Pedagogias da cimarronaje : a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro) latino-americanas
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COELHO, Rogério Mendeshttp://lattes.cnpq.br/8043894118984595http://lattes.cnpq.br/1511356924660287http://lattes.cnpq.br/3329747188657888CORDIVIOLA, Alfredo AdolfoQUEIROZ, Amarino Oliveira de2019-12-06T19:06:51Z2019-12-06T19:06:51Z2019-09-02COELHO, Rogério Mendes. Pedagogias da cimarronaje: a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro) latino-americanas. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35544ark:/64986/001300000s0hwCOELHO, Rogério Mendes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: COELHO MENDES, RogérioObservam-se mínimos os espaços e reconhecimentos das contribuições africanas e afrodescendentes no processo de formação das Literaturas e Crítica Literária Latino-Americanas. Atribui-se ao fato a predominância dos referentes civilizacionais eurocêntricos na América Latina em virtude das relações coloniais no continente. Ao apresentar como operam e sistematizam-se as cosmogonias e as cosmovisões africanas no continente americano, pretende-se dispor de sensibilidades para melhor entender e articular, através da História, Antropologia e Filosofia, a crítica e a compreensão da produção literária afrodescendente na América Latina. A partir do conceito cimarronaje, o estudo apresenta a ideia de resistência intelectual como eixo que se fundamenta em saberes ancestrais e epistemologias em cruzo que definem a natureza de distinção e autonomia da cosmogonia afrodescendente. Reflexo no propósito que releva a motivação das Epistemologias do Sul, ao aproximar os fundamentos tradicionais e sapienciais que aproximam África e América, bem como reflexões do Coletivo Decolonial, no propósito de (re)pensar os desdobramentos históricos, políticos e sociais da relação entre a Modernidade e Colonialidade para a América Latina, o estudo destaca importância e centralidade do patrimônio ancestral e produção crítica da epistemologia afrodescendente – como “Pedagogia das Encruzilhadas, “Inscritura” etc. – no intuito de melhor visibilizar a contribuição cultural e intelectual africana e afrodescendente no processo de formação do pensamento fundamental e crítico latino-americano. O presente estudo demonstra e releva a articulação da encruzilhada dos saberes africanos e latino-americanos, e suas respectivas peculiaridades, capitaneadas pelos cimarrones, em diversas geografias culturais, como Colômbia, Peru, Cuba e Brasil. O presente trabalho de pesquisa arregimenta e enaltece os fundamentos intelectuais afrodescendentes, em seus projetos críticos e criativos, na figura dos cimarrones em seus próprios lugares de fala.The spaces and acknowledgement of African and Afro-descendant contributions to the formation process of Latin-American Literature and Literary Criticism are minimal. This is attributed to the predominance of Eurocentric civilizational references in Latin America due to the colonial relations in the continent. By presenting how African cosmogony and cosmovision operate and how they are arranged in the American continent, we aim to foster sensibilities to better understand and articulate human resources through History, Anthropology and Philosophy to subsidize the criticism and understanding of its literary production. Taking the concept of cimarronaje as a starting point, the study presents the idea of intellectual resistance as the axis on which ancestral knowledge and epistemologies intersect, defining the Afro-descendant’s distinctive nature and cosmogonical autonomy. Reflected on the purpose that reveals the motivation of Southern Epistemologies, when bringing traditional and sapient fundaments together to bridge the gaps between Africa and America, as well as decolonial thinking in order to (re)think