As representações sociais e o ensino de filosofia : um estudo filosófico/pedagógico
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46704 |
Resumo: | Este trabalho tem por objeto de estudo a concepção de reconhecimento no ensino de filosofia, que procurou demonstrar como o ensino de filosofia pode abordar a temática do reconhecimento, partindo da construção teórica de Axel Honneth – filósofo alemão que buscou, através da filosofia de Hegel, sua inspiração para suprir uma carência do âmbito social, em que assume o conceito de reconhecimento como mecanismo para interpretação dos conflitos sociais. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: é possível trabalhar o reconhecimento na sala de aula de Filosofia? Desta forma, procurou-se trabalhar o conceito de reconhecimento na sala de aula, no intuito de desenvolver na relação professor-aluno, um olhar inclusão e aceitação as diferenças, tal indagação consiste nas questões que se fazem pertinentes para a prática docente e no que tange suas relações sociais dos indivíduos, bem como as formas pelas quais estes se representam em sociedade. Pois, é comum deparar-se com notícias que envolve violência, ofensa, degradação, privação de direitos para com os indivíduos, conflitos sociais que encontram emaranhados na sociedade de ordem ética e moral moldados a um discurso de ódio, bem como no contexto escolar. O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de filosofia pode auxiliar na formação e percepção das identidades sociais e coletivas, partindo da categoria honnethiana. Seguido dos objetivos específicos de identificar a relação entre filosofia e as formas de reconhecimento. Definir as técnicas para trabalhar o reconhecimento em sala de aula. Verificar como o processo de integração social pode ser pensado a partir do estudo sobre identidade e reconhecimento na sala de aula. Esses pressupostos estão vinculados à relação entre filosofia e vida, levando em consideração a escola como campo educativo, tendo a visão da educação como campo de construção social. Trata-se de um pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada com um grupo de alunos de uma escola pública do interior de Pernambuco. Para isso, foram empregados procedimentos metodológicos como levantamentos bibliográficos de pesquisas, em especial a obra Luta por Reconhecimento de Axel Honneth, utilizando de questionários com o propósito entender as diferentes formas de pensamento sobre as diferenças sociais e reconhecimento, seguido de momentos de reflexão e debate. O estudo demonstrou a evidencia do tema deste trabalho, e que pode ser ainda mais explorado como forma de compreensão da identidade de si e do outro e valoração do respeito as diversas formas dos indivíduos se identificarem em diversos espaços coletivos. |
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SOUZA, Conceição Ellayne Lima dehttp://lattes.cnpq.br/5316297668654833http://lattes.cnpq.br/4627841295680114MATOS, Junot Cornélio2022-09-23T14:21:21Z2022-09-23T14:21:21Z2022-07-28SOUZA, Conceição Ellayne Lima de. As representações sociais e o ensino de filosofia: um estudo filosófico/pedagógico. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46704ark:/64986/001300000mhwrEste trabalho tem por objeto de estudo a concepção de reconhecimento no ensino de filosofia, que procurou demonstrar como o ensino de filosofia pode abordar a temática do reconhecimento, partindo da construção teórica de Axel Honneth – filósofo alemão que buscou, através da filosofia de Hegel, sua inspiração para suprir uma carência do âmbito social, em que assume o conceito de reconhecimento como mecanismo para interpretação dos conflitos sociais. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: é possível trabalhar o reconhecimento na sala de aula de Filosofia? Desta forma, procurou-se trabalhar o conceito de reconhecimento na sala de aula, no intuito de desenvolver na relação professor-aluno, um olhar inclusão e aceitação as diferenças, tal indagação consiste nas questões que se fazem pertinentes para a prática docente e no que tange suas relações sociais dos indivíduos, bem como as formas pelas quais estes se representam em sociedade. Pois, é comum deparar-se com notícias que envolve violência, ofensa, degradação, privação de direitos para com os indivíduos, conflitos sociais que encontram emaranhados na sociedade de ordem ética e moral moldados a um discurso de ódio, bem como no contexto escolar. O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de filosofia pode auxiliar na formação e percepção das identidades sociais e coletivas, partindo da categoria honnethiana. Seguido dos objetivos específicos de identificar a relação entre filosofia e as formas de reconhecimento. Definir as técnicas para trabalhar o reconhecimento em sala de aula. Verificar como o processo de integração social pode ser pensado a partir do estudo sobre identidade e reconhecimento na sala de