Interação cego-vidente : a resolução de problemas combinatórios com materiais que exploram diferentes sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAZ, Flávia Myrella Tenório
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50946
Resumo: SANTOS, Jaqueline A. F. Lixandrão, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
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Fundamentou-se nos princípios da Educação Inclusiva, norteada por documentos oficiais; na Teoria dos Campos Conceituais; nas concepções acerca da deficiência visual e da mediação; além de abordar a Teoria da Corporeidade. Também são trazidas pesquisas sobre a interação cego-vidente e sobre a aprendizagem de cegos em diferentes disciplinas e conteúdos. Para o desenvolvimento do estudo, foram revisados problemas e materiais utilizados em estudo anterior, elaborando-se ou adaptando-se novos problemas e materiais, explorando os sentidos do tato, olfato e visão. Assim, os materiais desenvolvidos possuem diferentes texturas, odores e cores, além de terem sido construídos a partir de materiais que podem ser facilmente encontrados pelos professores. Os problemas combinatórios de arranjo, combinação, permutação e produto de medidas, e os materiais elaborados para resolvê- los, foram aplicados, de modo conjunto, a uma estudante cega e uma estudante vidente, matriculadas no 5o ano do Ensino Fundamental numa escola municipal do Recife. Os resultados apontam que os materiais desenvolvidos, bem como a interação entre as estudantes e com a pesquisadora, possibilitaram a identificação dos elementos e o estabelecimento de relações necessárias à resolução dos problemas combinatórios, além da troca de estratégias entre as estudantes. Os materiais estimularam, assim, a compreensão das crianças a respeito das relações de escolha e de ordenação de elementos, bem como de esgotamento de possibilidades, das variadas situações combinatórias: arranjos, combinações, permutações e produto de medidas. Também se observou que para a estudante cega, o tato se mostrou o sentido que mais lhe foi confortável, enquanto o olfato se mostrou atrativo para a estudante vidente. Posteriormente, os materiais e momentos da interação, bem como a resolução de problemas pelas estudantes, foram apresentados a uma professora da sala regular e outra de Atendimento Educacional Especializado, ambas com experiência com estudantes cegos. Estas analisaram que os materiais cumprem a proposta a que se propõem, reconheceram a importância da interação entre as estudantes cega e vidente para a construção das aprendizagens de Combinatória, e sugeriram outras situações pedagógicas em que os materiais podem ser utilizados, como para realizar padrões, gráficos, classificações e quantificações. Também reforçaram a importância do professor em identificar possibilidades de interação e aprendizagens entre os estudantes, de acordo com as especificidades e possibilidades de seus estudantes. Espera-se que o estudo contribua com o campo teórico da Educação Matemática e para a prática da inclusão pelos professores da Educação Básica, com foco na aprendizagem dos estudantes, em particular da Combinatória, partindo-se das considerações de suas necessidades e possibilidades, bem como da interação entre eles.CAPESThe study aimed to contribute to Combinatorics learning by blind and non blind students, using manipulable materials that explore different meanings and meet the needs of each student. It was based on the principles of Inclusive Education, guided by official documents; in the Theory of Conceptual Fields; in conceptions about visual impairment and mediation; in addition to addressing the Theory of Corporeality. Research on the blind- non blind interaction and on the learning of the blind in different disciplines and contents is also presented. For the development of the study, problems and materials used in a previous study were revised, elaborating or adapting new problems and materials, exploring the senses of touch, smell and vision. Thus, the materials developed have different textures, odors and colors, in addition to being constructed from materials that can be easily found by teachers. The combinatorial problems of arrangement, combination, permutation and product of measures, and the materials designed to solve them, were applied, jointly, to a blind student and a non blind student, enrolled in the 5th grade of Elementary School in a municipal school in Recife. The results show that the materials developed, as well as the interaction between the students and the researcher, enabled the identification of the elements and the establishment of necessary relations to solve the combinatorial problems, in addition to the exchange of strategies between the students. The materials, thus, stimulated the children's understanding of the relations of choice and ordering of elements, as well as the exhaustion of possibilities, of the various combinatorial situations: arrangements, combinations, permutations and product of measures. It was also observed that for the blind student, touch proved to be the sense that was most comfortable for her, while smell was attractive to the non blind student. Subsequently, the materials and moments of interaction, as well as the problem solving by the students, were presented to a teacher from the regular classroom and another from the Specialized Educational Service, both with experience with blind students. These analyzed that the materials fulfill the proposal that they propose, recognized the importance of the interaction between blind and non blind students for the construction of Combinatorics learning, and suggested other pedagogical situations in which the materials can be used, such as to build patterns, graphs, classifications and quantifications. They also reinforced the importance of the teacher in identifying possibilities for interaction and learning among students, according to the specificities and possibilities of their students. It is expected that the study will contribute to the theoretical field of Mathematical Education and to the practice of inclusion by teachers of Basic Education, with a focus on student learning, in particular Combinatorics, starting from the considerations of their needs and possibilities, as well as the interaction between them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteração socialCegosVidenteInclusãoCombinatóriaInteração cego-vidente : a resolução de problemas combinatórios com materiais que exploram diferentes sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Flávia Myrella Tenório Braz.pdfDISSERTAÇÃO Flávia Myrella Tenório Braz.pdfapplication/pdf2905492https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50946/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1via%20Myrella%20Ten%c3%b3rio%20Braz.pdf1258dd5b83ea1ad4edbb06ab02393008MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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