Funções Executivas e desempenho matemático em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Alanny Nunes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38412
Resumo: As Funções Executivas (FE) são entendidas enquanto habilidades preditoras do desempenho acadêmico, permitindo a tomada de decisão, a avaliação e a adequação de comportamentos e estratégias, sendo consenso na literatura científica sua importância para o desempenho matemático. Todavia, mesmo sendo indicada sua relevância, dados de estudos disponíveis sobre a temática ainda não permitiam inferir precisamente sobre as relações estabelecidas entre FE e desempenho em matemática de escolares. Desse modo, este estudo objetivou explorar as relações existentes entre os componentes das Funções Executivas – tríade executiva – e o desempenho matemático de escolares. Para tanto, participaram 110 estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Recife-PE, de ambos os sexos e com idades entre 8 e 12 anos. Os participantes foram avaliados a partir da aplicação dos instrumentos Mini-Exame do Estado Mental – MEEM, Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – Coruja PROMAT, Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, Five Digit Test – FDT e questionário sociodemográfico, sendo utilizadas para a análise dos dados técnicas estatísticas de correlação, regressão, multivariadas e de comparação entre grupos. Para uma melhor organização dos resultados e discussão estes são apresentados no decorrer do trabalho a partir de artigos completos que atendem a determinados objetivos específicos. No Artigo 1foram verificadas relações significativas entre os três componentes executivos– Memória de Trabalho (MT), Controle Inibitório (CI) e Flexibilidade Cognitiva (FC) – e o desempenho em matemática, com predominância da MT enquanto preditora, seguida da FC e do CI. No Artigo 2 observou-se que tanto o desenvolvimento executivo, com ênfase na MT, quanto fatores ambientais exercem importante influência sobre os níveis de desempenho em matemática, devendo-se considerar ambos no desenvolvimento de intervenções e de políticas específicas voltadas à aprendizagem matemática. Por fim, no Artigo 3, evidenciou-se que o desempenho em matemática sofre o impacto do baixo desempenho executivo, especialmente considerando-se a MT e a FC, com ênfase nos aspectos sociodemográficos turno escolar e escolaridade dos pais como fatores associados às FE. Pode-se concluir, considerando os três artigos, que as hipóteses levantadas foram em sua maioria validadas, entendendo-se que os três componentes executivos básicos se apresentam significativamente relacionados ao desempenho em matemática, com ênfase na MT, melhor preditora da prontidão matemática, e na FC, habilidade identificada como mediadora entre o CI e o desempenho em matemática. Portanto, para melhores especificações, demanda-se por mais pesquisas na área que avaliem a tríade em sua relação com o desempenho em matemática, considerando especialmente amostras com idades acima dos 12 anos, o componente flexibilidade cognitiva e estudantes de turno integral. Além disso, sugere-se o desenvolvimento de pesquisas de intervenção direcionadas às FE básicas que avaliem o seu impacto sobre o desempenho de escolares em matemática.
