Funções executivas : a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico e seus efeitos sobre o desempenho matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Alanny Nunes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55538
Resumo: As Funções Executivas (FE) são habilidades cognitivas de autorregulação ligadas ao planejamento, à execução e ao monitoramento de pensamentos, comportamentos e emoções. Por melhorarem o nível de funcionalidade dos indivíduos, as FE se tornaram alvo de intervenções que visam o seu desenvolvimento e o consequente aprimoramento de outras habilidades não diretamente abordadas nos programas de treinamento, mas que por serem associadas às FE também se beneficiam destes, como as acadêmicas. Especificamente sobre os treinamentos cognitivos computadorizados (TCC), aponta-se que estes são promissores por serem mais atrativos e por geralmente se apresentarem em formato de jogos eletrônicos. Todavia, poucos estudos apresentam programas de intervenção das FE, sendo ainda menor o número de ensaios randomizados nacionais e inexistentes os que apresentem jogos que treinem as três FE básicas e avaliem os seus efeitos sobre o desempenho em matemática. Destarte, objetivou-se avaliar a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico direcionada às FE e seus efeitos sobre o desempenho matemático de crianças de 7 a 10 anos. Para tanto foram empreendidos dois estudos. No Estudo I é apresentado o desenvolvimento do programa Cucca Curiosa, desde a criação e adaptação de atividades, avaliação por juízes até a estimação da viabilidade e aplicabilidade por estudo piloto. No Estudo II ocorreu a investigação da eficácia do programa, apresentada em cinco ensaios randomizados estratificados. Para a coleta de dados dos ensaios os pais responderam ao Questionário sociodemográfico, de condições de saúde e educacionais do estudante, enquanto as crianças foram avaliadas presencialmente a nível de pré-teste e pós-teste com os instrumentos NEUPSILIN-Inf, Teste dos Cinco dígitos (FDT), Stroop dia e noite, Teste de Trilhas e Teste de Matemática (TEMA). Passado o pré-teste a amostra foi estratificada e randomizada para compor o grupo controle (GC) e o experimental (GE). Na etapa de intervenção os estudantes do GE participaram do programa Cucca Curiosa, que foi aplicado em cinco encontros presenciais, enquanto o GC permaneceu em espera passiva. Realizou-se uma investigação quantitativa por meio de análises estatísticas descritivas, bivariadas e multivariadas. Respectivamente nos ensaios 1 e 2, com 56 crianças pernambucanas, foi investigada e confirmada a eficácia da intervenção em promover o aprimoramento de cada FE básica (transferência próxima) e seus efeitos sobre o desempenho das crianças em matemática (transferência distante). No ensaio 3, com 56 crianças cearenses, a eficácia de transferência próxima e distante do programa foi novamente avaliada e confirmada. Respectivamente nos ensaios 4 e 5, com 112 crianças (pernambucanas e cearenses), foi possível também confirmar os efeitos da intervenção sobre as FE e o desempenho em matemática e verificar que os benefícios sobre cada FE não variaram conforme a idade, mas impactam diferentemente o desempenho em matemática, notadamente aos 8 anos. Foram produzidas e apresentadas evidências iniciais da eficácia de transferência próxima e distante de um treinamento das FE de curta duração a partir de jogos eletrônicos mesclando práticas repetidas e o ensino de estratégias metacognitivas. A falta de pós-teste postergado e cegamento são limitações que devem ser consideradas e exploradas em estudos futuros.
