A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/572 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de resistência à ação da consultoria interna em órgãos públicos, identificando os fatores que contribuem para sua ocorrência, as formas através das quais os consultores lidam com tal resistência, além do seu impacto no sucesso da consultoria. Estudou-se o Programa Pernambucano de Modernização da Gestão Pública, que introduziu modernas tecnologias de gestão nos órgãos do Governo de Pernambuco, com intervenções conduzidas por consultores internos. Considerou-se as perspectivas teóricas que tratam da consultoria interna e a literatura sobre resistência à mudança organizacional. A pesquisa teve caráter quantitativo, com o estudo de trinta intervenções, através da aplicação de questionário a trinta consultores internos e trinta gerentes, e qualitativo, com entrevistas a cinco consultores internos e cinco gerentes. Concluiu-se que a resistência é um fenômeno relevante em processos de mudança e que o consultor, como agente de mudança, deve deixar claro o seu papel (diferenciado) na intervenção como facilitador e catalisador do processo, se destacando dos demais membros do grupo de trabalho, e estabelecer limites na sua atuação, de forma a não comprometer sua legitimidade e a autonomia do cliente. No caso dos gerentes a resistência interfere negativamente no sucesso da consultoria, destacando-se a importância da sua aceitação e do seu envolvimento no projeto para esse sucesso. Três variáveis apresentaram-se como determinantes do sucesso: a aceitação dos gerentes durante a execução (segundo o gerente), a influência da aceitação dos gerentes sobre os servidores (segundo o consultor) e o relacionamento do consultor com os gerentes (segundo o consultor), sendo esta última uma correlação negativa |
id |
UFPE_cfee5cf0146d17ade7913aac69bcaa79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/572 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MOURA, Ana Lúcia Neves deSOUZA, Bruno Campello de2014-06-12T15:03:44Z2014-06-12T15:03:44Z2008-01-31Lúcia Neves de Moura, Ana; Campello de Souza, Bruno. A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/572Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de resistência à ação da consultoria interna em órgãos públicos, identificando os fatores que contribuem para sua ocorrência, as formas através das quais os consultores lidam com tal resistência, além do seu impacto no sucesso da consultoria. Estudou-se o Programa Pernambucano de Modernização da Gestão Pública, que introduziu modernas tecnologias de gestão nos órgãos do Governo de Pernambuco, com intervenções conduzidas por consultores internos. Considerou-se as perspectivas teóricas que tratam da consultoria interna e a literatura sobre resistência à mudança organizacional. A pesquisa teve caráter quantitativo, com o estudo de trinta intervenções, através da aplicação de questionário a trinta consultores internos e trinta gerentes, e qualitativo, com entrevistas a cinco consultores internos e cinco gerentes. Concluiu-se que a resistência é um fenômeno relevante em processos de mudança e que o consultor, como agente de mudança, deve deixar claro o seu papel (diferenciado) na intervenção como facilitador e catalisador do processo, se destacando dos demais membros do grupo de trabalho, e estabelecer limites na sua atuação, de forma a não comprometer sua legitimidade e a autonomia do cliente. No caso dos gerentes a resistência interfere negativamente no sucesso da consultoria, destacando-se a importância da sua aceitação e do seu envolvimento no projeto para esse sucesso. Três variáveis apresentaram-se como determinantes do sucesso: a aceitação dos gerentes durante a execução (segundo o gerente), a influência da aceitação dos gerentes sobre os servidores (segundo o consultor) e o relacionamento do consultor com os gerentes (segundo o consultor), sendo esta última uma correlação negativaFundação Joaquim NabucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessconsultoria internaconsultoria interna em órgãos públicosresistência à mudançaA influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1089_1.pdf.jpgarquivo1089_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1541https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/4/arquivo1089_1.pdf.jpg77bc9c527ebb974ed841bb5f004f3f54MD54ORIGINALarquivo1089_1.pdfapplication/pdf1679375https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/1/arquivo1089_1.pdfc948629a972dee92dc98ab3f220fe1e9MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1089_1.pdf.txtarquivo1089_1.pdf.txtExtracted texttext/plain532754https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/3/arquivo1089_1.pdf.txtd18157454330881a0724dbb26125876fMD53123456789/5722019-10-25 18:41:17.801oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T21:41:17Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
title |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
spellingShingle |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO MOURA, Ana Lúcia Neves de consultoria interna consultoria interna em órgãos públicos resistência à mudança |
title_short |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
title_full |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
title_fullStr |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
title_full_unstemmed |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
title_sort |
A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO |
author |
MOURA, Ana Lúcia Neves de |
author_facet |
MOURA, Ana Lúcia Neves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Ana Lúcia Neves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOUZA, Bruno Campello de |
contributor_str_mv |
SOUZA, Bruno Campello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consultoria interna consultoria interna em órgãos públicos resistência à mudança |
topic |
consultoria interna consultoria interna em órgãos públicos resistência à mudança |
description |
Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de resistência à ação da consultoria interna em órgãos públicos, identificando os fatores que contribuem para sua ocorrência, as formas através das quais os consultores lidam com tal resistência, além do seu impacto no sucesso da consultoria. Estudou-se o Programa Pernambucano de Modernização da Gestão Pública, que introduziu modernas tecnologias de gestão nos órgãos do Governo de Pernambuco, com intervenções conduzidas por consultores internos. Considerou-se as perspectivas teóricas que tratam da consultoria interna e a literatura sobre resistência à mudança organizacional. A pesquisa teve caráter quantitativo, com o estudo de trinta intervenções, através da aplicação de questionário a trinta consultores internos e trinta gerentes, e qualitativo, com entrevistas a cinco consultores internos e cinco gerentes. Concluiu-se que a resistência é um fenômeno relevante em processos de mudança e que o consultor, como agente de mudança, deve deixar claro o seu papel (diferenciado) na intervenção como facilitador e catalisador do processo, se destacando dos demais membros do grupo de trabalho, e estabelecer limites na sua atuação, de forma a não comprometer sua legitimidade e a autonomia do cliente. No caso dos gerentes a resistência interfere negativamente no sucesso da consultoria, destacando-se a importância da sua aceitação e do seu envolvimento no projeto para esse sucesso. Três variáveis apresentaram-se como determinantes do sucesso: a aceitação dos gerentes durante a execução (segundo o gerente), a influência da aceitação dos gerentes sobre os servidores (segundo o consultor) e o relacionamento do consultor com os gerentes (segundo o consultor), sendo esta última uma correlação negativa |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lúcia Neves de Moura, Ana; Campello de Souza, Bruno. A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/572 |
identifier_str_mv |
Lúcia Neves de Moura, Ana; Campello de Souza, Bruno. A influência da resistência dos clientes no sucesso do trabalho do consultor interno em órgãos públicos: analisando a experiência do PROGESTÃO. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/4/arquivo1089_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/1/arquivo1089_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/572/3/arquivo1089_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77bc9c527ebb974ed841bb5f004f3f54 c948629a972dee92dc98ab3f220fe1e9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d18157454330881a0724dbb26125876f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310789368905728 |