Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7438 |
Resumo: | Este trabalho surge como uma intenção de discutir a relação entre a publicidade e a história. Tomando a expressão publicitária como um vestígio da história, nos propomos a estudar como a partir de anúncios, particularmente os televisivos, é possível fazer-se uma análise histórica. Para tanto, percorremos alguns pressupostos teórico-metodológicos apresentados em áreas fronteiriças à História, buscando perceber como diferentes campos de estudo a exemplo da sociologia, da antropologia e da psicologia - se aproximam do fenômeno publicitário, como o significam e o relacionam à realidade social. Defendemos a idéia de que as produções publicitárias compõem um corpus documental ainda pouco explorado pelo trabalho historiográfico. Para materializar essas idéias, selecionamos alguns comerciais de televisão, exibidos no Brasil entre as décadas de 1960-80, buscando perceber como aqueles anúncios dialogavam com o momento histórico no qual foram produzidos. A escolha das décadas de 1960-80 ocorreu levando-se em consideração as transformações que o cenário audiovisual brasileiro sofreu naquele período. Os comerciais escolhidos foram obtidos nas coleções de publicidades pertencentes ao acervo da Associação Nacional Memória da Propaganda , instituição dedicada à preservação e à divulgação da memória audiovisual brasileira, no que se refere especificamente ao campo dos anúncios comerciais.O trabalho tem como centro de discussão a afirmação da produção publicitária como uma fonte histórica, capaz de embasar textos historiográficos sobre diversas temáticas, haja vista que nas publicidades encontramos referências a diversos temas que se entrelaçam na nossa vida cotidiana |
id |
UFPE_d39598c738ff71d0a01223019f3aa197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7438 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Pereira da Silva, JailsonPaulo de Morais Rezende, Antonio 2014-06-12T18:32:17Z2014-06-12T18:32:17Z2009-01-31Pereira da Silva, Jailson; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7438Este trabalho surge como uma intenção de discutir a relação entre a publicidade e a história. Tomando a expressão publicitária como um vestígio da história, nos propomos a estudar como a partir de anúncios, particularmente os televisivos, é possível fazer-se uma análise histórica. Para tanto, percorremos alguns pressupostos teórico-metodológicos apresentados em áreas fronteiriças à História, buscando perceber como diferentes campos de estudo a exemplo da sociologia, da antropologia e da psicologia - se aproximam do fenômeno publicitário, como o significam e o relacionam à realidade social. Defendemos a idéia de que as produções publicitárias compõem um corpus documental ainda pouco explorado pelo trabalho historiográfico. Para materializar essas idéias, selecionamos alguns comerciais de televisão, exibidos no Brasil entre as décadas de 1960-80, buscando perceber como aqueles anúncios dialogavam com o momento histórico no qual foram produzidos. A escolha das décadas de 1960-80 ocorreu levando-se em consideração as transformações que o cenário audiovisual brasileiro sofreu naquele período. Os comerciais escolhidos foram obtidos nas coleções de publicidades pertencentes ao acervo da Associação Nacional Memória da Propaganda , instituição dedicada à preservação e à divulgação da memória audiovisual brasileira, no que se refere especificamente ao campo dos anúncios comerciais.O trabalho tem como centro de discussão a afirmação da produção publicitária como uma fonte histórica, capaz de embasar textos historiográficos sobre diversas temáticas, haja vista que nas publicidades encontramos referências a diversos temas que se entrelaçam na nossa vida cotidianaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistória e publicidades televisivasHistória do Brasil décadas de 1960-80História e documentoUm Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo776_1.pdf.jpgarquivo776_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/4/arquivo776_1.pdf.jpgc89e463a2168d54a9ff33b5090025030MD54ORIGINALarquivo776_1.pdfapplication/pdf3152431https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/1/arquivo776_1.pdf37b4cb50f375ae3091765390faa7a88fMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo776_1.pdf.txtarquivo776_1.pdf.txtExtracted texttext/plain544215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/3/arquivo776_1.pdf.txtb0392ef07b4b0c31f0e098e0b5c2582cMD53123456789/74382019-10-25 12:13:21.124oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:13:21Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
title |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
spellingShingle |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 Pereira da Silva, Jailson História e publicidades televisivas História do Brasil décadas de 1960-80 História e documento |
title_short |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
title_full |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
title_fullStr |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
title_full_unstemmed |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
title_sort |
Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80 |
author |
Pereira da Silva, Jailson |
author_facet |
Pereira da Silva, Jailson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Jailson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulo de Morais Rezende, Antonio |
contributor_str_mv |
Paulo de Morais Rezende, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e publicidades televisivas História do Brasil décadas de 1960-80 História e documento |
topic |
História e publicidades televisivas História do Brasil décadas de 1960-80 História e documento |
description |
Este trabalho surge como uma intenção de discutir a relação entre a publicidade e a história. Tomando a expressão publicitária como um vestígio da história, nos propomos a estudar como a partir de anúncios, particularmente os televisivos, é possível fazer-se uma análise histórica. Para tanto, percorremos alguns pressupostos teórico-metodológicos apresentados em áreas fronteiriças à História, buscando perceber como diferentes campos de estudo a exemplo da sociologia, da antropologia e da psicologia - se aproximam do fenômeno publicitário, como o significam e o relacionam à realidade social. Defendemos a idéia de que as produções publicitárias compõem um corpus documental ainda pouco explorado pelo trabalho historiográfico. Para materializar essas idéias, selecionamos alguns comerciais de televisão, exibidos no Brasil entre as décadas de 1960-80, buscando perceber como aqueles anúncios dialogavam com o momento histórico no qual foram produzidos. A escolha das décadas de 1960-80 ocorreu levando-se em consideração as transformações que o cenário audiovisual brasileiro sofreu naquele período. Os comerciais escolhidos foram obtidos nas coleções de publicidades pertencentes ao acervo da Associação Nacional Memória da Propaganda , instituição dedicada à preservação e à divulgação da memória audiovisual brasileira, no que se refere especificamente ao campo dos anúncios comerciais.O trabalho tem como centro de discussão a afirmação da produção publicitária como uma fonte histórica, capaz de embasar textos historiográficos sobre diversas temáticas, haja vista que nas publicidades encontramos referências a diversos temas que se entrelaçam na nossa vida cotidiana |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T18:32:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T18:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Jailson; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7438 |
identifier_str_mv |
Pereira da Silva, Jailson; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Um Brasil em pílulas de 1 minuto : história e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-80. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/4/arquivo776_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/1/arquivo776_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7438/3/arquivo776_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c89e463a2168d54a9ff33b5090025030 37b4cb50f375ae3091765390faa7a88f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b0392ef07b4b0c31f0e098e0b5c2582c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310631226867712 |