Cartografia ensaística de Alejo Carpentier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORENO, Amanda Brandão Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012
Resumo: Alejo Carpentier é um escritor paradigmático da literatura do século XX. Precursor do novo romance hispano-americano e um de seus expoentes, seu trabalho se centra na busca e expressão da “essência” do mundo americano. A necessidade de pensar a América em suas obras está associada a seu projeto literário e cultural, que tenta contemplar o local e o global a fim de dirimir o caráter exótico destinado ao continente, bem como convidar jovens escritores a fazer parte desse empreendimento, o qual deve se basear na história e no estudo como formação para a criação de uma “tradição de ofício do romancista” na América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção ensaística do escritor cubano, compreendida entre as décadas de vinte e setenta, através de três conjuntos de ensaios, intitulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” e “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Essas obras são abordadas através de critérios formais que se desprendem da leitura tanto dos ensaios como dos romances de Carpentier, que são o barroco e o neobarroco; os movimentos de vanguarda, em especial o surrealismo, e o maravilhoso; ensaio e utopia e, por fim, mito e arquivo. Formalizando um contraponto desses elementos com os escritos do autor, podemos traçar os percursos construtivos e evolutivos de cada um dos conceitos chave para a leitura do conjunto da obra, em especial o do “real maravilloso” e o “barroco americano”, e entender esse conjunto como parte de um labor articulado a um projeto que é também cultural e político. A interpretação da ensaística carpentieriana serve para entender o projeto do autor cubano e reinterpretar a função do intelectual no cenário latino-americano no século XX, o que tem a ver, necessariamente, com refletir sobre a América Latina em si.
id UFPE_d544d056928aa44d608919941567a721
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31012
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MORENO, Amanda Brandão Araújohttp://lattes.cnpq.br/0149408155954168http://lattes.cnpq.br/1511356924660287CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo2019-06-10T23:33:49Z2019-06-10T23:33:49Z2018-05-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012Alejo Carpentier é um escritor paradigmático da literatura do século XX. Precursor do novo romance hispano-americano e um de seus expoentes, seu trabalho se centra na busca e expressão da “essência” do mundo americano. A necessidade de pensar a América em suas obras está associada a seu projeto literário e cultural, que tenta contemplar o local e o global a fim de dirimir o caráter exótico destinado ao continente, bem como convidar jovens escritores a fazer parte desse empreendimento, o qual deve se basear na história e no estudo como formação para a criação de uma “tradição de ofício do romancista” na América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção ensaística do escritor cubano, compreendida entre as décadas de vinte e setenta, através de três conjuntos de ensaios, intitulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” e “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Essas obras são abordadas através de critérios formais que se desprendem da leitura tanto dos ensaios como dos romances de Carpentier, que são o barroco e o neobarroco; os movimentos de vanguarda, em especial o surrealismo, e o maravilhoso; ensaio e utopia e, por fim, mito e arquivo. Formalizando um contraponto desses elementos com os escritos do autor, podemos traçar os percursos construtivos e evolutivos de cada um dos conceitos chave para a leitura do conjunto da obra, em especial o do “real maravilloso” e o “barroco americano”, e entender esse conjunto como parte de um labor articulado a um projeto que é também cultural e político. A interpretação da ensaística carpentieriana serve para entender o projeto do autor cubano e reinterpretar a função do intelectual no cenário latino-americano no século XX, o que tem a ver, necessariamente, com refletir sobre a América Latina em si.Alejo Carpentier is a paradigmatic writer of the XX century. Precursor of the New Hispanic-American novels, his work focus on the expression of the “essence” of the American world. The urge of conceiving America in his work is related to his literary and cultural project, which intent to contemplate the local and the global, aiming to reduce the exotic feature ascribed to the continent, as well as to motivate young writers to participate of this enterprise, trying to produce a professional tradition (“tradición de oficio”) of the novel writers in Latin America, structured on history and research. This work analyses the essay production of the Cuban writer, developed between the twenties and the seventies, through three sets of essays, entitled “Tientos y diferencias”, “Razón de ser”, and “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. These are approached by means of formal criteria that are drawn from Carpentier’s essays and novels: Baroque and Neo-Baroque; vanguard expressions, specifically Surrealism and Marvellous; Essay and Utopia; and Myth and Archive. By formalising the contrast of these elements with those presented by the author, it is possible to trace the initial and evolutive routes of each key concept in the contemplation of the whole work, mainly the “Real Marvelous” and the “American Baroque”, and appreciate this assemble as part of an effort assigned to a project which has also a political and cultual aspect. The carpenterian essay interpretation is useful to understand his goals and recast the role of the intelectual in the Latin America of the twenty century, thus reflecting about Latin America itself.Alejo Carpentier es un escritor paradigmático de la literatura del siglo XX. Precursor de la nueva novela hispano-americana y uno de sus principales representantes, su trabajo se basa en la búsqueda de la “esencia” y expresión del mundo americano. La necesidad