Universidade em tempos de pandemia: um estudo sobre os impactos da adoção do teletrabalho na percepção de servidores públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Thiego Santos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31778
Resumo: Para conter a pandemia do novo coronavírus (covid-19), as instituições públicas brasileiras implementaram restrições drásticas à vida pública ou social, que resultaram na paralisação das atividades administrativas e acadêmicas presenciais em toda a sua rede de ensino superior. Nesse sentido, com o objetivo de reduzir a aglomeração de pessoas, e assim ajudar a conter a propagação da doença, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), autorizou o trabalho remoto para os seus servidores e suspendeu o atendimento presencial ao público nas unidades administrativas e acadêmicas. Embora o teletrabalho na administração pública já fosse uma realidade, foi somente em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, que a maioria das universidades públicas brasileiras começaram a adotá-lo como forma de trabalho. Sabendo que essa modalidade pode trazer uma série de consequências para o trabalhador, a presente pesquisa realizou um estudo de caso para identificar as vantagens e desvantagens da adoção do teletrabalho, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e com delineamento transversal, que utilizou como instrumento um questionário aplicado aos técnicos administrativos da FACISA/UFRN que entraram em teletrabalho durante a pandemia do coronavírus, abordando diversas questões relacionados ao teletrabalho. Os resultados da pesquisa evidenciam que, na percepção dos servidores da FACISA, a opção da UFRN pela adoção do teletrabalho durante a pandemia do coronavírus proporcionou inúmeras vantagens, nas quais se destacam: maior autonomia no trabalho, maior flexibilidade nos horários e nas relações de trabalho, redução no tempo, no estresse e nos gastos com deslocamento, redução de custos com vestuário, possibilidade de fazer refeições em casa, maior interação com a família, maior privacidade, possibilidade de fazer outros trabalhos por conta própria, melhoria na qualidade de vida pessoal e no trabalho, além da sensação de maior segurança que pode estar relacionada aos menores riscos atrelados à violência urbana e ao trânsito, além da menor exposição ao coronavírus. Quanto aos aspectos negativos, a pesquisa identificou como principais desvantagens a maior distração com atividades domiciliares, a diminuição da qualidade do trabalho, o receio de perder benefícios trabalhistas, o maior isolamento profissional, problemas de infraestrutura tecnológica e a falta de treinamento específico. Espera-se que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento a respeito dessa modalidade de trabalho e dar subsídios para o planejamento estratégico das universidades públicas que pretendam implantar o regime de teletrabalho no período pós-pandemia ou aperfeiçoar um programa já existente.
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Nesse sentido, com o objetivo de reduzir a aglomeração de pessoas, e assim ajudar a conter a propagação da doença, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), autorizou o trabalho remoto para os seus servidores e suspendeu o atendimento presencial ao público nas unidades administrativas e acadêmicas. Embora o teletrabalho na administração pública já fosse uma realidade, foi somente em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, que a maioria das universidades públicas brasileiras começaram a adotá-lo como forma de trabalho. Sabendo que essa modalidade pode trazer uma série de consequências para o trabalhador, a presente pesquisa realizou um estudo de caso para identificar as vantagens e desvantagens da adoção do teletrabalho, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e com delineamento transversal, que utilizou como instrumento um questionário aplicado aos técnicos administrativos da FACISA/UFRN que entraram em teletrabalho durante a pandemia do coronavírus, abordando diversas questões relacionados ao teletrabalho. Os resultados da pesquisa evidenciam que, na percepção dos servidores da FACISA, a opção da UFRN pela adoção do teletrabalho durante a pandemia do coronavírus proporcionou inúmeras vantagens, nas quais se destacam: maior autonomia no trabalho, maior flexibilidade nos horários e nas relações de trabalho, redução no tempo, no estresse e nos gastos com deslocamento, redução de custos com vestuário, possibilidade de fazer refeições em casa, maior interação com a família, maior privacidade, possibilidade de fazer outros trabalhos por conta própria, melhoria na qualidade de vida pessoal e no trabalho, além da sensação de maior segurança que pode estar relacionada aos menores riscos atrelados à violência urbana e ao trânsito, além da menor exposição ao coronavírus. Quanto aos aspectos negativos, a pesquisa identificou como principais desvantagens a maior distração com atividades domiciliares, a diminuição da qualidade do trabalho, o receio de perder benefícios trabalhistas, o maior isolamento profissional, problemas de infraestrutura tecnológica e a falta de treinamento específico. Espera-se que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento a respeito dessa modalidade de trabalho e dar subsídios para o planejamento estratégico das universidades públicas que pretendam implantar o regime de teletrabalho no período pós-pandemia ou aperfeiçoar um programa já existente.To contain the pandemic of the new coronavirus (covid-19), Brazilian public institutions have implemented drastic restrictions on public or social life, which have resulted in the paralysis of classroom administrative and academic activities across their higher education network. In this sense, with the objective of reducing the crowding of people, and thus helping to contain the spread of the disease, the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), authorized remote work for its servers and suspended the face-to-face service to the public administrative and academic units. Although teleworking in public administration was already a reality, it was only in 2020, during the pandemic of the new coronavirus, that most Brazilian public universities started to adopt it as a way of working. Knowing that this modality can bring a series of consequences for the worker, the present research carried out a case study to identify the advantages and disadvantages of the adoption of telework, during the pandemic of the new coronavirus (covid-19), in the perception of the technical servers -administratives of the Faculty of Health Sciences of Trairi (FACISA/UFRN). This is a descriptive research with a quantitative approach and with a cross-sectional design, which used as a tool a questionnaire applied to administrative technicians from FACISA/UFRN who started teleworking during the coronavirus pandemic, addressing several issues related to teleworking. The results of the research show that, in the perception of FACISA servers, UFRN's option for the adoption of teleworking during the coronavirus pandemic provided numerous advantages, in which the following stand out: greater autonomy at work, greater flexibility in working hours and relationships, reduction in time, stress and travel expenses, cost reduction with clothing, possibility of having meals at home, greater interaction with the family, greater privacy, possibility of doing other work on their own, improvement in the quality of personal life and at work, in addition to the feeling of greater security that may be related to the lower risks linked to urban violence and traffic, in addition to less exposure to the coronavirus. As for the negative aspects, the research identified as main disadvantages the greater distraction with home activities, the decrease in the quality of work, the fear of losing work benefits, the greater professional isolation, technological infrastructure problems and the lack of specific training. It is hoped that the results obtained will increase knowledge about this type of work and provide subsidies for the strategic planning of public universities that intend to implement the teleworking regime in the post-pandemic period or improve an existing program.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilTeletrabalhoServidor públicoUniversidades públicasUniversidade em tempos de pandemia: um estudo sobre os impactos da adoção do teletrabalho na percepção de servidores públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUniversidadetempospandemia_Araujo_2020.pdfapplication/pdf1062591https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31778/1/Universidadetempospandemia_Araujo_2020.pdfc8333bbba06c3a19dfdb0c7fe734ef14MD51TEXTUniversidadetempospandemia_Araujo_2020.pdf.txtUniversidadetempospandemia_Araujo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain163164https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31778/2/Universidadetempospandemia_Araujo_2020.pdf.txt65812e34304d72a2bd773a9ee89ff96aMD52THUMBNAILUniversidadetempospandemia_Araujo_2020.pdf.jpgUniversidadetempospandemia_Araujo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31778/3/Universidadetempospandemia_Araujo_2020.pdf.jpg1b22eabc33496c9dc743912bd903201eMD53123456789/317782021-03-14 05:48:39.935oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31778Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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