historical, political and social unfoldings of the relationship between Modernity and Coloniality for Latin America, the study highlights the importance and centrality of ancestral heritage and critical production of Afro-descendant epistemology – such as “Pedagogia das Encruzilhadas, “Inscritura” etc – in order to give more visibility to African and African-descendant cultural and intellectual contributions in the process of building critical and fundamental Latin-American thinking. This study demonstrates and highlights the articulation between the crossroads of African and Latin-American knowledge and their respective peculiarities, led by the cimarrones, in various cultural geographies such as Colombia, Peru, Cuba and Brazil. Its research regiments and commends Afro-descendant intellectual fundaments in their critical and creative projects, as unmediated cimarrones.Se ha constatado un espacio y reconocimiento mínimos de las contribuciones africanas y afrodescendientes en el proceso de formación de las Literaturas y Crítica Literaria Latinoamericanas. Hecho que se atribuye al predominio de los referentes de civilizaciones eurocéntricos en Latinoamérica en virtud de las relaciones coloniales en el continente. Al presentar cómo operan y se sistematizan las cosmogonías y las cosmovisiones africanas en el continente americano, se pretende hacer uso de las sensibilidades para entender y articular mejor a partir de la Historia, Antropología y Filosofía los recursos humanos que permitan subsidiar la crítica y comprensión de su producción literaria. A partir del concepto cimarronaje o estudio se sitúa la idea de resistencia intelectual como eje, el cual se fundamenta en saberes ancestrales y epistemologías interconectadas que definen la naturaleza de distinción y autonomía cosmogónica afrodescendiente. Esto se refleja en el propósito que releva la motivación de las Epistemologías del Sur, al acercar los fundamentos tradicionales y saberes que aproximan África y América, así como reflexiones del Colectivo Decolonial, con la intención de (re)pensar las segmentaciones históricas, políticas y sociales de la relación entre la Modernidad y Colonialidad para Latinoamérica, el estudio destaca la importancia y centralización del patrimonio ancestral y producción crítica de la epistemología afrodescendiente – como “Pedagogía de las Encrucijadas, “Inscritura”, etc. – que permita visibilizar mejor la contribución cultural e intelectual africana y afrodescendiente en el proceso de formación del pensamiento fundamental y crítico latinoamericano. El presente estudio demuestra y releva la articulación de la encrucijada de los saberes africanos y latinoamericanos, y sus respectivas peculiaridades, encabezada por los cimarrones, en diversas geografías culturales como Colombia, Perú, Cuba y Brasil. El presente trabajo de investigación estructura y enaltece los fundamentos intelectuales afrodescendientes, en sus proyectos críticos y creativos en la figura de los cimarrones en sus propios lugares de habla.Aaye kekere ni a yasọtọ si, ati idanimọ-ọn, iran Áfíríkà ati awọn akojọpọ iran Afirika ni akoko idasilẹ ijuwe akọsilẹ ti iran Latin Amẹrika ati iriri mọọkọmọọka. Èyí ni a fi sọrọ awọn olubori ọlaju ara Euroopu ni Latin Amẹ́ríkà latari awọn ibasepọ imunilẹr lórí ilẹ naa. Nipa isafihan ọna ti awọn itan isẹnbaye, ati paapa julọ awọn itan isẹnbaye iran Áfíríkà, ṣe n ṣe ati bi o ṣe jọmọ ti ilẹ Amẹrika, a fọwọ sọta a ni oye ijinlẹ, o sì ye wa yeke, nipa itan-akọsilẹ, ẹ̀dá ati imọye, awọn eniyan fún igbarukuti gidi ti idajọ ati iloye iṣẹda mọọkọmọọka. Yiya erongbaCimarronaje, iwadii naa ṣafihan ọgbọn tí kò ṣee tako gẹgẹ bi ọna ti o da lori imọ abalaye ati awọn iwe itan-ori eyiti o ṣalaye iseda ti iyasọtọ ti Afro ati isọdọmọ. Arojinlẹ Lori ìdí tó ṣokunfa koriya iwe itan-ori ti awọn gúsù nipa sise akojọ awọn ìpìlẹ abalaye ati ọmọ ènìyàn tó sọ ilẹ Áfíríkà ati Amẹrika papọ, ati arojinlẹ akojọpọ ominira, ni eto atunto itan-akọsilẹ, oselu ati idagbasoke awujọ, to ni ibasepọ laarin Igbalode ati ikonilẹru fún Larin Amẹ́ríkà, iwadii náà ṣe àlàyé àwọn iṣẹ pataki ati aarin ti ogún iṣẹnbaye ati iṣẹda pataki ti iran arọmọdọmọ Afro bíi " ìtọ́nisọ́nà òpópó-ònà", "Àkọlé", abbl lati gberu iriran iran Áfíríkà ati asa arọmọdọmọ Afro ati ọgbọn idasi sí igbeṣẹ idasilẹ ìpìlẹ iran Larin Amẹ́ríkà àti arojinlẹ pataki. Iwadi se afihan ati agbekalẹ oye awọn òpópó-ònà oye ilẹ Áfíríkà ati Larin Amẹ́ríkà àti asomọ wọn, èyítí Cimarrones n dari, ni agbegbe ọtọọtọ bíi orilẹ ede Colombia, Perú, Cuba ati Brazil. Iwadii Iṣẹ́ yii da lórí ati gboriyin fún àwọn àjọ ọgbọn tí arọmọdọmọ Afro, ninu awọn iṣẹ́ ọpọlọ àti iṣẹda wọn, ninu aworan Cimarrones ninu ọrọ ara wọn.Kanmi huj huch’uy pachapi rimasqa reqsiykuna, q’emiykuna ima, kay ruwayninpi literatura y critica Latinoamericana nisqapi. Kay qespichikun llapa ayllukunaq eurocentrica nisqamanta mast’arisqan chauchunkunaq kallpanwan. Qallarinninta wiñayninta ima Reqsichiqtinku america hatun suyumanta hamut’aqkuna cheqaqta sut’illan umankupi kashan watakunaq wiñayninwan yachaqkuna hamut’aqkuna q’emiyunku allinkuna mana allinkunata ima qelqa ruwasqankuta Latino America Yanakunaq yachayninwan, kay hamut’ay hark’akuq yuyaymanakunawan paykunan chaupi ñaupa runa yachaqkunawan paykunallan amachanku Afrodescendiente nisqakunata chauchunkunaq kallpanwan. Qallarinninta wiñayninta ima Reqsichiqtinku america hatun suyumanta hamut’aqkuna cheqaqta sut’illan umankupi kashan watakunaq wiñayninwan yachaqkuna hamut’aqkuna q’emiyunku allinkuna mana allinkunata ima qelqa ruwasqankuta Latino America Yanakunaq (esclavos) yachayninwan, kay hamut’ay hark’akuq yuyaymanakunawan paykunan chaupi ñaupa runa yachaqkunawan paykunallan amachanku Afrodescendiente nisqakunata Hatun suyukuna America Africa nisqamanta Yachayninmanta Paqarinninmanta pacha Hamut’aspan huñunku ñaupa yachayninkunawan kikillan hoq t’akakuna ayquerinku Matriz Colonial nisqamanta allinta yuyaymanapaq ñaupa rimaykunata runakunaq kawsaynin ima hamuq pachawan Amerika latina suyupaq yachaynin allinta hamun ñaupa runakunamanta paykunan saqesqaku afro descendiente yachayninta allinta qhawarinankupaq Africa hamuq runakunata , paykunan q’emiyunqaku Latino America yuyaymananninman. Kay yachayqa k’ancharichin chaqnasqa yuyaymana ñankunata Africa y Latino America hatun suyukunamanta chaypi kay yanakuna (esclavos) aparanku pusaranku ima imaymana suyukunaman Peru, Colombia, cuba; brasil kaysayninta mast’arisqaku Kay hamut’ayniyoq llank’ayqa kamachikun imaynatacha chay yanakuna Africa hatun suyumanta hamuqkuna rimayninta kaq llaqtankunaman apanqaku.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCosmogonia AfricanaEstudos Culturais Latino-AmericanosLiteratura Hispano-AmericanaLiteratura Afro-Latino-AmericanaCrítica LiteráriaPedagogias da cimarronaje : a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro) latino-americanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Rogerio Mendes Coelho.pdf.txtTESE Rogerio Mendes Coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain547552https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35544/4/TESE%20Rogerio%20Mendes%20Coelho.pdf.txt396068bc39a65213286669fb62c5d2a8MD54THUMBNAILTESE Rogerio Mendes Coelho.pdf.jpgTESE Rogerio Mendes Coelho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35544/5/TESE%20Rogerio%20Mendes%20Coelho.pdf.jpg21cd0e77c6443e735eef3085326a1423MD55ORIGINALTESE Rogerio Mendes Coelho.pdfTESE Rogerio Mendes Coelho.pdfapplication/pdf3384999https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35544/1/TESE%20Rogerio%20Mendes%20Coelho.pdff8f93b924a2fbca900ae73aa390eab3aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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