Panorama tipográfico dos letreiramentos populares: um estudo de caso na cidade do Recife
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3222 |
Resumo: | A diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos nos proporciona uma série de experiências visuais e informacionais. Nesse universo, encontramos o trabalho manual dos letristas populares, que resiste ao tempo, apesar das intensas inovações tecnológicas na área da comunicação visual, e torna-se um valioso objeto de estudo como forma de expressão da cultura material de um povo, assim como parte da história do design brasileiro antes mesmo da oficialização da profissão. Desta forma, esta dissertação procura registrar, sob o ponto de vista tipográfico, a diversidade do trabalho dos letristas populares de Pernambuco, assim como investigar as origens das influências estéticas utilizadas pelos mesmos a fim de compreender melhor o imaginário popular aproximando-o da prática profissional do design. Para isso, traçamos um panorama tipográfico do letreiramento popular na cidade do Recife, a partir de uma metodologia de pesquisa de natureza exploratória que se desenvolveu em duas etapas: a primeira compreendeu a investigação dos artefatos produzidos pelos letristas - os letreiramentos populares; e a segunda englobou a investigação junto aos seus originadores - os letristas populares. Ao final da pesquisa concluímos que é possível identificarmos alguns padrões recorrentes nos letreiramentos populares, através da construção de uma classificação tipológica que procurou sistematizar a produção desses artefatos de acordo com três aspectos: autoria, forma de representação visual da linguagem verbal e atributos formais. Como resultado, apresentamos nove categorias de letreiramentos oriundas da análise e observação de oitenta artefatos coletados a partir da pesquisa de campo em quatro roteiros do Recife, que abrangeram diferentes zonas da cidade |
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Desta forma, esta dissertação procura registrar, sob o ponto de vista tipográfico, a diversidade do trabalho dos letristas populares de Pernambuco, assim como investigar as origens das influências estéticas utilizadas pelos mesmos a fim de compreender melhor o imaginário popular aproximando-o da prática profissional do design. Para isso, traçamos um panorama tipográfico do letreiramento popular na cidade do Recife, a partir de uma metodologia de pesquisa de natureza exploratória que se desenvolveu em duas etapas: a primeira compreendeu a investigação dos artefatos produzidos pelos letristas - os letreiramentos populares; e a segunda englobou a investigação junto aos seus originadores - os letristas populares. Ao final da pesquisa concluímos que é possível identificarmos alguns padrões recorrentes nos letreiramentos populares, através da construção de uma classificação tipológica que procurou sistematizar a produção desses artefatos de acordo com três aspectos: autoria, forma de representação visual da linguagem verbal e atributos formais. Como resultado, apresentamos nove categorias de letreiramentos oriundas da análise e observação de oitenta artefatos coletados a partir da pesquisa de campo em quatro roteiros do Recife, que abrangeram diferentes zonas da cidadeCorisco Design GráficoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLetreiramentos popularesTipografiaDesign e culturaPanorama tipográfico dos letreiramentos populares: um estudo de caso na cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo22_1.pdf.jpgarquivo22_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3222/4/arquivo22_1.pdf.jpg47eeebfff4e2c3bfbba6de7b8bfd3fe8MD54ORIGINALarquivo22_1.pdfapplication/pdf9813012https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3222/1/arquivo22_1.pdf5623d598af91df75fa88edba301ebee7MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3222/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo22_1.pdf.txtarquivo22_1.pdf.txtExtracted texttext/plain215103https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3222/3/arquivo22_1.pdf.txtbd49f9a937cbed3b145545ab1426284dMD53123456789/32222019-10-25 03:16:43.463oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:16:43Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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A diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos nos proporciona uma série de experiências visuais e informacionais. Nesse universo, encontramos o trabalho manual dos letristas populares, que resiste ao tempo, apesar das intensas inovações tecnológicas na área da comunicação visual, e torna-se um valioso objeto de estudo como forma de expressão da cultura material de um povo, assim como parte da história do design brasileiro antes mesmo da oficialização da profissão. Desta forma, esta dissertação procura registrar, sob o ponto de vista tipográfico, a diversidade do trabalho dos letristas populares de Pernambuco, assim como investigar as origens das influências estéticas utilizadas pelos mesmos a fim de compreender melhor o imaginário popular aproximando-o da prática profissional do design. Para isso, traçamos um panorama tipográfico do letreiramento popular na cidade do Recife, a partir de uma metodologia de pesquisa de natureza exploratória que se desenvolveu em duas etapas: a primeira compreendeu a investigação dos artefatos produzidos pelos letristas - os letreiramentos populares; e a segunda englobou a investigação junto aos seus originadores - os letristas populares. Ao final da pesquisa concluímos que é possível identificarmos alguns padrões recorrentes nos letreiramentos populares, através da construção de uma classificação tipológica que procurou sistematizar a produção desses artefatos de acordo com três aspectos: autoria, forma de representação visual da linguagem verbal e atributos formais. Como resultado, apresentamos nove categorias de letreiramentos oriundas da análise e observação de oitenta artefatos coletados a partir da pesquisa de campo em quatro roteiros do Recife, que abrangeram diferentes zonas da cidade |
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