Necessidades de educação em saúde dos idosos à luz da teoria de Madeleine Leininger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Danielli Gavião
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12021
Resumo: A promoção do envelhecimento saudável necessita de estratégias que visem a prevenção de doenças e a promoção da saúde, entre as quais destaca-se a educação em saúde, que deve considerar a realidade ambiental, a cultura e as necessidades dos indivíduos envolvidos na ação educativa. A Teoria de Madeleine Leininger, que preconiza o respeito aos aspectos culturais, pode ser associada a estudos sobre práticas educativas em saúde. Esta dissertação objetivou apreender as necessidades de educação em saúde dos idosos à luz da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Foram desenvolvidos dois artigos científicos nesta dissertação, que constituem a seção dos resultados. O primeiro artigo é uma revisão integrativa sobre as ações educativas em saúde voltadas à promoção da saúde do idoso a partir de consulta às bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL e biblioteca virtual SciELO empregando os descritores Educação em Saúde, Idoso, Envelhecimento, Saúde do Idoso, Promoção da Saúde e Qualidade de vida e suas traduções em inglês e espanhol, com o uso do booleano and. Os resultados foram analisados com um instrumento adaptado do Critical Appraisal Skills Programme e selecionados oito artigos que responderam à questão de pesquisa: Quais as evidências científicas sobre as práticas de educação em saúde voltadas a promoção da saúde do idoso? Identificaram-se a qualidade de vida e a promoção do envelhecimento saudável como fatores resultantes das estratégias de educação em saúde. As ações de educação em saúde para idosos necessitam de metodologias que atentem para a complexidade do processo de envelhecimento e relacionem os fatores que cercam o indivíduo, como as crenças, os valores, as normas e os modos de vida. O segundo artigo é um estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, guiado pela etnoenfermagem. Os informantes do estudo foram idosos, agentes comunitários de saúde e familiares dos idosos. Os dados foram produzidos por meio de visitas domiciliares aos idosos, onde se utilizou o modelo Observação-Participação-Reflexão, em que se observou o contexto e as cenas culturais dos informantes, utilizando diário de campo para as anotações e se realizou entrevista gravada com roteiro semiestruturado. A análise foi baseada na etnoenfermagem de Madeleine Leininger, que se constituiu de coleta e registro dos dados brutos, classificação e categorização dos descritores e componentes, identificação de padrões recorrentes e saturação de ideias, interpretação de resultados e formulação criativa de dados. A amostra totalizou 18 informantes, sendo 12 informantes gerais e seis idosos informantes-chave, dos quais quatro eram mulheres; quatro encontravam-se na faixa etária dos 60 a 69 anos e todos tinham baixa escolaridade e recebiam aposentadoria. As necessidades de educação em saúde dos idosos estão relacionadas às doenças e problemas de saúde e mudanças ocorridas com o envelhecimento. Torna-se necessário implementar ações educativas para suprir tais necessidades, que busquem a participação do idoso e instiguem a sua criatividade, atentando para os seus valores, significados de cultura, as suas crenças e experiências e para a complexidade do processo de envelhecimento.
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