ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates. The research’s purpose is to investigate limits and potentialities of an experimental activities methodology for teaching and learning in Natural Science in a class of 3rd-year elementary school attended by seers and one blind student. The proposal was based on literature discussions. The sources of information for qualitative analysis were video recordings of lessons and written records of students. The information analysis, guided by procedures of Discursive Textual Analysis, has identified potentialities for group work learning and explicitness of the students’ knowledge on the subjects under study. There were limits on the questioning of the initial knowledge in favor of reflections on the remarks, the participation of the blind student in experimental procedures and promotion of debates. |
id |
UFMG-11_a5d05a7c10ea3ede7c3ca96ee4cc0d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33335 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTSExperimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza.A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates. The research’s purpose is to investigate limits and potentialities of an experimental activities methodology for teaching and learning in Natural Science in a class of 3rd-year elementary school attended by seers and one blind student. The proposal was based on literature discussions. The sources of information for qualitative analysis were video recordings of lessons and written records of students. The information analysis, guided by procedures of Discursive Textual Analysis, has identified potentialities for group work learning and explicitness of the students’ knowledge on the subjects under study. There were limits on the questioning of the initial knowledge in favor of reflections on the remarks, the participation of the blind student in experimental procedures and promotion of debates.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333510.1590/1983-21172017190130 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335/26566Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiagini, Beatriz Gonçalves, Fábio Peres2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33335Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
title |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
spellingShingle |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS Biagini, Beatriz Experimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza. |
title_short |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
title_full |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
title_fullStr |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
title_sort |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO: EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS |
author |
Biagini, Beatriz |
author_facet |
Biagini, Beatriz Gonçalves, Fábio Peres |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Fábio Peres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biagini, Beatriz Gonçalves, Fábio Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza. |
topic |
Experimentação; Cegos e videntes; Ensino de ciências da natureza. |
description |
A pesquisa teve como objetivo investigar limites e potencialidades de uma proposta de experimentação para o ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza em uma turma do 3º ano do ensino fundamental formada por videntes e um aluno cego. A proposta foi fundamentada em discussões da literatura. As fontes de informações para análise qualitativa foram videogravações das aulas e registros escritos dos alunos. No exame das informações, orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva, identificaram-se potencialidades à aprendizagem do trabalho em grupo e à explicitação dos conhecimentos discentes sobre os assuntos em estudo. Houve limites no questionamento dos conhecimentos iniciais, no favorecimento de reflexões diante das observações, na participação do estudante cego nos procedimentos experimentais e na promoção de debates. The research’s purpose is to investigate limits and potentialities of an experimental activities methodology for teaching and learning in Natural Science in a class of 3rd-year elementary school attended by seers and one blind student. The proposal was based on literature discussions. The sources of information for qualitative analysis were video recordings of lessons and written records of students. The information analysis, guided by procedures of Discursive Textual Analysis, has identified potentialities for group work learning and explicitness of the students’ knowledge on the subjects under study. There were limits on the questioning of the initial knowledge in favor of reflections on the remarks, the participation of the blind student in experimental procedures and promotion of debates. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335 10.1590/1983-21172017190130 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33335/26566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164076130304 |