da. Música no ambiente de varejo: investigando os efeitos no comportamento do consumidor no ponto de venda. Recife, 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
ark:/64986/0013000013h4b
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10994/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marconi%20Freitas%20da%20Costa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 56e33fb05848cbd8a50595167282786f
31e8a01136ad8e7617bc3049c9a4bf61
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
853b6df4cd65e147519714fc29e5ac91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1814448430237351936