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Por melhorarem o nível de funcionalidade dos indivíduos, as FE se tornaram alvo de intervenções que visam o seu desenvolvimento e o consequente aprimoramento de outras habilidades não diretamente abordadas nos programas de treinamento, mas que por serem associadas às FE também se beneficiam destes, como as acadêmicas. Especificamente sobre os treinamentos cognitivos computadorizados (TCC), aponta-se que estes são promissores por serem mais atrativos e por geralmente se apresentarem em formato de jogos eletrônicos. Todavia, poucos estudos apresentam programas de intervenção das FE, sendo ainda menor o número de ensaios randomizados nacionais e inexistentes os que apresentem jogos que treinem as três FE básicas e avaliem os seus efeitos sobre o desempenho em matemática. Destarte, objetivou-se avaliar a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico direcionada às FE e seus efeitos sobre o desempenho matemático de crianças de 7 a 10 anos. Para tanto foram empreendidos dois estudos. No Estudo I é apresentado o desenvolvimento do programa Cucca Curiosa, desde a criação e adaptação de atividades, avaliação por juízes até a estimação da viabilidade e aplicabilidade por estudo piloto. No Estudo II ocorreu a investigação da eficácia do programa, apresentada em cinco ensaios randomizados estratificados. Para a coleta de dados dos ensaios os pais responderam ao Questionário sociodemográfico, de condições de saúde e educacionais do estudante, enquanto as crianças foram avaliadas presencialmente a nível de pré-teste e pós-teste com os instrumentos NEUPSILIN-Inf, Teste dos Cinco dígitos (FDT), Stroop dia e noite, Teste de Trilhas e Teste de Matemática (TEMA). Passado o pré-teste a amostra foi estratificada e randomizada para compor o grupo controle (GC) e o experimental (GE). 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Because they improve the level of functionality of individuals, EF have become the target of interventions aimed at their development and the consequent improvement of other skills not directly addressed in training programs, but which, as they are associated with EF, also benefit from them, such as academics. Specifically regarding computerized cognitive training (CCT), it is pointed out that these are promising because they are more attractive and because they are generally presented in the format of electronic games. However, few studies present EF intervention programs, and there are even fewer national randomized trials and there are no studies that present games that train the three basic EF and evaluate their effects on performance in mathematics. Therefore, the objective was to evaluate the effectiveness of an intervention in an electronic game format aimed at EF and its effects on the mathematical performance of children aged 7 to 10 years. To this end, two studies were undertaken. Study I presents the development of the Cucca Curiosa program, from the creation and adaptation of activities, evaluation by judges until the estimation of feasibility and applicability through a pilot study. In Study II, the effectiveness of the program was investigated, presented in five stratified randomized trials. To collect test data, parents responded to the student's sociodemographic, health and educational conditions questionnaire, while children were assessed in person at pre-test and post-test times using the NEUPSILIN-Inf, Five-Digit Test (FDT), Trail Making Test, Day-Night Stroop and Mathematics Test (TEMA) instruments. After the pre-test, the sample was stratified and randomized to form the control group (CG) and the experimental group (EG). In the intervention stage, EG students participated in the Cucca Curiosa program, which was applied in five face-to-face meetings, while the CG remained in passive waiting. A quantitative investigation was carried out using descriptive, bivariate and multivariate statistical analyses. Respectively in trials 1 and 2, with 56 children from Pernambuco, the effectiveness of the intervention in promoting the improvement of each basic EF (near transfer) and its effects on children's performance in mathematics (far transfer) was investigated and confirmed. In trial 3, with 56 children from Ceará, the effectiveness of the program's near and distant transfer was again evaluated and confirmed. Respectively in trials 4 and 5, with 112 children (from Pernambuco and Ceará), it was also possible to confirm the effects of the intervention on EF and mathematics performance and verify that the benefits on each EF did not vary according to age, but had a different impact on performance in mathematics, notably at age 8. Initial evidence was produced and presented on the effectiveness of near and far transfer of short-term EF training using electronic games, combining repeated practices and the teaching of metacognitive strategies. The lack of delayed post-test and blinding are limitations that should be considered and explored in future studies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPsicologia cognitivaFunções executivas (Neuropsicologia)IntervençãoCriançasDesempenho matemáticoJogos eletrônicosFunções executivas : a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico e seus efeitos sobre o desempenho matemáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Alanny Nunes de Santana.pdfTESE Alanny Nunes de Santana.pdfapplication/pdf2831089https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55538/1/TESE%20Alanny%20Nunes%20de%20Santana.pdfe5de115832dcbb0c6f5d7ee752f5c274MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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