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Desse modo, este estudo objetivou explorar as relações existentes entre os componentes das Funções Executivas – tríade executiva – e o desempenho matemático de escolares. Para tanto, participaram 110 estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Recife-PE, de ambos os sexos e com idades entre 8 e 12 anos. Os participantes foram avaliados a partir da aplicação dos instrumentos Mini-Exame do Estado Mental – MEEM, Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – Coruja PROMAT, Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, Five Digit Test – FDT e questionário sociodemográfico, sendo utilizadas para a análise dos dados técnicas estatísticas de correlação, regressão, multivariadas e de comparação entre grupos. Para uma melhor organização dos resultados e discussão estes são apresentados no decorrer do trabalho a partir de artigos completos que atendem a determinados objetivos específicos. No Artigo 1foram verificadas relações significativas entre os três componentes executivos– Memória de Trabalho (MT), Controle Inibitório (CI) e Flexibilidade Cognitiva (FC) – e o desempenho em matemática, com predominância da MT enquanto preditora, seguida da FC e do CI. No Artigo 2 observou-se que tanto o desenvolvimento executivo, com ênfase na MT, quanto fatores ambientais exercem importante influência sobre os níveis de desempenho em matemática, devendo-se considerar ambos no desenvolvimento de intervenções e de políticas específicas voltadas à aprendizagem matemática. Por fim, no Artigo 3, evidenciou-se que o desempenho em matemática sofre o impacto do baixo desempenho executivo, especialmente considerando-se a MT e a FC, com ênfase nos aspectos sociodemográficos turno escolar e escolaridade dos pais como fatores associados às FE. Pode-se concluir, considerando os três artigos, que as hipóteses levantadas foram em sua maioria validadas, entendendo-se que os três componentes executivos básicos se apresentam significativamente relacionados ao desempenho em matemática, com ênfase na MT, melhor preditora da prontidão matemática, e na FC, habilidade identificada como mediadora entre o CI e o desempenho em matemática. Portanto, para melhores especificações, demanda-se por mais pesquisas na área que avaliem a tríade em sua relação com o desempenho em matemática, considerando especialmente amostras com idades acima dos 12 anos, o componente flexibilidade cognitiva e estudantes de turno integral. Além disso, sugere-se o desenvolvimento de pesquisas de intervenção direcionadas às FE básicas que avaliem o seu impacto sobre o desempenho de escolares em matemática.CNPqThe Executive Functions (EF) are understood as predictive skills of academic performance, allowing decision-making, assessment and adaptation of behaviors and strategies, been a consensus on scientific literature their importance for mathematical performance. However, even considering its relevance, data from available studies on the subject still did not allow to infer precisely about the relationships established between EF and students’s performance in mathematics. Thus, this study aimed to explore the relationships between the components of Executive Functions - executive triad - and the mathematical performance of students. To this end, 110 students from public and private schools in the city of Recife-PE, of both sexes and aged between 8 and 12 years participated. Participants were evaluated using the instruments Mini Mental State Exam - MMSE, Guide for Mathematical Skills Assessment –Coruja PROMAT, Child Brief Neuropsychological Assessment Battery – NEUPSILIN-INF, Five Digit Test –FDT and a sociodemographic questionnaire, being used for the statistical analysis of data tecniques of correlation, regression, multivariate and comparison between groups. For a better organization of results and discussion these are presented throughout the work from complete articles that meet certain specific objectives of this study. In the Article 1 it was found that significant relationships are observed between the three executive components - Working Memory (WM), Inhibitory Control (IC) and Cognitive Flexibility (CF) - and mathematical performance, with a predominance of WM as a predictor, followed by CF and IC. In the Article 2, it was observed that both executive development, with emphasis on WM, and environmental factors exert an important influence on mathematics performance levels, both of which should be considered in the development of specific mathematical learning interventions and policies. Finally, in Article 3, it was shown that performance in mathematics is impacted by the low executive performance, especially considering WM and CF, with emphasis on sociodemographic aspects full-time school and parental education as factors associated with EF. It can be concluded, considering the three presented articles, that the hypotheses raised were mostly validated, understanding that the three basic executive components are significantly related to mathematical performance, with emphasis on WM, the best predictor of mathematical readiness, and in CF, a skill identified as a mediator between IC and mathematical performance. Therefore, for better specifications, more research is needed in the area to evaluate the executive triad in relation to mathematical performance, especially considering samples over 12 years old students, the executive component cognitive flexibility, and full-time students. In addition, it is suggested the development of interventional studies directed to basic EF that assess their impact on the performance of students in mathematics.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaNeuropsicologiaPsicologia infantil – AvaliaçãoCapacidade de matemática em criançaCiência cognitivaAtividades mentaisFunções Executivas e desempenho matemático em escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Alanny Nunes de Santana.pdf.txtDISSERTAÇÃO Alanny Nunes de Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain214772https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38412/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alanny%20Nunes%20de%20Santana.pdf.txtcf3d51275d84d96b2816ab276d9b97aaMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Alanny Nunes de Santana.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Alanny Nunes de Santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38412/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alanny%20Nunes%20de%20Santana.pdf.jpg3f269bd9e64275fb6272c7cb0dc87ff3MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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