Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012 |
Resumo: | Alejo Carpentier é um escritor paradigmático da literatura do século XX. Precursor do novo romance hispano-americano e um de seus expoentes, seu trabalho se centra na busca e expressão da “essência” do mundo americano. A necessidade de pensar a América em suas obras está associada a seu projeto literário e cultural, que tenta contemplar o local e o global a fim de dirimir o caráter exótico destinado ao continente, bem como convidar jovens escritores a fazer parte desse empreendimento, o qual deve se basear na história e no estudo como formação para a criação de uma “tradição de ofício do romancista” na América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção ensaística do escritor cubano, compreendida entre as décadas de vinte e setenta, através de três conjuntos de ensaios, intitulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” e “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Essas obras são abordadas através de critérios formais que se desprendem da leitura tanto dos ensaios como dos romances de Carpentier, que são o barroco e o neobarroco; os movimentos de vanguarda, em especial o surrealismo, e o maravilhoso; ensaio e utopia e, por fim, mito e arquivo. Formalizando um contraponto desses elementos com os escritos do autor, podemos traçar os percursos construtivos e evolutivos de cada um dos conceitos chave para a leitura do conjunto da obra, em especial o do “real maravilloso” e o “barroco americano”, e entender esse conjunto como parte de um labor articulado a um projeto que é também cultural e político. A interpretação da ensaística carpentieriana serve para entender o projeto do autor cubano e reinterpretar a função do intelectual no cenário latino-americano no século XX, o que tem a ver, necessariamente, com refletir sobre a América Latina em si. |
id |
UFPE_d544d056928aa44d608919941567a721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31012 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MORENO, Amanda Brandão Araújohttp://lattes.cnpq.br/0149408155954168http://lattes.cnpq.br/1511356924660287CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo2019-06-10T23:33:49Z2019-06-10T23:33:49Z2018-05-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012Alejo Carpentier é um escritor paradigmático da literatura do século XX. Precursor do novo romance hispano-americano e um de seus expoentes, seu trabalho se centra na busca e expressão da “essência” do mundo americano. A necessidade de pensar a América em suas obras está associada a seu projeto literário e cultural, que tenta contemplar o local e o global a fim de dirimir o caráter exótico destinado ao continente, bem como convidar jovens escritores a fazer parte desse empreendimento, o qual deve se basear na história e no estudo como formação para a criação de uma “tradição de ofício do romancista” na América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção ensaística do escritor cubano, compreendida entre as décadas de vinte e setenta, através de três conjuntos de ensaios, intitulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” e “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Essas obras são abordadas através de critérios formais que se desprendem da leitura tanto dos ensaios como dos romances de Carpentier, que são o barroco e o neobarroco; os movimentos de vanguarda, em especial o surrealismo, e o maravilhoso; ensaio e utopia e, por fim, mito e arquivo. Formalizando um contraponto desses elementos com os escritos do autor, podemos traçar os percursos construtivos e evolutivos de cada um dos conceitos chave para a leitura do conjunto da obra, em especial o do “real maravilloso” e o “barroco americano”, e entender esse conjunto como parte de um labor articulado a um projeto que é também cultural e político. A interpretação da ensaística carpentieriana serve para entender o projeto do autor cubano e reinterpretar a função do intelectual no cenário latino-americano no século XX, o que tem a ver, necessariamente, com refletir sobre a América Latina em si.Alejo Carpentier is a paradigmatic writer of the XX century. Precursor of the New Hispanic-American novels, his work focus on the expression of the “essence” of the American world. The urge of conceiving America in his work is related to his literary and cultural project, which intent to contemplate the local and the global, aiming to reduce the exotic feature ascribed to the continent, as well as to motivate young writers to participate of this enterprise, trying to produce a professional tradition (“tradición de oficio”) of the novel writers in Latin America, structured on history and research. This work analyses the essay production of the Cuban writer, developed between the twenties and the seventies, through three sets of essays, entitled “Tientos y diferencias”, “Razón de ser”, and “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. These are approached by means of formal criteria that are drawn from Carpentier’s essays and novels: Baroque and Neo-Baroque; vanguard expressions, specifically Surrealism and Marvellous; Essay and Utopia; and Myth and Archive. By formalising the contrast of these elements with those presented by the author, it is possible to trace the initial and evolutive routes of each key concept in the contemplation of the whole work, mainly the “Real Marvelous” and the “American Baroque”, and appreciate this assemble as part of an effort assigned to a project which has also a political and cultual aspect. The carpenterian essay interpretation is useful to understand his goals and recast the role of the intelectual in the Latin America of the twenty century, thus reflecting about Latin America itself.Alejo Carpentier es un escritor paradigmático de la literatura del siglo XX. Precursor de la nueva novela hispano-americana y uno de sus principales representantes, su trabajo se basa en la búsqueda de la “esencia” y expresión del mundo americano. La necesidad de pensar América en sus obras está asociada a su proyecto literario y cultural, que intenta contemplar lo local y lo global con