O que nos dizem as memórias dos professores em formação sobre a construção do seu ser docente a partir da narrativa de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37798
Resumo: A presente pesquisa intitulada “O que nos dizem as memórias dos professores em formação sobre a construção do seu ‘ser’ docente a partir da narrativa de si” tomou como objeto as memórias de estudantes do curso de pedagogia que não possuíam experiência docente, no sentido de ainda não estarem inseridos no campo de atuação profissional. Intentávamos compreender como as memórias que são construídas durante a trajetória de escolarização e formação inicial poderiam reverberar nos fazeres que estes estudantes desempenhavam em sua prática docente a partir da realização do estágio supervisionado, visto que este é um espaço-tempo de aproximação teórico-prática, assim nos questionávamos como estudantes de pedagogia que não possuem experiência docente, mobilizam fazeres a partir de suas memórias no contexto da formação inicial, no espaço-tempo do estágio supervisionado. Na busca de responder nossa questão inicial traçamos como objetivos específicos: analisar como as memórias podem se apresentar como agentes mobilizadoras de fazeres na prática docente para professores em formação sem experiência docente precisamente na realização do estágio supervisionado; identificar a partir da escrita (auto)biográfica laços que sustentam as memórias dos professores em formação sem experiência docente; analisar que aspectos emergem da memória e que se configuram como elementos de tomada de consciência do percurso formativo para os professores em formação sem experiência docente; e identificar a partir da memória dos professores em formação sem experiência docente aspectos referentes à escolha da profissão e às marcas memorísticas que são latentes desde sua escolarização até sua formação inicial. Nos baseamos em autores que discutem a formação inicial de professores como Saviani (2013), Brezenziski (1999), Melo, Almeida e Leite (2018) e Bazzo e Scheibe (2019), entre outros para situarmos nosso objeto de pesquisa no contexto da formação de professores. Além disto, trabalhamos a partir de teorizações sobre memórias com base em autores como Moraes (2015), Bosi (2003) e Souza (2007). Metodologicamente trilhamos o percurso das narrativas (auto)biográficas como possibilidade de fazer emergir as memórias que advém das histórias de vida centradas na formação dos indivíduos, baseados em autores como Josso (2006; 2007) e Abrahão (2003), trouxemos enquanto instrumentos de coleta de dados a narrativa oral, por meio de uma entrevista e a narrativa escrita, por meio de uma carta que foi escrita pelo participante para si mesmo. A partir da análise dos dados, pudemos identificar que as memórias construídas durante o período de escolarização e formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia que não possuem experiência docente, podem mobilizar fazeres durante a realização do estágio supervisionado, além disso as memórias podem se apresentar como elementos que fomentam processos de formação e profissionalização docentes visto que se configuram como momentos de análise e reflexão não só das práticas, como também do campo de atuação profissional. Diante disto, a memória dos indivíduos trazida a tona por meio da narrativa (auto)biográfica confere ainda ao professor em formação a possibilidade de constituir-se e reconhecer-se em seu processo de construção do “ser” docente.
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Intentávamos compreender como as memórias que são construídas durante a trajetória de escolarização e formação inicial poderiam reverberar nos fazeres que estes estudantes desempenhavam em sua prática docente a partir da realização do estágio supervisionado, visto que este é um espaço-tempo de aproximação teórico-prática, assim nos questionávamos como estudantes de pedagogia que não possuem experiência docente, mobilizam fazeres a partir de suas memórias no contexto da formação inicial, no espaço-tempo do estágio supervisionado. 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Nos baseamos em autores que discutem a formação inicial de professores como Saviani (2013), Brezenziski (1999), Melo, Almeida e Leite (2018) e Bazzo e Scheibe (2019), entre outros para situarmos nosso objeto de pesquisa no contexto da formação de professores. Além disto, trabalhamos a partir de teorizações sobre memórias com base em autores como Moraes (2015), Bosi (2003) e Souza (2007). Metodologicamente trilhamos o percurso das narrativas (auto)biográficas como possibilidade de fazer emergir as memórias que advém das histórias de vida centradas na formação dos indivíduos, baseados em autores como Josso (2006; 2007) e Abrahão (2003), trouxemos enquanto instrumentos de coleta de dados a narrativa oral, por meio de uma entrevista e a narrativa escrita, por meio de uma carta que foi escrita pelo participante para si mesmo. A partir da análise dos dados, pudemos identificar que as memórias construídas durante o período de escolarização e formação inicial dos estudantes do curso de pedagogia que não possuem experiência docente, podem mobilizar fazeres durante a realização do estágio supervisionado, além disso as memórias podem se apresentar como elementos que fomentam processos de formação e profissionalização docentes visto que se configuram como momentos de análise e reflexão não só das práticas, como também do campo de atuação profissional. Diante disto, a memória dos indivíduos trazida a tona por meio da narrativa (auto)biográfica confere ainda ao professor em formação a possibilidade de constituir-se e reconhecer-se em seu processo de construção do “ser” docente.FACEPEThe present research entitled “What do teachers’ memories tell us in training on the construction of your ‘being’ teacher from the narrative of themselves” took as object the memories of students of the pedagogy course who didn’t have any teaching experience, in order to not yet be inserted in the field of professional practice. We were trying to understand how the memories that are built during the trajectory of schooling and initial training could reverberate in the work that these students performed in their teaching practice from the realization of the supervised internship, since this is a space-time of the theoretical approachpractice, so we wondered how pedagogy students who do not have teaching experience, mobilize tasks from their memories in the context of the initial formation, in the space-time of the supervised internship. In order to answer our initial question we set specific objectives: analyze how memories may present themselves as mobilizing agents in teaching practice to teachers in training without teaching experience precisely, in the realization of the supervised internship; identify from self-writing bonds that support the memories of the teachers in training without teaching experience; analyze what aspects emerge from memory and which are configured as elements of decision-making awareness of the training path for teachers in training without experience in teaching; and identify from the memory of teachers in training without experience aspects related to the choice of the profession and the memory marks that are from their schooling to their initial training. The research is based on authors who discuss the initial training of teachers such as Saviani (2013), Brezenziski (1999), Melo, Almeida e Leite (2018) and Bazzo and Scheibe (2019), among others to situate our research object in the context of teacher education. In addition, we worked from theorizing about memories based on authors like Moraes (2015), Bosi (2003) and Souza (2007). Methodologically, we followed the path of (auto) biographical narratives as a possibility to bring out the memories that come from life stories centered on the formation of individuals, based on authors like Josso (2006;2007) and Abrahão (2003), we brought as collection instruments data the oral narrative, through an interview and the written narrative, through a letter that was written by the participant to himself. From the data analysis, we could identify that memories were built during the schooling period and initial training of students in the pedagogy course who don’t have any experience teaching, can mobilize tasks during the performance of the supervised internship, besides memories can present themselves as elements that foster teacher training and professionalization since they are configured as moments of analysis and reflection not only of the practices, but also of the field of the professional performance. Thereby, the memory of individuals brought up through narrative (auto) biographical still gives the teacher in training the possibility of constituting himself and recognize themselves in their process of building the teaching “being”.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMemória autobiográficaProfessores - FormaçãoProgramas de estágioO que nos dizem as memórias dos professores em formação sobre a construção do seu ser docente a partir da narrativa de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo.pdfDISSERTAÇÃO Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo.pdfapplication/pdf1527626https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37798/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Priscila%20de%20Lima%20Ara%c3%bajo%20Azevedo.pdf982f363f2bd9eacb6c11a215fe0ba9ebMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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