E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Magno Camargos Mendonça
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felipe Viero Kolinski Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054
http://hdl.handle.net/1843/61935
https://orcid.org/0000-0002-4883-3410
http://orcid.org/0000-0002-8051-126X
Resumo: A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.
id UFMG_e641c13a03d22ca0cb1a67167378867e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/61935
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-12-12T20:15:31Z2023-12-12T20:15:31Z2019-04-293815165https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.280542238-2577http://hdl.handle.net/1843/61935https://orcid.org/0000-0002-4883-3410http://orcid.org/0000-0002-8051-126XA partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.From the notion of musical scene, we propose - in this article - to approach some performances performed from the 1970s by artists of theater and music and certain performances queer of the Brazilian contemporary pop music scene. We observe these performances in productions that have been dedicated and dedicated to question the limits imposed by the social roles of gender; who denounce heteronormative patrolling over bodies; and that invests in the visibility of fluid and diverse identities. We are interested in this approach to perceive a common that has been supported in other ethics, arising from new aesthetic circulations; how the performance of those bodies contained and contains a transforming power of consciousness; how pop becomes a politician.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASRevista ContracampoArte e músicaMúsica PopularPerformance (Arte) - BrasilPessoas LGBTQ+Cena musicalMúsica PopPerformanceQueerE nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileiraAnd in that scene Pablo’s grandmother was already transgressive: queer performances in brazilian pop musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054Carlos Magno Camargos MendonçaFelipe Viero Kolinski Machadoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALE nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora_ performances queer na música pop brasileira.pdfE nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora_ performances queer na música pop brasileira.pdfapplication/pdf368323https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/2/E%20nessa%20cena%20a%20vov%c3%b3%20da%20Pabllo%20j%c3%a1%20era%20transgressora_%20performances%20queer%20na%20m%c3%basica%20pop%20brasileira.pdfa7c801f0a51246d4709c98cc7bead273MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/619352023-12-12 17:15:31.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/61935TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-12T20:15:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv And in that scene Pablo’s grandmother was already transgressive: queer performances in brazilian pop music
title E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
spellingShingle E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
Carlos Magno Camargos Mendonça
Cena musical
Música Pop
Performance
Queer
Arte e música
Música Popular
Performance (Arte) - Brasil
Pessoas LGBTQ+
title_short E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_full E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_fullStr E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_full_unstemmed E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
title_sort E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
author Carlos Magno Camargos Mendonça
author_facet Carlos Magno Camargos Mendonça
Felipe Viero Kolinski Machado
author_role author
author2 Felipe Viero Kolinski Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Magno Camargos Mendonça
Felipe Viero Kolinski Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Cena musical
Música Pop
Performance
Queer
topic Cena musical
Música Pop
Performance
Queer
Arte e música
Música Popular
Performance (Arte) - Brasil
Pessoas LGBTQ+
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte e música
Música Popular
Performance (Arte) - Brasil
Pessoas LGBTQ+
description A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T20:15:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-12T20:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/61935
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-2577
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4883-3410
http://orcid.org/0000-0002-8051-126X
url https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054
http://hdl.handle.net/1843/61935
https://orcid.org/0000-0002-4883-3410
http://orcid.org/0000-0002-8051-126X
identifier_str_mv 2238-2577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Contracampo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/2/E%20nessa%20cena%20a%20vov%c3%b3%20da%20Pabllo%20j%c3%a1%20era%20transgressora_%20performances%20queer%20na%20m%c3%basica%20pop%20brasileira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61935/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7c801f0a51246d4709c98cc7bead273
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589549601849344