O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Rafael Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151015
Resumo: Este trabalho traça, a partir de consulta da bibliografia sobre a poesia concreta e de pesquisa de materiais inéditos em acervos de bibliotecas, a trajetória da poesia concreta em sua relação com a música de vanguarda. Procurando dar ênfase ao viés histórico desta relação, esta dissertação assume a discussão acerca do verso - que posteriormente se converteria na proclamação do fim verso na poesia - entendida como uma discussão sobre ritmo e musicalidade, como ponto fundador da relação poesia concreta-música. Num segundo momento, esta dissertação passa pela fase heróica da poesia concreta, onde ocorrem os primeiros recitais de oralização com poemas concretos. Por fim, chegamos à década de 1960, onde é criado o Música Nova, grupo de compositores que porá em música poemas concretos através de uma operação de transposição intersemiótica.
id UNSP_32125c393f28358d579951d81c774ec0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151015
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concretaThe sound besets the sign: the relationship between concrete poetry and avant-garde musicPoesia concretaMúsica NovaVanguardaTradução intersemióticaEste trabalho traça, a partir de consulta da bibliografia sobre a poesia concreta e de pesquisa de materiais inéditos em acervos de bibliotecas, a trajetória da poesia concreta em sua relação com a música de vanguarda. Procurando dar ênfase ao viés histórico desta relação, esta dissertação assume a discussão acerca do verso - que posteriormente se converteria na proclamação do fim verso na poesia - entendida como uma discussão sobre ritmo e musicalidade, como ponto fundador da relação poesia concreta-música. Num segundo momento, esta dissertação passa pela fase heróica da poesia concreta, onde ocorrem os primeiros recitais de oralização com poemas concretos. Por fim, chegamos à década de 1960, onde é criado o Música Nova, grupo de compositores que porá em música poemas concretos através de uma operação de transposição intersemiótica.This work presents, based on the bibliography about the concrete poetry and in researches on libraries looking for unreleased documents, the trajectory of concrete poetry and it relationship with avant-garde music. Trying to give emphasis on a historic-based view of this dialogue, this dissertation assumes the discussion on verse - the later would become the end of the verse postulate - understood as a discussion about rhythm and musicality as the foundation of the relation concrete poetry-music. On a second moment, this dissertation deals with the heroic period of concrete poetry, when the first recitals and oralizations of concrete poems occur. At last, this work makes an approach at the 60’s, when the Música Novais created, a group of composers that will set concrete poems on music, through an intersemiotic transposition operation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Khouri, Omar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lemos, Rafael Silva [UNESP]2017-06-30T13:53:54Z2017-06-30T13:53:54Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15101500088836233004013063P459570148711125510000-0001-8646-8867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:04:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:04:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
The sound besets the sign: the relationship between concrete poetry and avant-garde music
title O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
spellingShingle O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
Lemos, Rafael Silva [UNESP]
Poesia concreta
Música Nova
Vanguarda
Tradução intersemiótica
title_short O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
title_full O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
title_fullStr O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
title_full_unstemmed O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
title_sort O som assoma o signo: a música de vanguarda no paideuma da poesia concreta
author Lemos, Rafael Silva [UNESP]
author_facet Lemos, Rafael Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khouri, Omar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Rafael Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia concreta
Música Nova
Vanguarda
Tradução intersemiótica
topic Poesia concreta
Música Nova
Vanguarda
Tradução intersemiótica
description Este trabalho traça, a partir de consulta da bibliografia sobre a poesia concreta e de pesquisa de materiais inéditos em acervos de bibliotecas, a trajetória da poesia concreta em sua relação com a música de vanguarda. Procurando dar ênfase ao viés histórico desta relação, esta dissertação assume a discussão acerca do verso - que posteriormente se converteria na proclamação do fim verso na poesia - entendida como uma discussão sobre ritmo e musicalidade, como ponto fundador da relação poesia concreta-música. Num segundo momento, esta dissertação passa pela fase heróica da poesia concreta, onde ocorrem os primeiros recitais de oralização com poemas concretos. Por fim, chegamos à década de 1960, onde é criado o Música Nova, grupo de compositores que porá em música poemas concretos através de uma operação de transposição intersemiótica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30T13:53:54Z
2017-06-30T13:53:54Z
2017-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151015
000888362
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
url http://hdl.handle.net/11449/151015
identifier_str_mv 000888362
33004013063P4
5957014871112551
0000-0001-8646-8867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649370615185408