Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luciano Silveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430
Resumo: Orientador: Helena Jank
id UNICAMP-30_c0baf303015f6e74db8a9aaac80180a1
oai_identifier_str oai::795987
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarineteHistorically oriented aspects of the performance of eighteenth-century repertoire for clarinetMúsica para clarinetePrática interpretativa (Música)Música - ExecuçãoArticulaçõesMusic for clarinetInterpretative practicesMusical performanceArticulationOrientador: Helena JankDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho tem por objetivo oferecer, em uma visão contextual, subsídios para a interpretação da música clássica para clarinetistas modernos. O trabalho apresenta, inicialmente, as transformações organológicas pelas quais o clarinete passou, desde sua criação, no final do século XVII, até o final do século XVIII, quando o instrumento atinge sua tessitura completa. A seguir, concentra-se em aspectos interpretativos do repertório escrito para o clarinete de 5 chaves, o primeiro a agregar o registro grave, até então explorado apenas pelo chalumeau, e o registro agudo, próprio do clarinete barroco. Este clarinete - standart do período clássico - possui características sonoras semelhantes às do clarinete moderno. O repertório setecentista dedicado a este instrumento é um dos mais vastos da literatura clarinetística. Paradoxalmente, a maior parte deste repertório é praticamente desconhecida por clarinetistas modernos. As diretrizes interpretativas propostas por este trabalho enfocam dois aspectos principais: articulação e acentuação, fundamentando-se em tratados e métodos antigos para clarinete. Dentre estas publicações, foram selecionados seis métodos, com maior destaque para o Méthode de clarinette (1802) de Jean Xavier Lefèvre (1763-1820). Deste modo, é proporcionado ao intérprete moderno um contato direto com a literatura didática setecentista para clarinete. As informações contidas nestes métodos são comparadas com regras propostas por autores como: Leopold Mozart (1719-1787), Johann Joachim Quantz (1697-1773), Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) e Daniel Gottlob Türk (1750-1813). Com isto, esta pesquisa oferece a clarinetistas suporte para a execução e para uma compreensão mais profunda da música clássica, levando em conta uma abordagem histórica para este repertórioAbstract: This paper aims to provide support for the interpretation of classical music to modern clarinetists in a contextual way. The paper initially presents the transitions which the clarinet experienced since its creation in the late seventeenth century until the mid eighteenth century, when the instrument reached its full range. Next, the paper focuses on the interpretative aspects of the repertoire written for the five-key clarinet, the first one to have both the low register added to it, which had until then had been only explored by the chalumeau and the upper register which was typical of the baroque clarinet. The standart clarinet of the classical period has sound characteristics similar to the modern clarinet. The eighteenth-century repertoire dedicated to this clarinet is one of the most extensive ones. Paradoxically, most of this repertoire is almost unknown to modern clarinetists. The interpretive guidelines proposed by this work focus on two main aspects: the articulation and metrical stress, based on historical treatises and methods for the clarinet of that period. Among these publications, six methods were selected, with greater emphasis being given to the Méthode de clarinette (1802) by Jean Xavier Lefèvre (1763-1820). Thus, the modern interpreter is provided with a direct contact with the eighteenth-century didactic literature for the clarinet. The information contained in these methods are compared to the rules proposed by authors such as Leopold Mozart (1719-1787), Johann Joachim Quantz (1697-1773), Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) and Daniel Gottlob Türk (1750-1813). With that, this research provides support for the presentation and a deeper understanding of classical interpretation, taking into account a historical approach to this repertoireMestradoPráticas InterpretativasMestre em Música[s.n.]Jank, Helena, 1939-Barbosa, Joel Luis da SilvaPires, Roberto CesarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Luciano Silveira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430PEREIRA, Luciano Silveira. Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete. 2010. 175 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/795987porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:16:44Zoai::795987Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
Historically oriented aspects of the performance of eighteenth-century repertoire for clarinet
title Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
spellingShingle Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
Pereira, Luciano Silveira
Música para clarinete
Prática interpretativa (Música)
Música - Execução
Articulações
Music for clarinet
Interpretative practices
Musical performance
Articulation
title_short Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
title_full Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
title_fullStr Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
title_full_unstemmed Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
title_sort Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete
author Pereira, Luciano Silveira
author_facet Pereira, Luciano Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jank, Helena, 1939-
Barbosa, Joel Luis da Silva
Pires, Roberto Cesar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luciano Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Música para clarinete
Prática interpretativa (Música)
Música - Execução
Articulações
Music for clarinet
Interpretative practices
Musical performance
Articulation
topic Música para clarinete
Prática interpretativa (Música)
Música - Execução
Articulações
Music for clarinet
Interpretative practices
Musical performance
Articulation
description Orientador: Helena Jank
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430
PEREIRA, Luciano Silveira. Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete. 2010. 175 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430
identifier_str_mv PEREIRA, Luciano Silveira. Aspectos da performance historicamente orientada do repertório setecentista para clarinete. 2010. 175 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615430. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/795987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
175 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189054957223936