objetivo de dirimir el carácter exótico destinado al continente, así como invitar a los jóvenes escritores a formar parte de ese emprendimiento, el que debía anclarse en la historia y en el estudio como formación para la creación de una “tradición del oficio del romancista” en América Latina. Este trabajo tiene como objetivo analizar la producción ensayística del escritor cubano, comprendida entre las décadas del veinte y ochenta, a través de tres conjuntos de ensayos, titulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” y “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Esas obras son abordadas a través de criterios formales que se despliegan de la lectura de las novelas y de los ensayos de Carpentier, que son barroco y neobarroco; los movimientos de vanguardia, en especial el surrealismo, y lo maravilloso; ensayo y utopía y, por fin, mito y archivo. Formalizando un contrapunteo de eses elementos con los escritos del autor, podemos trazar los percursos constructivos y evolutivos de cada uno de los conceptos clave para la lectura del conjunto de su obra, en especial aquel de “real maravilloso” y de “barroco americano”, y entender ese conjunto como parte de una labor articulada a un proyecto que es también cultural y político. La interpretación de la ensayística carpenteriana sirve para entender el proyecto del autor cubano y reinterpretar la función del intelectual en el escenario latinoamericano del siglo XX, lo que tiene que ver, necesariamente, con reflejar sobre América Latina ensimisma.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsaiosAmérica LatinaAlejo CarpentierCartografia ensaística de Alejo Carpentierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.jpgTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/5/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.jpgc2768ff3351b40caea1ef38988c1cdf3MD55ORIGINALTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdfTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdfapplication/pdf2698649https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/1/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf8247bd20b83a00f76fcab10b23c7f239MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.txtTESE Amanda Brandão Araújo Moreno.pdf.txtExtracted texttext/plain594173https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/4/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.txted7509adb39d1e9fb250be77cd8a26faMD54123456789/310122019-10-25 10:34:50.968oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31012TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:34:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
title |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
spellingShingle |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier MORENO, Amanda Brandão Araújo Ensaios América Latina Alejo Carpentier |
title_short |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
title_full |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
title_fullStr |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
title_full_unstemmed |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
title_sort |
Cartografia ensaística de Alejo Carpentier |
author |
MORENO, Amanda Brandão Araújo |
author_facet |
MORENO, Amanda Brandão Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0149408155954168 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1511356924660287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORENO, Amanda Brandão Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo |
contributor_str_mv |
CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensaios América Latina Alejo Carpentier |
topic |
Ensaios América Latina Alejo Carpentier |
description |
Alejo Carpentier é um escritor paradigmático da literatura do século XX. Precursor do novo romance hispano-americano e um de seus expoentes, seu trabalho se centra na busca e expressão da “essência” do mundo americano. A necessidade de pensar a América em suas obras está associada a seu projeto literário e cultural, que tenta contemplar o local e o global a fim de dirimir o caráter exótico destinado ao continente, bem como convidar jovens escritores a fazer parte desse empreendimento, o qual deve se basear na história e no estudo como formação para a criação de uma “tradição de ofício do romancista” na América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção ensaística do escritor cubano, compreendida entre as décadas de vinte e setenta, através de três conjuntos de ensaios, intitulados “Tientos y diferencias”, “Razón de ser” e “La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos”. Essas obras são abordadas através de critérios formais que se desprendem da leitura tanto dos ensaios como dos romances de Carpentier, que são o barroco e o neobarroco; os movimentos de vanguarda, em especial o surrealismo, e o maravilhoso; ensaio e utopia e, por fim, mito e arquivo. Formalizando um contraponto desses elementos com os escritos do autor, podemos traçar os percursos construtivos e evolutivos de cada um dos conceitos chave para a leitura do conjunto da obra, em especial o do “real maravilloso” e o “barroco americano”, e entender esse conjunto como parte de um labor articulado a um projeto que é também cultural e político. A interpretação da ensaística carpentieriana serve para entender o projeto do autor cubano e reinterpretar a função do intelectual no cenário latino-americano no século XX, o que tem a ver, necessariamente, com refletir sobre a América Latina em si. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-10T23:33:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-10T23:33:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/5/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/1/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31012/4/TESE%20Amanda%20Brand%c3%a3o%20Ara%c3%bajo%20Moreno.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2768ff3351b40caea1ef38988c1cdf3 8247bd20b83a00f76fcab10b23c7f239 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 ed7509adb39d1e9fb250be77cd8a26fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310643918831616 |