“Oficinando conceitos” : uma investigação filosófica sobre metodologia do ensino de filosofia no ensino médio a partir do paradigma rizomático
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49631 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo trilhar um caminho direcionado por uma pesquisa realizada sobre o ensino de Filosofia, no Ensino Médio. Esse estudo baseou-se na investigação de diversos documentos oficiais, textos de autores renomados e comentadores. Além de uma análise da metodologia apresentada como “oficina de conceitos” numa perspectiva filosófica de Silvio Gallo, e a partir de um paradigma rizomático. A procura de conteúdos e conceitos que fundamentam algumas propostas metodológicas para o ensino de Filosofia, nossa proposta construída não configura uma receita, mas sim, aponta, de alguma forma os pontos positivos e negativos presentes em cada uma das abordagens analisadas. Esse material coletado possibilitou um olhar comparativo que direcionou para a experimentação da proposta de “oficinar conceitos” que aponta para uma desconstrução e reconstrução de conceitos em torno do ensino de Filosofia no Ensino Médio, proposta que se experimenta a partir de uma intervenção realizada juntamente com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio, escola da rede estadual de ensino em Salgueiro – PE. Durante toda a caminhada investigativa se percebe algumas “brechas”, bastante significativas, existentes nas diretrizes propostas pelo sistema educacional, “educação maior”, as quais impactam diretamente na prática partilhada por professores e alunos, nas salas de aula, em busca da construção de um conhecimento dito filosófico. Esse impacto vê-se refletido principalmente, no lugar que é determinado para a filosofia no currículo do Ensino Médio, assim como na obrigatoriedade, ou não, de seu ensino. Desse modo, tem-se a intenção de contribuir com instrumentos, ideias e planejamentos que fortaleçam a necessidade do ensino de Filosofia, colocando-a como protagonista, não apenas no rol disciplinar dos currículos, mas primordialmente nas salas de aula do Ensino Médio, buscando assim, uma prática verdadeira da chamada interdisciplinaridade a partir de diálogos surgidos entre os pares formados nas áreas de conhecimento e com professores e alunos, sem, no entanto, deixar morrer o desejo de fazer, refazer e acontecer algo novo e consistente neste vasto universo que é a Educação. |
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LUCIANO, Janezilda do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3689265775054531http://lattes.cnpq.br/0169983389537362GUIMARÃES, Suzano de Aquino2023-04-11T12:17:56Z2023-04-11T12:17:56Z2022-12-09LUCIANO, Janezilda do Nascimento. “Oficinando conceitos” : uma investigação filosófica sobre metodologia do ensino de filosofia no ensino médio a partir do paradigma rizomático. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49631ark:/64986/001300000vt0rO trabalho teve como objetivo trilhar um caminho direcionado por uma pesquisa realizada sobre o ensino de Filosofia, no Ensino Médio. Esse estudo baseou-se na investigação de diversos documentos oficiais, textos de autores renomados e comentadores. Além de uma análise da metodologia apresentada como “oficina de conceitos” numa perspectiva filosófica de Silvio Gallo, e a partir de um paradigma rizomático. A procura de conteúdos e conceitos que fundamentam algumas propostas metodológicas para o ensino de Filosofia, nossa proposta construída não configura uma receita, mas sim, aponta, de alguma forma os pontos positivos e negativos presentes em cada uma das abordagens analisadas. Esse material coletado possibilitou um olhar comparativo que direcionou para a experimentação da proposta de “oficinar conceitos” que aponta para uma desconstrução e reconstrução de conceitos em torno do ensino de Filosofia no Ensino Médio, proposta que se experimenta a partir de uma intervenção realizada juntamente com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio, escola da rede estadual de ensino em Salgueiro – PE. 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Desse modo, tem-se a intenção de contribuir com instrumentos, ideias e planejamentos que fortaleçam a necessidade do ensino de Filosofia, colocando-a como protagonista, não apenas no rol disciplinar dos currículos, mas primordialmente nas salas de aula do Ensino Médio, buscando assim, uma prática verdadeira da chamada interdisciplinaridade a partir de diálogos surgidos entre os pares formados nas áreas de conhecimento e com professores e alunos, sem, no entanto, deixar morrer o desejo de fazer, refazer e acontecer algo novo e consistente neste vasto universo que é a Educação.CAPESEl objetivo de este trabajo es seguir un camino que conduzca a una investigación realizada en torno a la enseñanza de la filosofía, no en la escuela secundaria, a partir de la indagación de varios documentos oficiales, textos de autores y comentaristas, y un análisis de la metodología presentada como “oficina de conceptos” una perspectiva filosófica de Silvio Gallo, y desde un paradigma rizomático. Para apropiarnos de los contenidos y conceptos que sustentan algunas propuestas metodológicas para la enseñanza de la filosofía, nuestra propuesta no configura una receta, sino que simplemente señala, de alguna manera, los puntos positivos y negativos presentes en cada uno de los enfoques analizados. Este material recolectado permitió un olfato comparativo que nos llevó a ensayar la propuesta de “conceptos de oficina” que apunta a una deconstrucción y reconstrucción de conceptos en torno a la enseñanza de la filosofía en el bachillerato, propuesta que experimentamos a partir de una intervención realizada en conjunto con Estudiantes. En la Escuela de Referencia de la Escuela Secundaria Aura Sampaio, una escuela pública en Salgueiro-PE. A lo largo del camino investigativo, advertimos algunos vacíos muy significativos en los lineamientos propuestos por el sistema educativo, “educación superior”, que impactan directamente en la práctica compartida por docentes y alumnos en las aulas en busca de la construcción del saber filosófico. Este impacto se refleja principalmente en el lugar asignado a la filosofía y el currículo de la Educación Secundaria, así como en la obligatoriedad o naturaleza de su enseñanza. De esta forma, pretendemos contribuir con instrumentos, ideas y planes que fortalezcan la necesidad de la enseñanza de la filosofía, poniendo como protagonista, no solo el papel de disciplinar dos currículos, más principalmente en las aulas de secundaria, buscando también una verdadera práctica de la denominada interdisciplinar a partir de los diálogos que surgieron entre los binomios formados en las áreas del saber y con docentes y alumnos, si no dejan morir o desean hacer, rehacer y acontecer algo nuevo y coherente en este vasto universo que es la Educación.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaFilosofia (Ensino médio)Ensino – MetodologiaGallo, Silvio, 1963-“Oficinando conceitos” : uma investigação filosófica sobre metodologia do ensino de filosofia no ensino médio a partir do paradigma rizomáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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