A efetividade da auditoria interna : um estudo a partir do posicionamento de auditores e gestores de uma instituição federal de ensino de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRIAS, Rafael Pena Cerqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43614
Resumo: A atividade de auditoria interna constitui um instrumento de auxílio ao alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, na medida em que oferece subsídios para a tomada de decisão dos gestores, também assegura a proteção deste próprio agente, tendo em vista a responsabilidade que lhe é conferida por administrar o patrimônio público. Por conseguinte, para a sociedade, os resultados dos trabalhos de controle também funcionam como um mecanismo de proteção, neste caso, da sobreposição do particular em relação ao público, agindo, assim, em favor da eficácia e da eficiência das entregas à população. Todavia, em que pese essas vantagens, um documento elaborado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco revela que, nesta organização, existe um passivo de mais de mil demandas de auditoria interna, a contar do exercício 2014 ao início do ano 2021. Trata-se de um fato preocupante, pois coloca em risco uma cadeia de interessados, a começar pela sociedade. Diante do exposto, este trabalho procurou compreender, com base nos posicionamentos dos auditores e gestores da referida instituição, os motivos para a baixa efetividade - não implementação das recomendações. Para tanto, definiu-se que a estratégia metodológica mais adequada passaria por uma abordagem qualitativa, tomando como norte a perspectiva descritiva, mas, também, explicativa, além de utilizar como enquadramento as tipologias documental e estudo de caso, em função dos procedimentos técnicos adotados. A execução dos exames revelou que a motivação para a baixa efetividade das ações de auditoria não diz respeito somente a um ou dois aspectos, mas, a um conjunto de trinta e três fatores (causas), os quais foram distribuídos em oito categorias distintas, a saber: atributos, estrutura, gerenciamento, planejamento, política, processos, relacionamentos e resultados. Adentrando em tais agrupamentos, destacam-se os seguintes fatores, sem extinguir a validade dos demais: “formatação organizacional” e “processos de trabalho não padronizados/observados”, ambos na categoria “processos”; “perpetuação do gestor” e “questões políticas” de um modo geral, os dois pertencentes à classe “política”; “ausência de manifestação”, “monitoramento não realizado pela Audin” e “baixa frequência do monitoramento pela Audin”, estes últimos relacionados à família do “gerenciamento”. Os resultados também apontaram que algumas dessas causas são percebidas apenas por um lado dos sujeitos, a citar como exemplo, a partir das posições dos auditores, “convivência entre auditores e auditados”, “falta de planejamento da gestão”, “inadequação do escopo de auditoria”, entre outras. Já no campo dos gestores, citam-se “resistência à imagem da auditoria interna”, “complexidade do relatório”, “embargos processuais” etc. Por derradeiro, além contribuir para o entendimento dos motivos que levam à baixa efetividade das demandas de auditoria interna no Instituto Federal de Pernambuco, a pesquisa também mostrou ser útil para alavancar novos estudos, a tomar como exemplo a possibilidade de outros pesquisadores investigarem os possíveis direcionamentos para promover o tratamento dos fatores negativos aqui relatados e assim oferecer parâmetros de atuação, que, inclusive, poderão ser observados na condição de alerta/modelo por outras instituições federais de ensino.
