A concepção de ensino-aprendizagem presente em materiais didáticos produzidos e utilizados por professores dos subprojetos do PIBID da área de biologia da Universidade Federal de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Fábio Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27924
Resumo: O estudo teve por foco compreender as concepções de ensino-aprendizagem que fundamentam as proposições de materiais didáticos produzidos e utilizados em experiências de ensino por professores (formadores, em formação e supervisores) dos subprojetos da área de biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vigentes na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O PIBID trata-se de um programa de formação inicial de professores do Ministério da Educação. Foi instituído no ano de 2007, pelo âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), intencionando o incentivo e a qualificação de alunos de cursos de licenciatura para o exercício da docência na educação básica, por meio do fomento de experiências inovadoras em escolas públicas de níveis fundamental e médio. Para tanto, a CAPES foi encarregada de firmar parcerias com instituições de ensino superior, mediante a proposta e o desenvolvimento de projetos institucionais. Esses projetos reúnem subprojetos de áreas compostos por licenciandos, professores universitários e de escolas públicas, que são contemplados por concessões de bolsas para o exercício de atribuições pertinentes ao fomento de experiências. A UFPE aderiu ao Programa desde a sua edição do ano de 2007, pautando-se na qualificação progressiva da formação inicial e na inovação educacional. Inicialmente, foram contemplados cinco subprojetos das seguintes áreas: Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química. No ano de 2012, o Programa expandiu-se na UFPE a partir da criação de novos subprojetos, dentre os quais, o segundo de Biologia. Situando o estudo nesse contexto, buscamos compreender as concepções de ensino-aprendizagem presentes em proposições de materiais didáticos dos subprojetos PIBID/Biologia da UFPE e em que medida estas contribuem para o ideário inovador da experiência de ensino em biologia, pretensão que nos conduziu a adotar como índole de inovação as três dimensões propostas por Cachapuz, Praia e Jorge (2004): Pós-positivsta, Contextualizada e Socioconstrutivista. A propósito de compreender as concepções, realizamos uma pesquisa documental, consistindo na seleção e análise de planos, propostas e slides de aulas. Empreendemos a análise dos materiais embasados no método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), que subsidiou, mediante a formação de eixos temáticos, a reunião de elementos referentes as propostas metodológicas e avaliativas e as formas de apresentação do conhecimento. Observou-se que as metodologias se pautaram em modelos procedimentais prefixados, constituídos por uma sequência de passos, que propuseram-se conduzir à experiência mediante a confirmação de verdades científicas ou a reprodução de estruturas biológicas observadas em momentos precedentes. O conhecimento foi prevalentemente concebido em sua forma disciplinar, como modo de confirmar as condições necessárias do aluno para a participação na experiência e como proposta de revisão de conteúdos assimilados. Em algumas situações, verificou-se o conhecimento sob as formas histórica e transversal, incorporado em propostas expositivas ou demonstrativas. Os modos avaliativos compreenderam encaminhamentos que propuseram a comprovação da aquisição de conteúdos prefixados, despontando como formas de garantir a aprendizagem desejada. As proposições dos materiais não endossaram a índole de inovação da experiência, antes sim, fundamentaram-se nos principais pressupostos da concepção tradicional, corroborando a visão formativa do conteúdo e da lógica disciplinares que estão refletidos na estrutura curricular e nas disciplinas dos cursos de formação docente, onde a concepção de ciência funda-se na ideia de objetividade, de forma apartada do próprio sujeito que a constitui.
