Avaliação do conhecimento de residentes em enfermagem e medicina acerca da parada e reanimação cardiorrespiratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Rafaella Satva de Melo Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000s46n
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17968
Resumo: No Brasil, cerca de 200.000 eventos de parada cardiorrespiratória ocorrem por ano e os profissionais mais presentes nesses eventos são enfermeiros e médicos residentes. A assistência qualificada durante a reanimação cardíaca aumenta a taxa de sucesso na ressuscitação. Por isso, é imprescindível que os profissionais mantenham-se aprimorados. A investigação da capacitação profissional é fundamental para que políticas de aperfeiçoamento sejam implantadas. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento teórico de residentes em medicina e enfermagem acerca da Parada e Reanimação Cardiorrespiratória. Trata-se de um estudo explicativo, inferencial do tipo transversal realizado em Hospital Universitário. Foram incluídos na pesquisa 101 residentes categorizados nas áreas clínica e cirúrgica: 22 enfermeiros e 79 médicos, os quais responderam a um protocolo estruturado realizado com base na diretriz vigente da American Heart Association de 2010. O trabalho foi realizado durante o período de maio a novembro de 2013. O EPI INFO foi utilizado para construção do banco de dados com verificação de fidedignidade e o SPSS para análise descritiva e analítica. Foram utilizados os testes T-student, Qui-quadrado e o teste da ANOVA. Para tal foram consideradas o nível de significância de 5%. Como resultado, a dissertação originou dois artigos, um de revisão integrativa e um original. A revisão integrativa abordou a análise do conhecimento dos médicos e enfermeiros sobre parada e reanimação cardiorrespiratória nos artigos publicados entre 2008 e janeiro de 2013. O artigo original avaliou o conhecimento dos residentes em enfermagem e medicina sobre parada e reanimação cardiorrespiratória em hospital universitário. Este demonstrou deficiência em pontos importantes da reanimação cardiorrespiratória. A maioria dos profissionais (71,3%) nunca realizou aprimoramento em Parada e Reanimação Cardíaca. 87,3% dos médicos desconhecem a conduta prioritária após compressões torácicas. 71,3% indicam soco precordial inadequadamente e 40,6% não sabem a carga recomendada no desfibrilador bifásico. Mesmo as médias não sendo elevadas, a avaliação dos profissionais foi superior do que nas publicações encontradas. Além disso, o desempenho foi melhor nos profissionais que realizaram curso de suporte avançado de vida em cardiologia e nos que tiveram contato mais recente com parada cardíaca. Sugerem-se programas de aprimoramento nos hospitais para treinar os profissionais no reconhecimento da parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar.
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O artigo original avaliou o conhecimento dos residentes em enfermagem e medicina sobre parada e reanimação cardiorrespiratória em hospital universitário. Este demonstrou deficiência em pontos importantes da reanimação cardiorrespiratória. A maioria dos profissionais (71,3%) nunca realizou aprimoramento em Parada e Reanimação Cardíaca. 87,3% dos médicos desconhecem a conduta prioritária após compressões torácicas. 71,3% indicam soco precordial inadequadamente e 40,6% não sabem a carga recomendada no desfibrilador bifásico. Mesmo as médias não sendo elevadas, a avaliação dos profissionais foi superior do que nas publicações encontradas. Além disso, o desempenho foi melhor nos profissionais que realizaram curso de suporte avançado de vida em cardiologia e nos que tiveram contato mais recente com parada cardíaca. Sugerem-se programas de aprimoramento nos hospitais para treinar os profissionais no reconhecimento da parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar.In Brazil , nearly two hundred thousand cardiopulmonary arrest events occur annually and professionals present in these events are more nurses and medical residents. The skilled assistance during cardiac resuscitation increases the success rate of resuscitation. Therefore, it is imperative that professionals keep themselves upgraded. Research the job training is essential for improving policies are deployed. The aim of the study was to evaluate the theoretical knowledge of residents in medicine and nursing about Cardiac arrest and Cardiopulmonary Resuscitation. This is an explanatory, inferential cross-sectional study conducted at a university hospital. 101 categorized in clinical and surgical areas residents were included in the study: 22 nurses and 79 doctors who responded to a structured protocol developed based on current guideline from the American Heart Association, 2010, applied the technique of questionnaire. The EPI INFO was used to build the database to check for reliability and SPSS for descriptive and analytical analysis. The T-student, Qui-quadrado test and ANOVA tests were used. Variables were considered statistically significant with a level of significance was 5%. As a result the dissertation yielded two articles, one integrative review and an original. The integrative review approached the analysis of knowledge of doctors and nurses about cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation in articles published between 2008 and january 2013. The original article assesses the knowledge of residents in nursing and medicine for cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation in a university hospital. This demonstrated deficiency in important points of cardiopulmonary resuscitation and even the means not being high, the evaluation of professionals was higher than that found in the publications. Moreover, the performance was better in the professionals who underwent a support advanced cardiac life and who had more recent contact with cardiac arrest. It is suggested improvement programs in hospitals to train professionals in recognition of cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation. Creation of improvement programs in hospitals is suggested to train professionals in recognition of cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation.porUniversidade federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias da SaudeUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessParada cardíacaRessuscitação cardiopulmonarCapacitação profissionalConhecimentoHeart arrestProfessional trainingKnowledgeCardiopulmonary resuscitationAvaliação do conhecimento de residentes em enfermagem e medicina acerca da parada e reanimação cardiorrespiratóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILdissertacao com ficha catalog. -FINAL.pdf.jpgdissertacao com ficha catalog. -FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17968/5/dissertacao%20com%20ficha%20catalog.%20-FINAL.pdf.jpgfa014b1cac7b0fb927b7d10c676cfc2fMD55ORIGINALdissertacao com ficha catalog. -FINAL.pdfdissertacao com ficha catalog. -FINAL.pdfapplication/pdf2508155https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17968/1/dissertacao%20com%20ficha%20catalog.%20-FINAL.pdf7aa6ee49d5f480aea73ef29dd6b7a2d5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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