A docência primária em Pernambuco : estratégias e táticas de organização e hierarquização (1864-1888)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41131 |
Resumo: | Há um consenso nos estudos da História da Educação do Brasil Império de que os docentes se constituíram profissionais ao chegarem à condição de funcionários públicos, enquadrados e controlados pelo Estado (VILLELA, 2000; GARCIA, 2002, 2004 e 2005; ARAÚJO, 2010; CARDOSO, 2011; OLIVEIRA, 2011; SILVA & CATANI, 2011; LOPES, 2012; FERREIRA, 2016; GONÇALVES FILHO, 2016). Rediscutimos esses argumentos, a partir das experiências individuais e coletivas dos(as) docentes públicos(as) primários(as) e das táticas por eles(as) utilizadas, em meio às estratégias de organização e funcionamento de suas aulas. Coligimos e analisamos diversos registros documentais encontrados nos Códices da série Instrução Pública do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, as legislações referentes à instrução pública, os relatórios dos presidentes de província, os relatórios e regulamentos dos inspetores da instrução, os regimentos escolares, os anais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, as petições remetidas aos deputados provinciais, bem como alguns jornais e revista do período. Mobilizamos as categorias “experiência” (THOMPSON,1981;1987), “estratégias” e “táticas” (DE CERTEAU, 2011) como norteadoras da construção narrativa, visando tecer as maneiras pelas quais os docentes e agentes governamentais deram significação às diferentes vivências laborais em função de suas posições, de seus recursos e de suas situações produtivas. Como procedimentos de leitura das fontes e de escrita dos “achados”, elegemos a “descrição densa” do Clifford Geertz (1989) e a abordagem microanalítica do Carlo Ginzburg (2007). Defendemos que o enquadramento dos(as) docentes públicos em Pernambuco, entre 1864 e 1888, não se orientou pelos parâmetros da profissionalização deste ofício, mas por diferentes processos de hierarquizações e negociações horizontais e verticais, validadas e (re)significadas pelos(as) docentes. A docência pública primária pernambucana constituiu-se como um ofício (não uma profissão), permeado pelos lugares de poder e destaque conquistados pelos professores e professoras em relação à população e às instâncias governamentais da Província. |
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Rediscutimos esses argumentos, a partir das experiências individuais e coletivas dos(as) docentes públicos(as) primários(as) e das táticas por eles(as) utilizadas, em meio às estratégias de organização e funcionamento de suas aulas. Coligimos e analisamos diversos registros documentais encontrados nos Códices da série Instrução Pública do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, as legislações referentes à instrução pública, os relatórios dos presidentes de província, os relatórios e regulamentos dos inspetores da instrução, os regimentos escolares, os anais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, as petições remetidas aos deputados provinciais, bem como alguns jornais e revista do período. Mobilizamos as categorias “experiência” (THOMPSON,1981;1987), “estratégias” e “táticas” (DE CERTEAU, 2011) como norteadoras da construção narrativa, visando tecer as maneiras pelas quais os docentes e agentes governamentais deram significação às diferentes vivências laborais em função de suas posições, de seus recursos e de suas situações produtivas. Como procedimentos de leitura das fontes e de escrita dos “achados”, elegemos a “descrição densa” do Clifford Geertz (1989) e a abordagem microanalítica do Carlo Ginzburg (2007). Defendemos que o enquadramento dos(as) docentes públicos em Pernambuco, entre 1864 e 1888, não se orientou pelos parâmetros da profissionalização deste ofício, mas por diferentes processos de hierarquizações e negociações horizontais e verticais, validadas e (re)significadas pelos(as) docentes. A docência pública primária pernambucana constituiu-se como um ofício (não uma profissão), permeado pelos lugares de poder e destaque conquistados pelos professores e professoras em relação à população e às instâncias governamentais da Província.CAPESThere is a consensus in studies on the History of Education in the Brazilian Empire that teachers became professionals when they reached the status of public servants, framed and controlled by the State (VILLELA, 2000; GARCIA, 2002, 2004 and 2005; ARAÚJO, 2010; CARDOSO , 2011; OLIVEIRA, 2011; SILVA & CATANI, 2011; LOPES, 2012; FERREIRA, 2016; GONÇALVES FILHO, 2016). We re-discuss these arguments, based on the individual and collective experiences of primary public teachers and the tactics used by them, in the context of the organization and functioning strategies of their classes. We collected and analyzed several documental records found in the Public Instruction series Codes of the Jordão Emerenciano State Public Archive, the legislation related to public instruction, the reports of the provincial presidents, the reports and regulations of the instruction inspectors, the school regulations, the annals of Legislative Assembly of Pernambuco, the petitions sent to the provincial deputies, as well as some newspapers and magazine of the period. We mobilized the categories “experience” (THOMPSON,1981, 1987), “strategies” and “tactics” (DE CERTEAU, 2011) as guidelines for the narrative construction, aiming to weave the ways in which teachers and government agents gave meaning to different work experiences according to their positions, their resources and their productive situations. As procedures for reading the sources and writing the “findings”, we chose the “dense description” of Clifford Geertz (1989) and the microanalytical approach of Carlo Ginzburg (2007). We argue that the framing of public teachers in Pernambuco, between 1864 and 1888, was not guided by the parameters of the professionalization of this profession, but by different processes of hierarchies and horizontal and vertical negotiations, validated and (re)signified by teachers. The primary public teaching of Pernambuco was constituted as a craft (not a profession), permeated by the places of power and prominence conquered by the teachers in relation to the population and the governmental instances of the Province.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilEducação – HistóriaFunções Docentes – História - PernambucoDocentes – Ensino FundamentalLei das EntrânciasUFPE - Pós- graduaçãoA docência primária em Pernambuco : estratégias e táticas de organização e hierarquização (1864-1888)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41131/2/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD52ORIGINALTESE Dayana Raquel Pereira de Lima.pdfTESE Dayana 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