aula. Esses pressupostos estão vinculados à relação entre filosofia e vida, levando em consideração a escola como campo educativo, tendo a visão da educação como campo de construção social. Trata-se de um pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada com um grupo de alunos de uma escola pública do interior de Pernambuco. Para isso, foram empregados procedimentos metodológicos como levantamentos bibliográficos de pesquisas, em especial a obra Luta por Reconhecimento de Axel Honneth, utilizando de questionários com o propósito entender as diferentes formas de pensamento sobre as diferenças sociais e reconhecimento, seguido de momentos de reflexão e debate. O estudo demonstrou a evidencia do tema deste trabalho, e que pode ser ainda mais explorado como forma de compreensão da identidade de si e do outro e valoração do respeito as diversas formas dos indivíduos se identificarem em diversos espaços coletivos.This work has as its object of study the concept of recognition in the teaching of philosophy, which sought to demonstrate how the teaching of philosophy can approach the theme of recognition, starting from the theoretical construction of Axel Honneth - German philosopher who sought through Hegel's philosophy, his inspiration to fill a need in the social sphere, in which it assumes the concept of recognition as a mechanism for interpreting social conflicts. Faced with this, the following question arose - Is it possible to work on recognition in the Philosophy classroom? In this way, we tried to work on the concept of recognition in the classroom, in order to develop in the teacher-student relationship, a look at inclusion and acceptance of differences, such an inquiry consists of the questions that are relevant to the teaching practice and regarding their social relations of individuals. As well as the ways in which they are represented in society. For, it is common to come across news that involves violence, offense, degradation, deprivation of rights towards individuals, social conflicts that are entangled in society of an ethical and moral order shaped by a hate speech, as well as in the school context. The objective of this work is to investigate how the teaching of philosophy can help in the formation and perception of social and collective identities, starting from the Honnethian category. Followed by the specific objectives of identifying the relationship between philosophy and forms of recognition. Define the techniques for working on recognition in the classroom. Check how the process of social integration can be thought from the study of identity and recognition in the classroom. These assumptions are linked to the relationship between philosophy and life, taking into account the school as an educational field, having the vision of education as a field of social construction. This is a qualitative, exploratory research, carried out with a group of students from a public school in the interior of Pernambuco, for this, the following methodological procedures were used as bibliographic research surveys, especially the work Luta por Reconhecimento by Axel Honneth, using questionnaires in order to understand the different ways of thinking about social differences and recognition, followed by moments of reflection and debate. The study demonstrated the evidence of the theme of this work, and that can be further explored as a way of understanding the identity of the self and the other and valuing respect for the different forms of individuals to identify themselves in different collective spaces.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaEnsino de filosofiaReconhecimento (Filosofia)EducaçãoAs representações sociais e o ensino de filosofia : um estudo filosófico/pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Conceição Ellayne Lima de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Conceição Ellayne Lima de Souza.pdfapplication/pdf13858596https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46704/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Ellayne%20Lima%20de%20Souza.pdfb82ca96069d21823e6736e7f673fec28MD51TEXTDISSERTAÇÃO Conceição Ellayne Lima de Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Conceição Ellayne Lima de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain279098https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46704/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Ellayne%20Lima%20de%20Souza.pdf.txt268c65aa6f9e21ca6dfc11bf6f401a4bMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Conceição Ellayne Lima de Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Conceição Ellayne Lima de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46704/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Ellayne%20Lima%20de%20Souza.pdf.jpg2e46e4c489f26cd627f368b8150691a4MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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