Concepção de artefatos: análise de comportamento na ideação
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25858 |
Resumo: | A base do estudo metodológico do Design consiste no conjunto de métodos e técnicas que são criadas com a principal função de conceber um artefato da melhor maneira possível, de forma que atenda com qualidade para com o usuário. Apesar de muitos autores e projetistas demonstrarem a forma de criação, ainda existe uma defasagem nos dias atuais de entendimento de como a ideação de comporta quando utilizada um tipo de metodologia. Por esse questionamento, esta pesquisa buscou estudar e compreender como grupos de projetistas utilizam os métodos e metodologias de design para resolver problemas e construir ideias como solução. Para isso foram realizados experimentos em salas de aulas com estudantes de graduação e mestrado, em cursos de design e engenharia de software, que consistiam em ensinar métodos e técnicas de design, com referências de autores e outros experimentos, para assim os estudantes aplicaram este tipo de metodologia em seus projetos. Para a análise dos resultados obtidos, foram utilizados processos como estatísticas de uso, análise da cadeia de Markov e análise de redes. Ao final, foi possível obter informações para validar questões propostas, tanto nesta pesquisa como para autores do passado, e, principalmente, verificar como o ensino de técnicas e metodologias atua em grupos diferentes, gerando comportamento oposto na escolha de desenvolvimento com foco na criação de artefatos. |
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COSTA FILHO, Ismael Gaião dahttp://lattes.cnpq.br/0927614774169610http://lattes.cnpq.br/1309638998165255CAMPOS, Fábio Ferreira da Costa2018-08-24T22:34:04Z2018-08-24T22:34:04Z2017-07-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25858ark:/64986/001300000cvqnA base do estudo metodológico do Design consiste no conjunto de métodos e técnicas que são criadas com a principal função de conceber um artefato da melhor maneira possível, de forma que atenda com qualidade para com o usuário. Apesar de muitos autores e projetistas demonstrarem a forma de criação, ainda existe uma defasagem nos dias atuais de entendimento de como a ideação de comporta quando utilizada um tipo de metodologia. Por esse questionamento, esta pesquisa buscou estudar e compreender como grupos de projetistas utilizam os métodos e metodologias de design para resolver problemas e construir ideias como solução. Para isso foram realizados experimentos em salas de aulas com estudantes de graduação e mestrado, em cursos de design e engenharia de software, que consistiam em ensinar métodos e técnicas de design, com referências de autores e outros experimentos, para assim os estudantes aplicaram este tipo de metodologia em seus projetos. Para a análise dos resultados obtidos, foram utilizados processos como estatísticas de uso, análise da cadeia de Markov e análise de redes. Ao final, foi possível obter informações para validar questões propostas, tanto nesta pesquisa como para autores do passado, e, principalmente, verificar como o ensino de técnicas e metodologias atua em grupos diferentes, gerando comportamento oposto na escolha de desenvolvimento com foco na criação de artefatos.CAPESThe basis of the methodological study of Design consists of the set of methods and techniques that are created with the main function of designing an artifact in the best possible way, so that it meets with quality to the user. Although many authors and designers demonstrate the way of creation, there is still a gap in the present day understanding of how the conception of behavior when a type of methodology is used. For this questioning, this research sought to study and understand how groups of designers use design methods and methodologies to solve problems and construct ideas as a solution. For this, experiments were carried out in classrooms with undergraduate and master’s students in design and software engineering courses, which consisted of teaching methods and design techniques, with references from authors and other experiments, so that students applied this type Methodology in their projects. For the analysis of the obtained results, we used processes such as usage statistics, Markov chain analysis and network analysis. In the end, it was possible to obtain information to validate proposed questions, both in this research and for past authors, and, mainly, to verify how the teaching of techniques and methodologies acts in different groups, generating opposite behavior in the choice of development focusing on the creation of Artifacts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesignMetodologiaTécnicas criativasConcepção de artefatosConcepção de artefatos: análise de comportamento na ideaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ismael Gaião.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ismael Gaião.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25858/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ismael%20Gai%c3%a3o.pdf.jpgc1394e2a2d4d0505df5e29a6459d1485MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ismael Gaião.pdfDISSERTAÇÃO Ismael Gaião.pdfapplication/pdf14412696https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25858/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ismael%20Gai%c3%a3o.pdf9dde670a4a70b8b5e5e28632e96d204dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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