Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15036
Resumo: A proposta desta dissertação é mostrar que o tropicalismo, última das vanguardas poéticas contemporâneas brasileiras, que tem início em outubro de 1967 e termina em dezembro de 1968, ao pregar uma estética inclusiva, de convivência de opostos, travava um diálogo com pelo menos outras três vanguardas poéticas anteriores: concretismo (1957), poesia praxis (1962) e violão de rua (1962). Com isso, o tropicalismo destrói a teoria difundida entre os críticos literários de que as gerações artísticas mais novas entram em cena negando necessariamente as gerações anteriores. Os compositores tropicalistas, na medida em que operam com a idéia de inclusão tomando-a como próprio fundamento de seu projeto estético, não se aproximam apenas da tradição da área em que atuam – música popular – mas outras áreas como as artes plásticas, o cinema e a literatura de vanguarda. Por isso, a estética de inclusão tropicalista não incorpora, de forma crítica, apenas Carmen Miranda e Vicente Celestino ou a bossa nova. As letras dos compositores tropicalistas, além de afinidades com os procedimentos da poesia concreta, como já foi mostrado em tantos trabalhos, acadêmicos ou não, também se aproximam de outras vanguardas poéticas – aliás opostas a esta última – como o poesia praxis e o violão de rua. Essas afinidades são encontradas tanto nos procedimentos como em forma de dialogismo.
id UFPE_ca702bedfa0dbfc4fd2e83808ece3a20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/15036
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CARVALHO, Carlos André Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/2026136411834964http://lattes.cnpq.br/1498590343496137NINO, Maria do Carmo2016-02-01T12:30:39Z2016-02-01T12:30:39Z2006https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15036A proposta desta dissertação é mostrar que o tropicalismo, última das vanguardas poéticas contemporâneas brasileiras, que tem início em outubro de 1967 e termina em dezembro de 1968, ao pregar uma estética inclusiva, de convivência de opostos, travava um diálogo com pelo menos outras três vanguardas poéticas anteriores: concretismo (1957), poesia praxis (1962) e violão de rua (1962). Com isso, o tropicalismo destrói a teoria difundida entre os críticos literários de que as gerações artísticas mais novas entram em cena negando necessariamente as gerações anteriores. Os compositores tropicalistas, na medida em que operam com a idéia de inclusão tomando-a como próprio fundamento de seu projeto estético, não se aproximam apenas da tradição da área em que atuam – música popular – mas outras áreas como as artes plásticas, o cinema e a literatura de vanguarda. Por isso, a estética de inclusão tropicalista não incorpora, de forma crítica, apenas Carmen Miranda e Vicente Celestino ou a bossa nova. As letras dos compositores tropicalistas, além de afinidades com os procedimentos da poesia concreta, como já foi mostrado em tantos trabalhos, acadêmicos ou não, também se aproximam de outras vanguardas poéticas – aliás opostas a esta última – como o poesia praxis e o violão de rua. Essas afinidades são encontradas tanto nos procedimentos como em forma de dialogismo.This dissertation proposal is to show that the tropicalism, the last of the Brazilian contemporary poetic vanguards, which begins in October 1967 and ends in December 1968, by proclaiming an inclusive esthetics, of the opposite sociability, made a dialogue between three other previously poetic vanguards at least: concretism (1957), práxis poetry (1962) and street guitar (1962). Hereby, the tropicalism destroy the theory spread between the literarian critics that the younger artistic generation appear necessarily denying the previous generations. The tropicalist composers, in proportion to work with the idea of inclusion taking it as the esthetic project basis, do not approach only of the tradition of the area where they operate — popular music — but in other areas as plastic arts, the cinema and the vanguard literature. Because of it, the tropicalist esthetic of inclusion does not incorporate, in a critical way, just Carmen Miranda and Vicente Celestino or bossa nova. The lyrics of these tropicalist composers, more than the affinity with the procedures of concret poetry, as already shown in so many works, academic or not, also approach to other poetic vanguards — by the way, opposite from the last one — like praxis poetry and street guitar. These affinities are found as much in procedure as in dialogism.