Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34337 |
Resumo: | Vivemos um momento em que a relação entre moda e sustentabilidade vem sendo amplamente discutida em várias esferas sociais. A cada dia surgem novos conceitos como ecomoda, moda sustentável e consumo consciente. No entanto, ainda não há consenso sobre como esse novo contexto social figura no mercado e no nosso cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o atual contexto da relação entre moda e sustentabilidade, questionando o posicionamento e a participação do consumidor nesse cenário. Para tanto, são discutidas as estratégias de design presentes na literatura sobre moda e sustentabilidade e como estas podem ser auxiliadas pelos estudos acerca do comportamento do consumidor. Destacamos que, quanto à sua metodologia, este trabalho se configura como um estudo de orientação fenomenológica e abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se dá com base na análise do conteúdo de Bardin. Como principais resultados, podemos verificar que existe a discussão sobre um nicho de mercado chamado de “moda sustentável”, porém ainda há lacunas no que se refere a uma definição concreta desse termo. Da mesma forma, os consumidores mostraram reconhecer a problemática, mas a prática do consumo consciente ainda não está alinhada ao que propõem os estudos sobre sustentabilidade. Concluímos a partir desses dados que a chamada moda sustentável é um fenômeno social que pode ser observado tanto como um nicho de mercado emergente, um valor agregado à produtos específicos ou mesmo um novo contexto de consumo e estilo de vida. |
id |
UFPE_d68985b9c9140c94a986e927cd3f6bb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34337 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
FERNANDES, Laura Maria Abdonhttp://lattes.cnpq.br/3984963420632616http://lattes.cnpq.br/2061771070429217GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto2019-10-08T19:25:52Z2019-10-08T19:25:52Z2018-11-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34337Vivemos um momento em que a relação entre moda e sustentabilidade vem sendo amplamente discutida em várias esferas sociais. A cada dia surgem novos conceitos como ecomoda, moda sustentável e consumo consciente. No entanto, ainda não há consenso sobre como esse novo contexto social figura no mercado e no nosso cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o atual contexto da relação entre moda e sustentabilidade, questionando o posicionamento e a participação do consumidor nesse cenário. Para tanto, são discutidas as estratégias de design presentes na literatura sobre moda e sustentabilidade e como estas podem ser auxiliadas pelos estudos acerca do comportamento do consumidor. Destacamos que, quanto à sua metodologia, este trabalho se configura como um estudo de orientação fenomenológica e abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se dá com base na análise do conteúdo de Bardin. Como principais resultados, podemos verificar que existe a discussão sobre um nicho de mercado chamado de “moda sustentável”, porém ainda há lacunas no que se refere a uma definição concreta desse termo. Da mesma forma, os consumidores mostraram reconhecer a problemática, mas a prática do consumo consciente ainda não está alinhada ao que propõem os estudos sobre sustentabilidade. Concluímos a partir desses dados que a chamada moda sustentável é um fenômeno social que pode ser observado tanto como um nicho de mercado emergente, um valor agregado à produtos específicos ou mesmo um novo contexto de consumo e estilo de vida.CAPESWe are living in a moment when the relationship between fashion and sustainability has been widely discussed in several social spheres. Every day new concepts like ecofashion, sustainable fashion and conscious consumption arise. However, there is still no consensus on how this new social context appears in the market and in our daily lives. Taking this into account, the main objective of this paper is to analyze the current context of the relationship between fashion and sustainability, questioning the positioning and participation of consumers in this scenario. For that, the design strategies presented in the literature on fashion and sustainability are discussed and how these can be aided by the studies about consumer behaviour. We emphasize that, as far as its methodology, this work is configured as a study of phenomenological orientation and qualitative approach, in which the data analysis is based on the analysis of Bardin content. As main results, we can verify that there is a discussion about a niche market called "sustainable fashion", but there are still gaps regarding a concrete definition of that term. In the same way, consumers showed recognition of the problem, but the practice of conscious consumption is not yet in line with what sustainability studies propose. We conclude from these data that the so-called sustainable fashion is a social phenomenon that can be observed both as an emerging market niche, an added value to specific products or even a new context of consumption and lifestyle.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign de ModaSustentabilidadeConsumoModa e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Laura Maria Abdon Fernandes.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Laura Maria Abdon Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laura%20Maria%20Abdon%20Fernandes.pdf.jpgba3087a30f0dfd6c68004e80534b3dbcMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Laura Maria Abdon Fernandes.pdfDISSERTAÇÃO Laura Maria Abdon Fernandes.pdfapplication/pdf2185255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laura%20Maria%20Abdon%20Fernandes.pdf66720750f6854112b33ef836c25f7f70MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Laura Maria Abdon Fernandes.pdf.txtDISSERTAÇÃO Laura Maria Abdon Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain161858https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laura%20Maria%20Abdon%20Fernandes.pdf.txtc681573767cbca9d14d48b69a505eb38MD54123456789/343372019-10-26 03:42:56.712oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:42:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
title |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
spellingShingle |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável FERNANDES, Laura Maria Abdon Design de Moda Sustentabilidade Consumo |
title_short |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
title_full |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
title_fullStr |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
title_full_unstemmed |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
title_sort |
Moda e sustentabilidade no Brasil: perspectivas sociais sobre o fenômeno da moda sustentável |
author |
FERNANDES, Laura Maria Abdon |
author_facet |
FERNANDES, Laura Maria Abdon |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3984963420632616 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2061771070429217 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Laura Maria Abdon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto |
contributor_str_mv |
GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de Moda Sustentabilidade Consumo |
topic |
Design de Moda Sustentabilidade Consumo |
description |
Vivemos um momento em que a relação entre moda e sustentabilidade vem sendo amplamente discutida em várias esferas sociais. A cada dia surgem novos conceitos como ecomoda, moda sustentável e consumo consciente. No entanto, ainda não há consenso sobre como esse novo contexto social figura no mercado e no nosso cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o atual contexto da relação entre moda e sustentabilidade, questionando o posicionamento e a participação do consumidor nesse cenário. Para tanto, são discutidas as estratégias de design presentes na literatura sobre moda e sustentabilidade e como estas podem ser auxiliadas pelos estudos acerca do comportamento do consumidor. Destacamos que, quanto à sua metodologia, este trabalho se configura como um estudo de orientação fenomenológica e abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se dá com base na análise do conteúdo de Bardin. Como principais resultados, podemos verificar que existe a discussão sobre um nicho de mercado chamado de “moda sustentável”, porém ainda há lacunas no que se refere a uma definição concreta desse termo. Da mesma forma, os consumidores mostraram reconhecer a problemática, mas a prática do consumo consciente ainda não está alinhada ao que propõem os estudos sobre sustentabilidade. Concluímos a partir desses dados que a chamada moda sustentável é um fenômeno social que pode ser observado tanto como um nicho de mercado emergente, um valor agregado à produtos específicos ou mesmo um novo contexto de consumo e estilo de vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-08T19:25:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-08T19:25:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34337 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laura%20Maria%20Abdon%20Fernandes.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laura%20Maria%20Abdon%20Fernandes.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34337/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laura%20Maria%20Abdon%20Fernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba3087a30f0dfd6c68004e80534b3dbc 66720750f6854112b33ef836c25f7f70 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 c681573767cbca9d14d48b69a505eb38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310704098705408 |