O preço da competição : estudo acerca do consumo de metilfenidato entre os alunos da UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI JR, Luan Aristides Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39172
Resumo: O consumo de metilfenidato, estimulante de circulação restrita, em geral, indicado para o tratamento do TDA/H, vem aumentando consideravelmente no Brasil. O número de pessoas saudáveis, em especial, universitários, que passou a fazer uso da substância está causando alarde nos meios de comunicação de massa. Com efeito, esta pesquisa buscou identificar, através de uma investigação empírica, como os alunos da UFPE que utilizam metilfenidato concebem e manejam o consumo desse medicamento, a partir de suas posições sociais e trajetórias educacionais. Também investigou a relação do estimulante com a utilização de outras drogas, bem como o impacto que o uso do psicofármaco possui na saúde, no desempenho acadêmico e na procura da felicidade, conforme a percepção de tais pessoas. Foram realizadas, para tanto, entrevistas semiestruturadas, com uma amostra não probabilística de universitários, selecionados por meio do método da bola de neve. A transcrição das entrevistas foi organizada e decodificada através do uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo apontam que o processo de autonomização, associado ao culto da performance, tem fomentado um estado de ânimo propício ao consumo de metilfenidato. A utilização do estimulante parece estar vinculada à noção de farmaceuticalização da existência. A maioria dos informantes, com efeito, faz uso do psicofármaco sem prescrição médica, sobretudo, visando aprimorar o desempenho acadêmico. A socialização primária, ou melhor, a forma como os entrevistados aprenderam a lidar com os estudos e o consumo de medicamentos na infância, perpassa visivelmente a opção pela utilização de metilfenidato atualmente. Contudo, foi observado que outras variáveis, a exemplo de trabalho e renda, também exercem uma influência significativa no uso do estimulante. Boa parcela dos informantes consegue a droga com pessoas que receberam o diagnóstico de TDA/H e possuem, assim, a prescrição devida para comprá-la. Independentemente se o psicotrópico foi utilizado para redigir a dissertação ou “simplesmente” apresentar um trabalho, os universitários entrevistados afirmaram de forma unânime que o consumo do fármaco potencializa, de fato, o rendimento acadêmico. Entretanto, a utilização constante da substância, mesmo marcada por um cálculo profundo, tem causado, de acordo com os depoimentos colhidos, problemas de sociabilidade e saúde muito graves, a exemplo de insônia, taquicardia e dependência.
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Com efeito, esta pesquisa buscou identificar, através de uma investigação empírica, como os alunos da UFPE que utilizam metilfenidato concebem e manejam o consumo desse medicamento, a partir de suas posições sociais e trajetórias educacionais. Também investigou a relação do estimulante com a utilização de outras drogas, bem como o impacto que o uso do psicofármaco possui na saúde, no desempenho acadêmico e na procura da felicidade, conforme a percepção de tais pessoas. Foram realizadas, para tanto, entrevistas semiestruturadas, com uma amostra não probabilística de universitários, selecionados por meio do método da bola de neve. A transcrição das entrevistas foi organizada e decodificada através do uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo apontam que o processo de autonomização, associado ao culto da performance, tem fomentado um estado de ânimo propício ao consumo de metilfenidato. A utilização do estimulante parece estar vinculada à noção de farmaceuticalização da existência. A maioria dos informantes, com efeito, faz uso do psicofármaco sem prescrição médica, sobretudo, visando aprimorar o desempenho acadêmico. A socialização primária, ou melhor, a forma como os entrevistados aprenderam a lidar com os estudos e o consumo de medicamentos na infância, perpassa visivelmente a opção pela utilização de metilfenidato atualmente. Contudo, foi observado que outras variáveis, a exemplo de trabalho e renda, também exercem uma influência significativa no uso do estimulante. Boa parcela dos informantes consegue a droga com pessoas que receberam o diagnóstico de TDA/H e possuem, assim, a prescrição devida para comprá-la. Independentemente se o psicotrópico foi utilizado para redigir a dissertação ou “simplesmente” apresentar um trabalho, os universitários entrevistados afirmaram de forma unânime que o consumo do fármaco potencializa, de fato, o rendimento acadêmico. Entretanto, a utilização constante da substância, mesmo marcada por um cálculo profundo, tem causado, de acordo com os depoimentos colhidos, problemas de sociabilidade e saúde muito graves, a exemplo de insônia, taquicardia e dependência.CAPESThe consumption of methylphenidate, a restricted and prescription-only stimulant usually recommended for the treatment of ADHD, has been growing steadily in Brazil. The number of healthy people, especially within college students, that began the usage of this drug is causing the mass communication media to pay attention. This research aims to identify through an empirical investigation how the students of UFPE that use methylphenidate, gain access and use this drug, starting from theirs' socio-economic and educational background. I also research the relationship of the stimulant with the utilization of other drugs, as well as its' impact on health, academic performance and quest for happiness, as perceived by the users. It was performed semi structured interviews, with a non-probabilistic sample of college students through a snowball sampling approach. The transcription of the interviews were organized and decoded through content analysis. The results of the study show that the process of empowerment associated with the cult to performance has caused a state of generalized incentives towards the consumption of methylphenidate. The consumption of this stimulant seems to be attached to the notion of the pharmaceuticalization of its existence. However, the majority of the informants makes usage of the medication without a physician's supervision with the clear goal of improving their academic performance. The primary socialization – the way in which the interviewees learned how to deal with drugs and their studies throughout their infancy – seems to have a clear impact on whether they opt to use methylphenidate, at their college life. It was observed however that other variables such as work status and income also have a positive influence to describe the use of the stimulant. A great deal of the informants gets access to it with people that have properly received an ADHD diagnosis and therefore are able to legally buy it through the proper channels. Regardless of whether the psychotropic was used to “gain a boost” to write their graduation thesis or simply to make a presentation, all of the interviewed college students affirmed the medication in fact enhances their academic performance. Nonetheless, its constant consumption has caused, according to their statements, deep and severe issues on their sociability skills and overall health, such as insomnia, tachycardia and drugs' dependence.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaEstudantes universitáriosDesempenhoPsicotrópicosMetilfenidatoO preço da competição : estudo acerca do consumo de metilfenidato entre os alunos da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Luan Aristides Barbosa Cavalcanti Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Luan Aristides Barbosa Cavalcanti Júnior.pdfapplication/pdf2539534https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39172/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luan%20Aristides%20Barbosa%20Cavalcanti%20J%c3%banior.pdf24ff77e9b2ecf20886830c879d3b28f9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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