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeoria da Literatura - DialogismoPoesia e música- Tropicalismo, poesia concreta, poesia praxis, e violão de rua- Afinidades com o TropicalismoMúsica e poesia - Análise comparativa - Vanguardas Poéticas ContemporâneasTropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertaçãoTropicalismo.pdf.jpgDissertaçãoTropicalismo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/6/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf.jpgf49fe24f05bf949930f0ca0ff520e843MD56ORIGINALDissertaçãoTropicalismo.pdfDissertaçãoTropicalismo.pdfapplication/pdf1731081https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf6279f36199f000c6cfcb6c4cb0a408ceMD51DissertaçãoTropicalismo.pdfDissertaçãoTropicalismo.pdfapplication/pdf1731081https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf6279f36199f000c6cfcb6c4cb0a408ceMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/3/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/4/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD54TEXTDissertaçãoTropicalismo.pdf.txtDissertaçãoTropicalismo.pdf.txtExtracted texttext/plain441481https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/5/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf.txt19e3f9528e106e9ca633ccb9d3e1a477MD55123456789/150362019-10-25 07:04:20.642oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T10:04:20Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
title Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
spellingShingle Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
Teoria da Literatura - Dialogismo
Poesia e música- Tropicalismo, poesia concreta, poesia praxis, e violão de rua- Afinidades com o Tropicalismo
Música e poesia - Análise comparativa - Vanguardas Poéticas Contemporâneas
title_short Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
title_full Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
title_fullStr Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
title_full_unstemmed Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
title_sort Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras
author CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
author_facet CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2026136411834964
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1498590343496137
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Carlos André Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NINO, Maria do Carmo
contributor_str_mv NINO, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Literatura - Dialogismo
Poesia e música- Tropicalismo, poesia concreta, poesia praxis, e violão de rua- Afinidades com o Tropicalismo
Música e poesia - Análise comparativa - Vanguardas Poéticas Contemporâneas
topic Teoria da Literatura - Dialogismo
Poesia e música- Tropicalismo, poesia concreta, poesia praxis, e violão de rua- Afinidades com o Tropicalismo
Música e poesia - Análise comparativa - Vanguardas Poéticas Contemporâneas
description A proposta desta dissertação é mostrar que o tropicalismo, última das vanguardas poéticas contemporâneas brasileiras, que tem início em outubro de 1967 e termina em dezembro de 1968, ao pregar uma estética inclusiva, de convivência de opostos, travava um diálogo com pelo menos outras três vanguardas poéticas anteriores: concretismo (1957), poesia praxis (1962) e violão de rua (1962). Com isso, o tropicalismo destrói a teoria difundida entre os críticos literários de que as gerações artísticas mais novas entram em cena negando necessariamente as gerações anteriores. Os compositores tropicalistas, na medida em que operam com a idéia de inclusão tomando-a como próprio fundamento de seu projeto estético, não se aproximam apenas da tradição da área em que atuam – música popular – mas outras áreas como as artes plásticas, o cinema e a literatura de vanguarda. Por isso, a estética de inclusão tropicalista não incorpora, de forma crítica, apenas Carmen Miranda e Vicente Celestino ou a bossa nova. As letras dos compositores tropicalistas, além de afinidades com os procedimentos da poesia concreta, como já foi mostrado em tantos trabalhos, acadêmicos ou não, também se aproximam de outras vanguardas poéticas – aliás opostas a esta última – como o poesia praxis e o violão de rua. Essas afinidades são encontradas tanto nos procedimentos como em forma de dialogismo.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-01T12:30:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-01T12:30:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15036
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/6/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/1/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/2/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/3/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/4/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15036/5/Disserta%c3%a7%c3%a3oTropicalismo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f49fe24f05bf949930f0ca0ff520e843
6279f36199f000c6cfcb6c4cb0a408ce
6279f36199f000c6cfcb6c4cb0a408ce
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
19e3f9528e106e9ca633ccb9d3e1a477
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310768974102528