Uso de técnicas de geoprocessamento na otimização do traçado e na melhoria operacional de sistemas adutores de abastecimento de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL, Francisco Eudes do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000tzhv
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29800
Resumo: Considerando as necessidades atuais de gestão de recursos hídricos e a necessidade de sistemas de informações que permitam tratar a informação em todo o seu ciclo de vida – da coleta ao processamento - auxiliando assim o processo de tomada de decisão gerencial, discute-se neste trabalho um modelo de otimização multicritério baseado em SIG, que tem como finalidade a realização de uma análise espacial para a determinação do melhor caminho (menor custo) na implantação de uma rota (traçado) e para a solução de problemas de rede em adutoras. Em decorrência disso foi possível simular rotas para o traçado da adutora, considerando critérios relacionados com: as declividades e altitudes da área, as distâncias de rios e áreas alagadas e a proximidade de rodovias. Faz parte da pesquisa uma abordagem sobre a resolução espacial no que refere aos ganhos de qualidade e dificuldades de processamento decorrentes do uso de base de dados com maior resolução. Foram utilizadas as bases de dados SRTM 90 e o Pernambuco Tridimensional, mapeamento a laser do estado de Pernambuco. A análise leva em consideração a importância (peso) de cada critério no modelo. Para minimizar a subjetividade na escolha dos valores desses pesos, buscou-se a opinião de especialistas com relação aos critérios analisados. O método AHP (Análise Hierárquica de Pesos) foi utilizado para a ponderação dos critérios. Para aplicação da metodologia, foram utilizadas como áreas de estudo as adutoras de Bocaina e do Pajeú, respectivamente, nos estados do Piauí e de Pernambuco. Os resultados obtidos através de SIG permitiram identificar as áreas consideradas como de maior aptidão para a locação do traçado da adutora e determinar uma rota otimizada para esse traçado, possibilitando assim fazer uma comparação com o traçado de Projeto da Adutora. Na prática significou na determinação de uma rota para implantação da tubulação da adutora, o que sugere que a utilização de SIG e técnicas de otimização podem auxiliar a tomada de decisão, pois a rota otimizada além de possuir comprimento inferior ao que tem sido atualmente planejado, estar localizada, de acordo com a simulação, em uma região que potencialmente oferece uma diminuição de custos com a implantação, operação e manutenção da adutora. Adicionalmente, o modelo permitiu a estruturação e análise da rede de transporte formada pelas instalações e pelas rodovias da área de abrangência da Adutora de Bocaina. Na análise da rede, foram usadas ferramentas para solucionar o problema do cálculo de percursos ótimos entre as instalações do sistema, o problema de percursos de veículos, bem como para resolver problemas relacionados à determinação de instalações nas proximidades de um dado ponto do sistema adutor. Com isso buscou-se apresentar o potencial de ferramentas SIG para auxiliar ações operacionais, para aumentar a eficiência do sistema pós-construído em termos de manutenção, monitoramento e logística em geral.
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Em decorrência disso foi possível simular rotas para o traçado da adutora, considerando critérios relacionados com: as declividades e altitudes da área, as distâncias de rios e áreas alagadas e a proximidade de rodovias. Faz parte da pesquisa uma abordagem sobre a resolução espacial no que refere aos ganhos de qualidade e dificuldades de processamento decorrentes do uso de base de dados com maior resolução. Foram utilizadas as bases de dados SRTM 90 e o Pernambuco Tridimensional, mapeamento a laser do estado de Pernambuco. A análise leva em consideração a importância (peso) de cada critério no modelo. Para minimizar a subjetividade na escolha dos valores desses pesos, buscou-se a opinião de especialistas com relação aos critérios analisados. O método AHP (Análise Hierárquica de Pesos) foi utilizado para a ponderação dos critérios. 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The research focuses on spatial resolution in terms of quality gains and processing difficulties due to the use of higher resolution databases. We used the SRTM 90 and Pernambuco Tridimensional databases, laser mapping of the state of Pernambuco. The analysis takes into account the importance (weight) of each criterion in the model. To minimize the subjectivity in the choice of values of these weights, we sought the opinion of experts regarding the analyzed criteria. The AHP (Hierarchical Analysis of Weights) method was used to weigh the criteria. In order to apply the methodology, the Bocaina and Pajeú pipelines were used as study areas, respectively, in the states of Piauí and Pernambuco. The results obtained through GIS allowed to identify the areas considered as being of greater aptitude for the location of the alignment of the adductor and to determine an optimized route for this alignment, thus allowing a comparison with the alignment of the project of the pipeline. In practice, it meant in determining a route for the implementation of the pipeline, which suggests that the use of GIS and optimization techniques can aid in decision making, since the optimized route, besides having a shorter length than what has been currently planned, Be located, according to the simulation, in a region that potentially offers a reduction of costs with the implantation, operation and maintenance of the pipeline. Additionally, the model allowed the structuring and analysis of the transportation network formed by the facilities and the highways of the area covered by the Bocaina pipeline. In the analysis of the network, tools were used to solve the problem of calculating optimum paths between the system (pipeline) installations, the problem of vehicle paths, as well as to solve problems related to the determination of facilities in the vicinity of a given point of the system. The aim was to present the potential of GIS tools to support operational actions to increase the efficiency of the post-built system in terms of maintenance, monitoring and logistics in general.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilAdutorasOtimização de rotasSIGAnálise de redeUso de técnicas de geoprocessamento na otimização do traçado e na melhoria operacional de sistemas adutores de abastecimento de águainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Francisco Eudes do Amaral.pdf.jpgTESE Francisco Eudes do Amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29800/5/TESE%20Francisco%20Eudes%20do%20Amaral.pdf.jpg9718658aba133ecb011b0286cc1d4de2MD55ORIGINALTESE Francisco Eudes do Amaral.pdfTESE Francisco Eudes do Amaral.pdfapplication/pdf4767681https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29800/1/TESE%20Francisco%20Eudes%20do%20Amaral.pdf7bcf88c2d241a36790daef2705ba90c6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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