“Invólucro” : arte-vida, performance e cinema de fluxo
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40762 |
Resumo: | Esta dissertação-ensaio tem como solo as relações entre a arte e a vida, inserida na seara das artes nomeadas de “arte-vida”. Neste entendimento de produção artística a obra seria a própria vida que se vive. O meu princípio fundamentador é nas ideias de Allan Kaprow: criador dos happenings, professor universitário e teórico da arte. Interdisciplinar, este tema das conexões entre arte e vida vai de encontro aos interesses da performance que se associa a esta linguagem artística – como nas ideias de Marvin Carlson, Richard Schechner, Eleonora Fabião, entre outros –, assim como do “cinema de fluxo”, na visão de Stéphane Bouquet, Jean- Marc Lalanne, Jacques Aumont, Luiz Carlos Oliveira Júnior e cia. O foco em questão é o meu processo criativo no documentário Invólucro (2015) – que considero dialógico a alguns enunciados críticos deste chamado “cinema de fluxo”. Eu transito pelos cruzamentos e convergências relacionados à “estética da existência”, evocada por Foucault; e o conceito de “produção de presença”, trabalhado pelo filósofo Hans Ulrich Gumbrecht; entre, obviamente, outras reflexões e autores descendentes dessa linhagem. Por fim, também exercito aqui “a prática da escritura como laboratório de pensamento” (BRANDÃO, 2016, p. 332), flertando com métodos de uma investigação poética e transversal enquanto prática de conhecimento com fim em si mesmo, percebendo as reflexões deste processo também como um ato de criação e, acima de tudo, me permitindo flanar por todas estas projeções. |
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OLIVEIRA, Caroline Monteiro Jacintho dehttp://lattes.cnpq.br/4991986132494553http://lattes.cnpq.br/6084145430475487COUTINHO, Marcelo Farias2021-08-04T13:21:00Z2021-08-04T13:21:00Z2018-06-29OLIVEIRA, Caroline Monteiro Jacintho de. “Invólucro”: arte-vida, performance e cinema de fluxo. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40762ark:/64986/001300000v8hpEsta dissertação-ensaio tem como solo as relações entre a arte e a vida, inserida na seara das artes nomeadas de “arte-vida”. Neste entendimento de produção artística a obra seria a própria vida que se vive. O meu princípio fundamentador é nas ideias de Allan Kaprow: criador dos happenings, professor universitário e teórico da arte. Interdisciplinar, este tema das conexões entre arte e vida vai de encontro aos interesses da performance que se associa a esta linguagem artística – como nas ideias de Marvin Carlson, Richard Schechner, Eleonora Fabião, entre outros –, assim como do “cinema de fluxo”, na visão de Stéphane Bouquet, Jean- Marc Lalanne, Jacques Aumont, Luiz Carlos Oliveira Júnior e cia. O foco em questão é o meu processo criativo no documentário Invólucro (2015) – que considero dialógico a alguns enunciados críticos deste chamado “cinema de fluxo”. Eu transito pelos cruzamentos e convergências relacionados à “estética da existência”, evocada por Foucault; e o conceito de “produção de presença”, trabalhado pelo filósofo Hans Ulrich Gumbrecht; entre, obviamente, outras reflexões e autores descendentes dessa linhagem. Por fim, também exercito aqui “a prática da escritura como laboratório de pensamento” (BRANDÃO, 2016, p. 332), flertando com métodos de uma investigação poética e transversal enquanto prática de conhecimento com fim em si mesmo, percebendo as reflexões deste processo também como um ato de criação e, acima de tudo, me permitindo flanar por todas estas projeções.CAPESThis dissertation-essay has as solo the relations between the art and the life, inserted in the seara of the arts denominated of “art-life”. In this understanding of artistic production the work would be the very life lived. My founding principle is in the ideas of Allan Kaprow: creator of happenings, university professor and art theorist. Interdisciplinary, this theme of the connections between art and life goes against the interests of performance and dance that is associated with this artistic language - as in the ideas of Marvin Carlson, Richard Schechner, Eleonora Fabiao, among others – as well as the “cinema of flow”, in the view of Stéphane Bouquet, Jean-Marc Lalanne, Jacques Aumont, Luiz Carlos Oliveira Júnior and cia. The focus in question is my creative process in the documentary, Invólucro (2015) - which i consider dialogical to some critical statements of this so-called “flow cinema”. I pass through the intersections and convergences related to the “aesthetics of existence” evoked by Foucault; and the concept of “production of presence”, worked by the philosopher Hans Ulrich Gumbrecht; between, of course, other reflections and descendant authors of this lineage. Finally, I also exercise here “the practice of writing as a laboratory of thought” (BRANDÃO, 2016, p. 332), flirting with methods of poetic and transversal research, as a practice of knowledge with an end in itself, perceiving the reflections of this process also as an act of creation and, above all, allowing me to flank through all these projections.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArte-VidaPerformanceCinema de FluxoPresençaPoéticas Visuais“Invólucro” : arte-vida, performance e cinema de fluxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40762/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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