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Por conseguinte, para a sociedade, os resultados dos trabalhos de controle também funcionam como um mecanismo de proteção, neste caso, da sobreposição do particular em relação ao público, agindo, assim, em favor da eficácia e da eficiência das entregas à população. Todavia, em que pese essas vantagens, um documento elaborado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco revela que, nesta organização, existe um passivo de mais de mil demandas de auditoria interna, a contar do exercício 2014 ao início do ano 2021. Trata-se de um fato preocupante, pois coloca em risco uma cadeia de interessados, a começar pela sociedade. Diante do exposto, este trabalho procurou compreender, com base nos posicionamentos dos auditores e gestores da referida instituição, os motivos para a baixa efetividade - não implementação das recomendações. Para tanto, definiu-se que a estratégia metodológica mais adequada passaria por uma abordagem qualitativa, tomando como norte a perspectiva descritiva, mas, também, explicativa, além de utilizar como enquadramento as tipologias documental e estudo de caso, em função dos procedimentos técnicos adotados. A execução dos exames revelou que a motivação para a baixa efetividade das ações de auditoria não diz respeito somente a um ou dois aspectos, mas, a um conjunto de trinta e três fatores (causas), os quais foram distribuídos em oito categorias distintas, a saber: atributos, estrutura, gerenciamento, planejamento, política, processos, relacionamentos e resultados. Adentrando em tais agrupamentos, destacam-se os seguintes fatores, sem extinguir a validade dos demais: “formatação organizacional” e “processos de trabalho não padronizados/observados”, ambos na categoria “processos”; “perpetuação do gestor” e “questões políticas” de um modo geral, os dois pertencentes à classe “política”; “ausência de manifestação”, “monitoramento não realizado pela Audin” e “baixa frequência do monitoramento pela Audin”, estes últimos relacionados à família do “gerenciamento”. Os resultados também apontaram que algumas dessas causas são percebidas apenas por um lado dos sujeitos, a citar como exemplo, a partir das posições dos auditores, “convivência entre auditores e auditados”, “falta de planejamento da gestão”, “inadequação do escopo de auditoria”, entre outras. Já no campo dos gestores, citam-se “resistência à imagem da auditoria interna”, “complexidade do relatório”, “embargos processuais” etc. Por derradeiro, além contribuir para o entendimento dos motivos que levam à baixa efetividade das demandas de auditoria interna no Instituto Federal de Pernambuco, a pesquisa também mostrou ser útil para alavancar novos estudos, a tomar como exemplo a possibilidade de outros pesquisadores investigarem os possíveis direcionamentos para promover o tratamento dos fatores negativos aqui relatados e assim oferecer parâmetros de atuação, que, inclusive, poderão ser observados na condição de alerta/modelo por outras instituições federais de ensino.The internal audit activity is an instrument to help achieve organizational objectives. In this context, insofar as it provides support for managers' decision-making, it also ensures the protection of this agent itself, in view of the responsibility conferred on it for managing public assets. Therefore, for society, the results of the control works also work as a protection mechanism, in this case, the overlapping of the private in relation to the public, thus acting in favor of the effectiveness and efficiency of deliveries to the population. However, despite these advantages, a document prepared within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco reveals that, in this organization, there is a liability of more than a thousand internal audit demands, from fiscal year 2014 to the beginning of the year. year 2021. This is a worrying fact, as it puts a chain of stakeholders at risk, starting with society. In view of the above, this study sought to understand, based on the positions of the auditors and managers of that institution, the reasons for the low effectiveness - non-implementation of the recommendations. To this end, it was defined that the most appropriate methodological strategy would go through a qualitative approach, taking as a guide the descriptive perspective, but also explanatory, in addition to using the document and case study typologies as a framework, depending on the technical procedures adopted. . The execution of the exams revealed that the motivation for the low effectiveness of the audit actions does not concern only one or two aspects, but a set of thirty-three factors (causes), which were distributed into eight distinct categories, the know: attributes, structure, management, planning, policy, processes, relationships and results. Entering these groups, the following factors stand out, without extinguishing the validity of the others: “organizational formatting” and “non-standardized/observed work processes”, both in the “processes” category; “perpetuation of the manager” and “political issues” in general, both belonging to the “political” class; “absence of manifestation”, “monitoring not carried out by Audin” and “low frequency of monitoring by Audin”, the latter related to the “management” family. The results also pointed out that some of these causes are perceived only by one side of the subjects, to cite as an example, from the positions of the auditors, "coexistence between auditors and auditees", "lack of management planning", "inadequacy of the scope of audit”, among others. In the field of managers, “resistance to the image of the internal audit”, “complexity of the report”, “procedural embargoes”, etc. Finally, in addition to contributing to the understanding of the reasons that lead to the low effectiveness of internal audit demands at the Federal Institute of Pernambuco, the research also proved to be useful to leverage new studies, taking as an example the possibility of other researchers investigating possible directions to promote the treatment of the negative factors reported here and thus offer performance parameters, which may even be observed in the alert/model condition by other federal educational institutions.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAuditoria interna - PernambucoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoAdministração pública - PernambucoA efetividade da auditoria interna : um estudo a partir do posicionamento de auditores e gestores de uma instituição federal de ensino de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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