Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Valéria Márcia Silveira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280
Resumo: A variabilidade dos processos, a velocidade, o dinamismo e a ausência de previsão são características atuais do Setor de Prestação de Serviços de Telecomunicações, que podem impulsionar as empresas a atuarem com foco no curto prazo, desviando-as de suas estratégias e impactando negativamente em seus resultados. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a adoção de sistemas de medição que possam aferir o desempenho das ações estratégicas, oferecendo feedback aos gestores e demais envolvidos, ampliando o escopo dos indicadores, permitindo uma visão mais abrangente sobre as perspectivas estratégicas da organização, auxiliando-as na busca do alcance de seus metas de longo prazo. O objetivo desse trabalho é propor a aplicação do Balanced Scorecard BSC como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de Telecomunicações, oferecendo uma visão holística da organização, quebrando a estratégia em todos os seus níveis e através das quatro perspectivas do BSC. O modelo apresenta uma proposta de mapa estratégico, evidenciando as relações de causa-efeito para consecução dos macro-objetivos desse ramo de serviços. Também são expostos os indicadores gerais e específicos do setor, e como eles podem ser utilizados para a monitoração do desempenho do negócio, permitindo que essas empresas possam atuar de maneira mais planejada e com maior previsibilidade dos impactos de suas ações
id UFPE_d0f7326e422c8dd51fd313198e9d6128
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5280
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Luna, Valéria Márcia Silveira deMedeiros, Denise Dumke de 2014-06-12T17:37:51Z2014-06-12T17:37:51Z2008-01-31Márcia Silveira de Luna, Valéria; Dumke de Medeiros, Denise. Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280A variabilidade dos processos, a velocidade, o dinamismo e a ausência de previsão são características atuais do Setor de Prestação de Serviços de Telecomunicações, que podem impulsionar as empresas a atuarem com foco no curto prazo, desviando-as de suas estratégias e impactando negativamente em seus resultados. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a adoção de sistemas de medição que possam aferir o desempenho das ações estratégicas, oferecendo feedback aos gestores e demais envolvidos, ampliando o escopo dos indicadores, permitindo uma visão mais abrangente sobre as perspectivas estratégicas da organização, auxiliando-as na busca do alcance de seus metas de longo prazo. O objetivo desse trabalho é propor a aplicação do Balanced Scorecard BSC como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de Telecomunicações, oferecendo uma visão holística da organização, quebrando a estratégia em todos os seus níveis e através das quatro perspectivas do BSC. O modelo apresenta uma proposta de mapa estratégico, evidenciando as relações de causa-efeito para consecução dos macro-objetivos desse ramo de serviços. Também são expostos os indicadores gerais e específicos do setor, e como eles podem ser utilizados para a monitoração do desempenho do negócio, permitindo que essas empresas possam atuar de maneira mais planejada e com maior previsibilidade dos impactos de suas açõesporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBalanced ScorecardGestão de desempenhoIndicadores TelecomunicaçõesUso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3950_1.pdf.jpgarquivo3950_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1333https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/4/arquivo3950_1.pdf.jpg277f5bb745789f3d85945d81f852b8b8MD54ORIGINALarquivo3950_1.pdfapplication/pdf978025https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/1/arquivo3950_1.pdff55a4462ec58314a9b94cf178e39d051MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3950_1.pdf.txtarquivo3950_1.pdf.txtExtracted texttext/plain162748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/3/arquivo3950_1.pdf.txt732e98ed3b1befafc7e9d01e527d725eMD53123456789/52802019-10-25 14:09:55.072oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5280Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:09:55Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
title Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
spellingShingle Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
Luna, Valéria Márcia Silveira de
Balanced Scorecard
Gestão de desempenho
Indicadores Telecomunicações
title_short Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
title_full Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
title_fullStr Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
title_full_unstemmed Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
title_sort Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
author Luna, Valéria Márcia Silveira de
author_facet Luna, Valéria Márcia Silveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Valéria Márcia Silveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Denise Dumke de
contributor_str_mv Medeiros, Denise Dumke de
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard
Gestão de desempenho
Indicadores Telecomunicações
topic Balanced Scorecard
Gestão de desempenho
Indicadores Telecomunicações
description A variabilidade dos processos, a velocidade, o dinamismo e a ausência de previsão são características atuais do Setor de Prestação de Serviços de Telecomunicações, que podem impulsionar as empresas a atuarem com foco no curto prazo, desviando-as de suas estratégias e impactando negativamente em seus resultados. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a adoção de sistemas de medição que possam aferir o desempenho das ações estratégicas, oferecendo feedback aos gestores e demais envolvidos, ampliando o escopo dos indicadores, permitindo uma visão mais abrangente sobre as perspectivas estratégicas da organização, auxiliando-as na busca do alcance de seus metas de longo prazo. O objetivo desse trabalho é propor a aplicação do Balanced Scorecard BSC como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de Telecomunicações, oferecendo uma visão holística da organização, quebrando a estratégia em todos os seus níveis e através das quatro perspectivas do BSC. O modelo apresenta uma proposta de mapa estratégico, evidenciando as relações de causa-efeito para consecução dos macro-objetivos desse ramo de serviços. Também são expostos os indicadores gerais e específicos do setor, e como eles podem ser utilizados para a monitoração do desempenho do negócio, permitindo que essas empresas possam atuar de maneira mais planejada e com maior previsibilidade dos impactos de suas ações
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:37:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:37:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Márcia Silveira de Luna, Valéria; Dumke de Medeiros, Denise. Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280
identifier_str_mv Márcia Silveira de Luna, Valéria; Dumke de Medeiros, Denise. Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/4/arquivo3950_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/1/arquivo3950_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5280/3/arquivo3950_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 277f5bb745789f3d85945d81f852b8b8
f55a4462ec58314a9b94cf178e39d051
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
732e98ed3b1befafc7e9d01e527d725e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310827075698688