Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal de Melo Daltia, Marcio
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535
Resumo: Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composição musicais, a geração automática de ritmo não tem sido muito discutida na literatura de computação musical. Essa tarefa é bastante difícil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensão musical: os músicos explicam suas escolhas rítmicas em alto nível, a partir de critérios abstratos como swing, por exemplo, não sendo capazes de fornecer regras objetivas que elucidem suas decisões em granularidade de notas. Além disso, ao contrário de tarefas como a geração de harmonia, que são facilitadas pela disponibilidade de uma extensa bibliografia em teoria musical, pouco existe sobre ritmos como acompanhamento. De fato, a própria literatura disponível deixa a entender que essa dimensão musical é mais associada à subjetividade. Este trabalho apresenta um sistema que gera acompanhamento rítmico para violão automaticamente. Para minimizar os efeitos da dificuldade de formalização do conhecimento, o sistema faz uso de uma abordagem bastante natural em música, o reuso contextualizado de padrões rítmicos encontrados em performances de músicos de renome. Para isso, foram combinadas duas técnicas de inteligência artificial: raciocínio baseado em casos, para a modelagem da memória musical (associação de padrões rítmicos e o contexto onde devem ser usado) e raciocínio dedutivo baseado em regras, para associar intenções abstratas às características contextuais dos padrões. Como estudo de caso, foi desenvolvido o Cyber-João, um programa capaz de gerar acompanhamento rítmico para Bossa Nova encadeando e adaptando padrões rítmicos encontrados em gravações clássicas de João Gilberto. Por fim, o modelo do Cyber-João foi comparado empiricamente com algumas outras abordagens implementadas para a resolução do problema, demonstrando um desempenho bastante satisfatório
id UFPE_c975c7816e9133b2f5a2797d575f84b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2535
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Leal de Melo Daltia, MarcioLisboa Ramalho, Geber 2014-06-12T15:59:04Z2014-06-12T15:59:04Z2004Leal de Melo Daltia, Marcio; Lisboa Ramalho, Geber. Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composição musicais, a geração automática de ritmo não tem sido muito discutida na literatura de computação musical. Essa tarefa é bastante difícil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensão musical: os músicos explicam suas escolhas rítmicas em alto nível, a partir de critérios abstratos como swing, por exemplo, não sendo capazes de fornecer regras objetivas que elucidem suas decisões em granularidade de notas. Além disso, ao contrário de tarefas como a geração de harmonia, que são facilitadas pela disponibilidade de uma extensa bibliografia em teoria musical, pouco existe sobre ritmos como acompanhamento. De fato, a própria literatura disponível deixa a entender que essa dimensão musical é mais associada à subjetividade. Este trabalho apresenta um sistema que gera acompanhamento rítmico para violão automaticamente. Para minimizar os efeitos da dificuldade de formalização do conhecimento, o sistema faz uso de uma abordagem bastante natural em música, o reuso contextualizado de padrões rítmicos encontrados em performances de músicos de renome. Para isso, foram combinadas duas técnicas de inteligência artificial: raciocínio baseado em casos, para a modelagem da memória musical (associação de padrões rítmicos e o contexto onde devem ser usado) e raciocínio dedutivo baseado em regras, para associar intenções abstratas às características contextuais dos padrões. Como estudo de caso, foi desenvolvido o Cyber-João, um programa capaz de gerar acompanhamento rítmico para Bossa Nova encadeando e adaptando padrões rítmicos encontrados em gravações clássicas de João Gilberto. Por fim, o modelo do Cyber-João foi comparado empiricamente com algumas outras abordagens implementadas para a resolução do problema, demonstrando um desempenho bastante satisfatórioporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeração automática de ritmoViolãoBossa novaRaciocínio baseado em casosRaciocínio baseado em regrasGerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-Joãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo4827_1.pdfapplication/pdf1875080https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/1/arquivo4827_1.pdf09ee6a6168bda66551c83bd5e401ac9cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo4827_1.pdf.txtarquivo4827_1.pdf.txtExtracted texttext/plain170771https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/3/arquivo4827_1.pdf.txt80acbd1b3e5b5ef2bcac0c2204e6aec1MD53THUMBNAILarquivo4827_1.pdf.jpgarquivo4827_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/4/arquivo4827_1.pdf.jpg7ad65364824b6d9e338997e225b8bdd1MD54123456789/25352019-10-25 02:46:20.204oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2535Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:46:20Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
title Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
spellingShingle Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
Leal de Melo Daltia, Marcio
Geração automática de ritmo
Violão
Bossa nova
Raciocínio baseado em casos
Raciocínio baseado em regras
title_short Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
title_full Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
title_fullStr Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
title_full_unstemmed Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
title_sort Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João
author Leal de Melo Daltia, Marcio
author_facet Leal de Melo Daltia, Marcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal de Melo Daltia, Marcio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa Ramalho, Geber
contributor_str_mv Lisboa Ramalho, Geber
dc.subject.por.fl_str_mv Geração automática de ritmo
Violão
Bossa nova
Raciocínio baseado em casos
Raciocínio baseado em regras
topic Geração automática de ritmo
Violão
Bossa nova
Raciocínio baseado em casos
Raciocínio baseado em regras
description Apesar de seu potencial uso em programas de acompanhamento e composição musicais, a geração automática de ritmo não tem sido muito discutida na literatura de computação musical. Essa tarefa é bastante difícil de modelar devido ao pouco conhecimento formal sobre essa dimensão musical: os músicos explicam suas escolhas rítmicas em alto nível, a partir de critérios abstratos como swing, por exemplo, não sendo capazes de fornecer regras objetivas que elucidem suas decisões em granularidade de notas. Além disso, ao contrário de tarefas como a geração de harmonia, que são facilitadas pela disponibilidade de uma extensa bibliografia em teoria musical, pouco existe sobre ritmos como acompanhamento. De fato, a própria literatura disponível deixa a entender que essa dimensão musical é mais associada à subjetividade. Este trabalho apresenta um sistema que gera acompanhamento rítmico para violão automaticamente. Para minimizar os efeitos da dificuldade de formalização do conhecimento, o sistema faz uso de uma abordagem bastante natural em música, o reuso contextualizado de padrões rítmicos encontrados em performances de músicos de renome. Para isso, foram combinadas duas técnicas de inteligência artificial: raciocínio baseado em casos, para a modelagem da memória musical (associação de padrões rítmicos e o contexto onde devem ser usado) e raciocínio dedutivo baseado em regras, para associar intenções abstratas às características contextuais dos padrões. Como estudo de caso, foi desenvolvido o Cyber-João, um programa capaz de gerar acompanhamento rítmico para Bossa Nova encadeando e adaptando padrões rítmicos encontrados em gravações clássicas de João Gilberto. Por fim, o modelo do Cyber-João foi comparado empiricamente com algumas outras abordagens implementadas para a resolução do problema, demonstrando um desempenho bastante satisfatório
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T15:59:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T15:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leal de Melo Daltia, Marcio; Lisboa Ramalho, Geber. Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535
identifier_str_mv Leal de Melo Daltia, Marcio; Lisboa Ramalho, Geber. Gerando acompanhamento rítmico automático para violão : estudo de caso do Cyber-João. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/1/arquivo4827_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/3/arquivo4827_1.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2535/4/arquivo4827_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09ee6a6168bda66551c83bd5e401ac9c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
80acbd1b3e5b5ef2bcac0c2204e6aec1
7ad65364824b6d9e338997e225b8bdd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310647348723712