Entre graves e beats : uma cartografia da nova cena de música eletrônica baiana
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44997 |
Resumo: | A dissertação busca compreender as cenas musicais como redes, em constante reconfiguração, que envolvem elementos humanos e não humanos que gravitam em torno de determinadas expressões musicais. Para tanto, propõe o desenvolvimento de uma cartografia da cena de bass music da Bahia, agrupamento agenciado pelas produções eletrônicas marcadas pelas sonoridades graves. Com base nas controvérsias que emergem da observação dos rastros deixados pela cena – reportagens em publicações digitais e impressas, entrevistas, coletâneas musicais, projetos de iniciativa do poder público e páginas em sites de redes sociais – nosso interesse reside, sobretudo, na identificação dos atores heterogêneos que integram esse coletivo, bem como das mediações que se estabelecem entre eles. A pretensão não é desenvolver um mapeamento exaustivo da cena bass baiana, mas discutir, de maneira panorâmica, seus processos de rotulação, lógicas produtivas, reivindicações identitárias e marcas estéticas, com base nas contradições, tensões e disputas identificadas. Na tarefa de traçar a trama que compõe a cena musical em questão, optamos pela interlocução entre trabalhos dos Estudos Culturais, de Comunicação e Música e as prescrições da Teoria Ator- Rede. |
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ARAÚJO, Leonardo Trindadehttp://lattes.cnpq.br/4496610903565455http://lattes.cnpq.br/6366551742319233JANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira2022-07-06T14:46:00Z2022-07-06T14:46:00Z2015-03-04ARAÚJO, Leonardo Trindade. Entre graves e beats: uma cartografia da nova cena de música eletrônica baiana. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44997A dissertação busca compreender as cenas musicais como redes, em constante reconfiguração, que envolvem elementos humanos e não humanos que gravitam em torno de determinadas expressões musicais. Para tanto, propõe o desenvolvimento de uma cartografia da cena de bass music da Bahia, agrupamento agenciado pelas produções eletrônicas marcadas pelas sonoridades graves. Com base nas controvérsias que emergem da observação dos rastros deixados pela cena – reportagens em publicações digitais e impressas, entrevistas, coletâneas musicais, projetos de iniciativa do poder público e páginas em sites de redes sociais – nosso interesse reside, sobretudo, na identificação dos atores heterogêneos que integram esse coletivo, bem como das mediações que se estabelecem entre eles. A pretensão não é desenvolver um mapeamento exaustivo da cena bass baiana, mas discutir, de maneira panorâmica, seus processos de rotulação, lógicas produtivas, reivindicações identitárias e marcas estéticas, com base nas contradições, tensões e disputas identificadas. Na tarefa de traçar a trama que compõe a cena musical em questão, optamos pela interlocução entre trabalhos dos Estudos Culturais, de Comunicação e Música e as prescrições da Teoria Ator- Rede.CAPESThis masters thesis seeks to understand musical scenes as networks, in constant reconfiguration, involving human and non-human elements that gravitate around certain musical expressions. For that, is proposed a cartography development of Bahia bass music scene, grouping touted by electronic productions marked by bass sonorities. Based on the controversies that emerge from the observation of traces left by the scene – reports on digital and print publications, interviews, music collections, public initiative projects and pages on social networking sites – our interest lies mainly in identifying the heterogeneous actors that compose this collective, as well as the mediations that are established between them. The intention is not to develop an exhausting mapping of Bahia bass scene, but discuss, in a panoramic way, their labeling processes, production logics, identity claims and aesthetic marks, based on the identified contradictions, tensions and disputes. In the task of tracing the plot that spins the music scene in question, the choice was a interlocution between works from Cultural Studies, Communication and Music and the prescriptions of Actor-Network Theory.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCena MusicalBass MusicMúsica Popular MassivaEntre graves e beats : uma cartografia da nova cena de música eletrônica baianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdfDISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdfapplication/pdf1169237https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44997/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Trindade%20Ara%c3%bajo.pdfbcdaa12ade328ab39ab3a3f10aba822cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44997/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44997/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdf.txtExtracted texttext/plain406692https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44997/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Trindade%20Ara%c3%bajo.pdf.txt5dc842d0e985ff2b7fe416bcf8c01c39MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44997/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Trindade%20Ara%c3%bajo.pdf.jpgbe6141aaec63fc71cd58007fb89b3a74MD55123456789/449972022-07-07 02:20:46.371oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-07T05:20:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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