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Foi instituído no ano de 2007, pelo âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), intencionando o incentivo e a qualificação de alunos de cursos de licenciatura para o exercício da docência na educação básica, por meio do fomento de experiências inovadoras em escolas públicas de níveis fundamental e médio. Para tanto, a CAPES foi encarregada de firmar parcerias com instituições de ensino superior, mediante a proposta e o desenvolvimento de projetos institucionais. Esses projetos reúnem subprojetos de áreas compostos por licenciandos, professores universitários e de escolas públicas, que são contemplados por concessões de bolsas para o exercício de atribuições pertinentes ao fomento de experiências. A UFPE aderiu ao Programa desde a sua edição do ano de 2007, pautando-se na qualificação progressiva da formação inicial e na inovação educacional. 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Empreendemos a análise dos materiais embasados no método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), que subsidiou, mediante a formação de eixos temáticos, a reunião de elementos referentes as propostas metodológicas e avaliativas e as formas de apresentação do conhecimento. Observou-se que as metodologias se pautaram em modelos procedimentais prefixados, constituídos por uma sequência de passos, que propuseram-se conduzir à experiência mediante a confirmação de verdades científicas ou a reprodução de estruturas biológicas observadas em momentos precedentes. O conhecimento foi prevalentemente concebido em sua forma disciplinar, como modo de confirmar as condições necessárias do aluno para a participação na experiência e como proposta de revisão de conteúdos assimilados. Em algumas situações, verificou-se o conhecimento sob as formas histórica e transversal, incorporado em propostas expositivas ou demonstrativas. 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As proposições dos materiais não endossaram a índole de inovação da experiência, antes sim, fundamentaram-se nos principais pressupostos da concepção tradicional, corroborando a visão formativa do conteúdo e da lógica disciplinares que estão refletidos na estrutura curricular e nas disciplinas dos cursos de formação docente, onde a concepção de ciência funda-se na ideia de objetividade, de forma apartada do próprio sujeito que a constitui.CAPESThe study focuses on comprehending the Teaching-learning concept that bases the orientations for didactic materials produced and used in educational experiences by teachers (trainers, in training and supervisors) of biology subprojects from the Institutional Program for Scholarships for Introduction to Teaching (PIBID), which belongs to Federal University of Pernambuco (UFPE). PIBID is an initial teacher training program of the Ministry of Education. It was instituted in 2007 by the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) and by the National Fund for Educational Development, with the purpose of encouraging and qualifying undergraduate students for the exercise of teaching in basic education, by fostering innovative experiences in public schools at the elementary and secondary levels. Therefore, CAPES was in charge of establishing partnerships with higher education institutions, through the proposal and development of institutional projects. These projects gathers subprojects from areas composed of graduates, university professors and public schools, covered by scholarships granted for the exercise of attributions relevant to the promotion of experiences. The UFPE has joined the Program since its 2009 edition, focusing on the progressive qualification of initial training and educational innovation. Initially, five subprojects, from the following areas were considered: biology, science, physics, mathematics and chemistry. In 2012, the program expanded itself inside UFPE through the creation of new subprojects, among which, the second one of biology. Placing the study in this context, we sought to understand the concepts of teaching-learning present on didactic materials guidelines of PIBID / Biology subprojects of UFPE, and how they contribute to an innovative ideal of the educational experience in science. A pretension that leads us to adopt the three dimensions proposed by Cachapuz, Praia e Jorge (2004) as innovation nature: Post-positivist, Contextualized and Socioconstructivist. In order to understand the concepts, we performed a documentary research, consisting in the selection and analysis of plans, proposals and classroom slides. We undertook the analysis of the materials based on the Content Analysis method (BARDIN, 2016), which subsidized, through the formation of thematic axes, the gathering of elements referring to the methodological and evaluative proposals and the forms of knowledge presentation. It was noticed that the methodologies were based on prefixed procedural models, formed by a sequence of steps, which were proposed to lead the experience through the confirmation of scientific truths or the reproduction of biological structures observed in previous moments. Knowledge was conceived mostly in its disciplinary form, as a way of confirming the student’s necessary conditions for participation in the experience and as revision of assimilated contents. In some situations, knowledge was verified in historical and transverse forms, incorporated in expository or demonstrative proposals. The evaluative methods embraced references that proposed the proof of the prefixed content acquisition, emerging as ways to guarantee the desired learning. The proposition of materials did not endorse the innovational nature of the experience, but rather, they were based on the main traditional assumptions, confirming the formative vision of the content and the disciplinary logic which are reflected in the curricular structure and in the teacher’s training course, where the conception of science is based on the idea of objectivity in a different way from the subject that constitutes it.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConcepção de ensino-aprendizagemMateriais didáticosProfessoresPIBIDA concepção de ensino-aprendizagem presente em materiais didáticos produzidos e utilizados por professores dos subprojetos do PIBID da área de biologia da Universidade Federal de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Fábio Campos Coutinho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Fábio Campos Coutinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27924/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20F%c3%a1bio%20Campos%20Coutinho.pdf.jpg5ee1c4fa0a439ad4e85f7fb9e4908042MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Fábio Campos Coutinho.pdfDISSERTAÇÃO Fábio Campos Coutinho.pdfapplication/pdf2015781https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27924/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20F%c3%a1bio%20Campos%20Coutinho.pdf02b67963888d43fd4451abe495a106caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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