Teletrabalho : inclusão dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Elylian do Rêgo Maciel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000w07k
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52883
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral avaliar as implicações legais, técnicas e operacionais na implantação do teletrabalho para os servidores técnico-administrativos da UFRPE, lotados nas coordenações de curso de graduação. O método diagnóstico se apresentou como instrumento mais adequado para a pesquisa, cuja finalidade se qualifica como exploratória, possuindo natureza aplicada, por se tratar de um tema atual, que ainda está sendo discutido e regulamentado na administração pública e sua viabilidade de implantação junto ao grupo de pesquisa. Para levantamento de informações, foram utilizados como balizadores a análise documental, bibliográfica e questionário estruturado aplicado aos servidores técnico- administrativos lotados nas coordenações dos cursos de graduação presencial, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, aos docentes e aos discentes da UFRPE, Campus - Sede. Como referenciais teóricos principais foram utilizadas as legislações federais que regem o teletrabalho no serviço público federal e a Resolução publicada pela instituição pesquisada. Para inferência dos resultados, optou-se por adotar a análise do conteúdo apoiada na técnica de Bardin. Como resultados foram elencadas as características legais, técnicas e operacionais do teletrabalho, bem como identificada a receptividade do teletrabalho junto aos servidores técnico-administrativos, aos docentes e aos discentes, além de apontar as vantagens e desvantagens da adesão do teletrabalho. Esses resultados permitiram conhecer o comportamento e perspectivas dos autores ante a adesão ao teletrabalho. De forma conclusiva, esta pesquisa consegue afirmar que existem as condições favoráveis de implantação do teletrabalho para os servidores técnico-administrativos da UFRPE, lotados nas coordenações de curso de graduação, e que não há empecilhos por parte dos adotantes e dos usuários, desde que seja adotada a modalidade híbrida no teletrabalho.
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O método diagnóstico se apresentou como instrumento mais adequado para a pesquisa, cuja finalidade se qualifica como exploratória, possuindo natureza aplicada, por se tratar de um tema atual, que ainda está sendo discutido e regulamentado na administração pública e sua viabilidade de implantação junto ao grupo de pesquisa. Para levantamento de informações, foram utilizados como balizadores a análise documental, bibliográfica e questionário estruturado aplicado aos servidores técnico- administrativos lotados nas coordenações dos cursos de graduação presencial, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, aos docentes e aos discentes da UFRPE, Campus - Sede. Como referenciais teóricos principais foram utilizadas as legislações federais que regem o teletrabalho no serviço público federal e a Resolução publicada pela instituição pesquisada. Para inferência dos resultados, optou-se por adotar a análise do conteúdo apoiada na técnica de Bardin. Como resultados foram elencadas as características legais, técnicas e operacionais do teletrabalho, bem como identificada a receptividade do teletrabalho junto aos servidores técnico-administrativos, aos docentes e aos discentes, além de apontar as vantagens e desvantagens da adesão do teletrabalho. Esses resultados permitiram conhecer o comportamento e perspectivas dos autores ante a adesão ao teletrabalho. De forma conclusiva, esta pesquisa consegue afirmar que existem as condições favoráveis de implantação do teletrabalho para os servidores técnico-administrativos da UFRPE, lotados nas coordenações de curso de graduação, e que não há empecilhos por parte dos adotantes e dos usuários, desde que seja adotada a modalidade híbrida no teletrabalho.This work has the general objective of evaluating the legal, technical and operational implications of implementing teleworking for UFRPE's technical-administrative employees, working in undergraduate course coordination. The diagnostic method was presented as the most suitable instrument for the research, whose purpose is qualified as exploratory, having an applied nature, since it is a current theme, which is still being discussed and regulated in public administration and its feasibility of implantation with the group of research. To gather information, documental and bibliographical analysis and a structured questionnaire applied to technical-administrative staff working in the coordination of on-site undergraduate courses, at the Pro-Rectory of Undergraduate Education - PREG, at the Department of Registration and Academic Control were used as benchmarks. – DRCA, to the professors and students of UFRPE, Campus - Headquarters. As main theoretical references, federal legislation governing telework in the federal public service and the Resolution published by the researched institution were used. To infer the results, it was decided to adopt the content analysis based on Bardin's technique. As a result, the legal, technical and operational characteristics of telework were listed, as well as the receptivity of telework among the technical-administrative servers, teachers and students, in addition to pointing out the advantages and disadvantages of telework adherence. These results made it possible to know the behavior and perspectives of the authors regarding adherence to telework. Conclusively, this research manages to state that there are favorable conditions for the implementation of telework for the technical- administrative servers of UFRPE, allocated in the undergraduate course coordinations, and that there are no obstacles on the part of adopters and users, as long as it is the hybrid modality was adopted in teleworking.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeletrabalhoServidores públicos - inovações tecnológicasUniversidades e faculdades públicasTeletrabalho : inclusão dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Elylian do Rêgo Maciel Pereira.pdfDISSERTAÇÃO Elylian do Rêgo Maciel Pereira.pdfapplication/pdf1713360https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52883/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elylian%20do%20R%c3%aago%20Maciel%20Pereira.pdfb8260e9ebe298ee46b3894addc22b207MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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