de pensar América en sus obras está asociada a su proyecto literario y cultural, que intenta contemplar lo local y lo global con objetivo de dirimir el carácter exótico destinado al continente, así como invitar a los jóvenes escritores a formar parte de ese emprendimiento, el que debía anclarse en la historia y en el estudio como formación para la creación de una “tradición del oficio del romancista” en América Latina. Este trabajo tiene como objetivo analizar la producción ensayística del escritor cubano, comprendida entre las décadas del veinte y ochenta, a través de tres conjuntos de ensayos, titulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” y “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Esas obras son abordadas a través de criterios formales que se despliegan de la lectura de las novelas y de los ensayos de Carpentier, que son barroco y neobarroco; los movimientos de vanguardia, en especial el surrealismo, y lo maravilloso; ensayo y utopía y, por fin, mito y archivo. Formalizando un contrapunteo de eses elementos con los escritos del autor, podemos trazar los percursos constructivos y evolutivos de cada uno de los conceptos clave para la lectura del conjunto de su obra, en especial aquel de “real maravilloso” y de “barroco americano”, y entender ese conjunto como parte de una labor articulada a un proyecto que es también cultural y político. La interpretación de la ensayística carpenteriana sirve para entender el proyecto del autor cubano y reinterpretar la función del intelectual en el escenario latinoamericano del siglo XX, lo que tiene que ver, necesariamente, con reflejar sobre América Latina ensimisma.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsaiosAmérica LatinaAlejo CarpentierCartografia ensaística de Alejo Carpentierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.jpgTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/5/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.jpgc2768ff3351b40caea1ef38988c1cdf3MD55ORIGINALTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdfTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdfapplication/pdf2698649https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/1/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf8247bd20b83a00f76fcab10b23c7f239MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.txtTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.txtExtracted texttext/plain594173https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/4/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.txted7509adb39d1e9fb250be77cd8a26faMD54123456789/310122019-10-25 10:34:50.968oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:34:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
title Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
spellingShingle Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
MORENO, Amanda Brandão Araújo
Ensaios
América Latina
Alejo Carpentier
title_short Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
title_full Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
title_fullStr Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
title_full_unstemmed Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
title_sort Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
author MORENO, Amanda Brandão Araújo
author_facet MORENO, Amanda Brandão Araújo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0149408155954168
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1511356924660287
dc.contributor.author.fl_str_mv MORENO, Amanda Brandão Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo
contributor_str_mv CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios
América Latina
Alejo Carpentier
topic Ensaios
América Latina
Alejo Carpentier
description Alejo Carpentier é um escritor paradigmático da literatura do século XX. Precursor do novo romance hispano-americano e um de seus expoentes, seu trabalho se centra na busca e expressão da “essência” do mundo americano. A necessidade de pensar a América em suas obras está associada a seu projeto literário e cultural, que tenta contemplar o local e o global a fim de dirimir o caráter exótico destinado ao continente, bem como convidar jovens escritores a fazer parte desse empreendimento, o qual deve se basear na história e no estudo como formação para a criação de uma “tradição de ofício do romancista” na América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção ensaística do escritor cubano, compreendida entre as décadas de vinte e setenta, através de três conjuntos de ensaios, intitulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” e “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Essas obras são abordadas através de critérios formais que se desprendem da leitura tanto dos ensaios como dos romances de Carpentier, que são o barroco e o neobarroco; os movimentos de vanguarda, em especial o surrealismo, e o maravilhoso; ensaio e utopia e, por fim, mito e arquivo. Formalizando um contraponto desses elementos com os escritos do autor, podemos traçar os percursos construtivos e evolutivos de cada um dos conceitos chave para a leitura do conjunto da obra, em especial o do “real maravilloso” e o “barroco americano”, e entender esse conjunto como parte de um labor articulado a um projeto que é também cultural e político. A interpretação da ensaística carpentieriana serve para entender o projeto do autor cubano e reinterpretar a função do intelectual no cenário latino-americano no século XX, o que tem a ver, necessariamente, com refletir sobre a América Latina em si.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-10T23:33:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-10T23:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/5/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/1/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/4/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2768ff3351b40caea1ef38988c1cdf3
8247bd20b83a00f76fcab10b23c7f239
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
ed7509adb39d1e9fb250be77cd8a26fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310643918831616